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Tema: caminhos para combater o assédio moral no Brasil

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Na saga de livros “Harry Potter”, desenvolvidos por J.K. Rowling, o professor Snape – um dos personagens da narrativa – é reconhecido por agredir psicologicamente seus alunos, além de ofende-los e despreza-los durante as aulas. Apesar do ínterim entre a ficção e a realidade brasileira, tal comportamento é evidente no século XXI, o que demarca a importância de combater o assédio moral no Brasil. Assim, faz-se imprescindível contornar as causas que sustentam tais práticas ignorantes, citando não só o reflexo educacional, mas também a negligência do Estado em promulgar a segurança do assédio moral.

Sob esse viés, vale salientar que a educação tem reflexo direto nas atitudes de um indivíduo. Nesse sentido, a série televisiva “Never Have I Ever” narra a história de Devi, uma menina que, ao longo da trama, apresenta comportamentos imaturos devido à incompreensão educacional da sua mãe. Associado a isso, muitas práticas, fora do ambiente ficcional, podem, no Brasil contemporâneo, ser relacionadas com as de Devi, visto que o assédio moral é a representação da ignorância, a qual é evidenciada pelos desprezados atos de uma pessoa, que revelam a escassez da imposição do correto e instituem uma drástica agressão psicológica – fatos retratados em “Harry Potter” pelo professor Snape. Dessa forma, enquanto a educação não for executada corretamente, a corporação brasileira sofrerá com um grave problema: o assédio moral.

Ademais, o Estado corrobora esse quadro por não realizar as regalias humanitárias. Nesse contexto, a obra “O Cidadão de Papel”, do escritor paulista Gilberto Dimenstein, retrata uma insuficiência estatal em concretizar os direitos constitucionais, que, embora idealizados na legislação brasileira, não são efetivados na prática. Paralelamente, o Brasil enquadra-se no cenário descrito por Dimenstein, haja vista que não há leis suficientes e eficazes que tornem o assédio moral um crime no Brasil, o que afasta a segurança – direito previsto na Constituição Federal de 1988 – da população e introduz o apoio a essa marginalizada violência pela falta de intervenção governamental. Desse modo, é dever do Governo Federal proteger seus cidadãos, concretizando leis contra o assédio moral.

Portanto, é mister, com o objetivo formalizar caminhos para um país sem o assédio moral, mitigar as causas supracitadas. Para isso, urge que o Ministério da Educação insira nas escolas, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular, matérias escolares sobre a ética comportamental, como a interação harmônica de indivíduos, a fim de impedir reflexos da falta educacional, o quais são demonstrados pelas ofensas, além de proporcionar aos pais palestras conscientizadoras sobre a melhor forma de ensinar seus filhos. Outrossim, o Governo Federal deve investir nas leis contra o assédio moral, por intermédio de acréscimos na criminalização desses atos, com o intuito de promover a segurança do povo brasileiro. Com essas medidas, atitudes realizadas pelo professor Snape em “Harry Potter” serão apenas ficcionais.

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2 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 180
    Você escreveu muito bem, parabéns.
    C2: 160
    Tangência! Você falou apenas de assédio moral, não falou dos caminhos para combatê-lo. Antes de escrever o texto, grife as palavras chave dele, a principal e a relacionada a ela.
    C3: 160
    Uso do repertório da série não se ligou ao tema e ao meu ver, não acrescentou à argumentação. O mesmo vale para a obra no D2. Torne seus repertórios produtivos.
    C4: 200
    Muitos conectivos. Parabéns!
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa!

    Nota final: 900
    Sua redação está boa, o desenvolvimento na minha opinião precisa ser mais produtivo. Mas a introdução e conclusão estão ótimas. Bons estudos e abraço! :)

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  2. Boa tarde!!

    Na saga de livros “Harry Potter”, desenvolvidos por J.K. Rowling, o professor Snape – um dos personagens da narrativa – é reconhecido[1] por agredir psicologicamente seus alunos, além de ofende-los e despreza-los durante as aulas. Apesar do ínterim entre a ficção e a realidade brasileira, tal comportamento é evidente no século XXI, o que demarca a importância de combater o assédio moral no Brasil. Assim, faz-se imprescindível **contornar as causas que sustentam tais práticas ignorantes, citando não só o reflexo educacional, mas também a negligência do Estado*** em promulgar a segurança do assédio moral.

