Iniciante

TEMA: Caminhos para combater a tragédia humanitária dos povos Yanomami no Brasil (Enem)

  • 0

                     Zygmun Baumam defende que não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas. No entanto, não é possível verificar uma ação interventiva na procura por caminhos para o combate à tragédia humanitária em curso na Terra Indígena Yanomami, presente de forma caótica na sociedade brasileira. Dessa forma, percebe-se a configuração de um problema complexo que se enraíza na presença da garimpagem ilegal de ouro e cassiterita e na violência sexual de mulheres e crianças.

                Diante desse cenário, o povo Yanomami está tendo seus rios envenenados, suas árvores cortadas e famílias mortas por invasores por conta do garimpo ilegal de recursos minerais de valor. Nesse sentido, ao se referir à ganância, Jesus Cristo, ao se dirigir a escribas e fariseus hipócritas, criticou-os por limparem o exterior do prato, deixando o interior cheio de rapina e imundícia. Tal concepção se aplica aos exploradores dos Yanomami pela busca desenfreada por riquezas sem se importarem com a crise humanitária causada pelas ações nefastas contra essa parcela da população. Assim, é imperioso apagar essa prática de ambição e a invasão de terras indígenas demarcada pelo exagerado interesse financeiro do ouro e da cassiterita.

               Ademais, outra causa para esse pernicioso cenário é o aliciamento de mulheres indígenas e adolescentes, o que envolve assédio, violência e abuso sexual praticado por garimpeiros invasores. Nessa óptica, a série “Maid” gira em torno de Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe que vive um relacionamento abusivo com o seu namorado e pai de sua filha obrigada à alimentação. Nessa esteira, fora da ficção, mulheres indígenas e adolescentes Yanomami submetem-se a exploradores que propõem a troca de comida por sexo, além da venda de porções de arroz em troca de ouro. Logo, a redução da oferta de comida, causada pela destruição do meio ambiente, faz de mulheres e de crianças indefesas reféns de abusos sexuais dos garimpeiros.

                É urgente, portanto, que o Estado – responsável pelo acolhimento das demandas indígenas – promova políticas públicas para erradicar a tragédia humanitária dos povos Yanomami no Brasil. Isso deve ser feito por meio de campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como YouTube, Netflix, TikTok, que ressaltem a importância de cuidar do índio e da preservação do habitat natural dele. Essa medida tem a finalidade de acabar com a garimpagem ilegal e com a violência sexual contra mulheres e crianças indígenas. A partir dessas ações, será possível lidar da melhor maneira, de fato, com essa crise, como defendeu Baumam.

Compartilhar

1 Correção

  1. boa tarde, não sou uma profissional da área, então pode ser que a nota não seja 100% precisa, mas garanto que estudo muito sobre.

    elogios: A redação tá perfeita. Começou com repertório sociocultural e usou bem eles a favor da sua argumentação. Fez a retomada do argumento do início da redação. Fez o uso certo de períodos. E utilizou os cinco elementos no final da redação.

    nota:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    nota: 960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.