    [1]Use “conhecido”, reconhecido trás outra ideia

    TESE **contornar as causas que sustentam tais práticas ignorantes, citando não só o reflexo educacional, mas também a negligência do Estado***

    Sob esse viés, vale salientar que a educação tem reflexo direto nas atitudes de um indivíduo. Nesse sentido, a série televisiva “Never Have I Ever” narra a história de Devi, uma menina que, ao longo da trama, apresenta comportamentos imaturos devido à incompreensão educacional da sua mãe. Associado a isso, muitas práticas, fora do ambiente ficcional, podem, no Brasil contemporâneo, ser relacionadas com as de Devi, visto que o assédio moral é a representação da ignorância, a qual é evidenciada pelos desprezados atos de uma pessoa, que revelam a escassez da imposição do correto e instituem uma drástica agressão psicológica – fatos retratados em “Harry Potter” pelo professor Snape. Dessa forma, enquanto a educação não for executada corretamente, a corporação brasileira sofrerá com um grave problema: o assédio moral.

    * Na minha percepção esse paragrafo deveria desenvolver sua primeira tese, você falou, mas falou bem pouco, senti falta da sua argumentação. Cuidado ao usar dois complementos repetidos, tente variar com um dado e uma citação e uma comparação com algum filme/musica. Pra mim ficou chato de ler e pareceu que você quis encher linguiça, e não realmente se expressar em relação a tese.

    Ademais, o Estado corrobora esse quadro por não realizar as regalias humanitárias. Nesse contexto, a obra “O Cidadão de Papel”, do escritor paulista Gilberto Dimenstein, retrata uma insuficiência estatal em concretizar os direitos constitucionais, que, embora idealizados na legislação brasileira, não são efetivados na prática. Paralelamente, o Brasil enquadra-se no cenário descrito por Dimenstein, haja vista que não há leis suficientes e eficazes que tornem o assédio moral um crime no Brasil, o que afasta a segurança – direito previsto na Constituição Federal de 1988 – da população e introduz o apoio a essa marginalizada violência pela falta de intervenção governamental. Desse modo, é dever do Governo Federal proteger seus cidadãos, concretizando leis contra o assédio moral.

    *Novamente você está usando citações com cenários parecidos com o do tema, isso é um erro bem grande na C2, pois vc está apresentando fatos repetitivos, e não realmente comentando sobre a sua tese.

    Portanto, é mister, com o objetivo formalizar caminhos para um país sem o assédio moral, mitigar as causas supracitadas. Para isso, urge que o Ministério da Educação insira nas escolas, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular, matérias escolares sobre a ética comportamental, como a interação harmônica de indivíduos, a fim de impedir reflexos da falta educacional, o quais são demonstrados pelas ofensas, além de proporcionar aos pais palestras conscientizadoras[1] sobre a melhor forma de ensinar seus filhos. Outrossim, o Governo Federal deve investir nas leis contra o assédio moral, por intermédio de acréscimos na criminalização desses atos, com o intuito de promover a segurança do povo brasileiro. Com essas medidas, atitudes realizadas pelo professor Snape em “Harry Potter” serão apenas ficcionais.

    [1]Uma dica, evite usar palavras assim “abrasileiradas” Concientizadoras não existe no vocabulario original, é uma palavra moldada do vocabulario sendo assim ela é informal, sugiro que use “além de proporcionar aos pais palestras com o intuito de conscientiza-los”

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 840

    Notas finais e dicas:
    Você escreve muito bem! Atente-se nos errinhos que eu comentei.
    Acho que vc escreveu de mais, e não falou diretamente sobre o assunto, vc usou muita referencia e isso pode realmente te atrapalhar, pois ao inserir uma citação vc explicou mais ela do que a sua tese proposta. Tente alternar entre dados, e citações, sinceramente o seu texto está chato de ler pois é muito grande e não demonstra “emoção”. Lembre-se é um texto argumentativo portanto nem que seja bem breve demonstre sua opinião sobre o tema.
    Boa sorte!

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