Iniciante

Tema: Bandido Bom é Bandido Morto?

  • 3

No filme “Milagre da cela 7”, um homem com deficiências mentais é preso injustamente após ser acusado de assassinato. Durante o decorrer da trama, um detalhe específico é evidenciado: o tratamento desumano que é dispensado aos presidiários, desde a acusação à convivência nas penitenciárias. Ademais, esta problemática não só é oriunda da carência de um sistema penitenciário justo e humano como das falhas da Educação, que aumentam a desigualdade social e favorecem a prática de crimes, além de não ressocializar os detentos após o cumprimento de suas penas. É clara, portanto, a necessidade de reverter esta situação.

Mormente, segundo Jean-Paul Sartre, qualquer forma de violência é uma derrota. Deduz-se, por conseguinte, que dispensar tratamentos desumanos aos detentos é também uma forma de violência que deve ser tão reprimida quanto o crime. De acordo com o Ministério Público, o Brasil tem uma superlotação carcerária de 166% e 1,5 mil mortes em presídios por ano. Desta forma, é indubitável a ineficácia do sistema penitenciário, que tanto não reeduca quanto não tem estruturas para suportar a demanda de presos.

Outrossim, conforme Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Em consonância, o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) previu que, de janeiro a junho de 2019, mais de 317.000 presos não tinham o Ensino Fundamental completo e cerca de 18.000 eram analfabetos, o que evidencia uma desigualdade social grave. Sendo assim, promover a Educação nas penitenciárias é uma estratégia eficaz para a ressocialização de detentos, movimentando a economia e minimizando desigualdades sociais de maneira eficiente.

Em síntese, repensar o sistema carcerário é uma necessidade urgente e promover justiça é a única saída. É papel do Estado, por meio do Ministério da Educação, oportunizar cursos profissionalizantes e/ou oficinas de artes manuais para as populações carcerárias, gerando uma produção com valor econômico agregado e oportunizando conhecimentos capazes de minimizar as desigualdades oficiais pelas quais passam. Desta forma, a finalidade é clara: haverá não só uma ressocialização dos detentos como uma diminuição das reincidências criminais, o que evita, consequentemente, a superlotação carcerária. Por fim, uma sociedade mais justa não deve apenas fazer uso da força física, mas da Educação, que é a ferramenta de mudança mais eficaz no combate ao crime.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá , sua introdução ficou boa, mas faltou contextualizar com mais clareza, trazer o fato pro cenário do Brasil , mas em geral ficou boa sim.
    A palavra dispensar está muito repetida, procure sinônimos .
    Procure também deixar sua argumentação mais forte, desenvolvendo as causas e consequências e deixando bem claro o seu ponto de vista.Seu repertorio está muito bom.
    O desenvolvimento 2 ficou bom, só aprofundaria mais a argumentação, ficou muito rasa.
    Sua P.I ficou ótima , todos os elementos bem marcados, uma sugestão é que você retome o filme milagre na cela 7 citado no início, pra deixar seu texto cíclico , e ainda mais rico .
    Espero ter ajudado

    • 1
  2. Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa –
    160 – houve um erro repetido ao colocar letra maiúscula no substantivo “edução” que não era próprio.
    Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Competência 5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 200
    redação = 960

    • 1
  3. A sua redação esta ótima
    contem uma amarração bem firme do inicio ao fim
    uso da vírgula pontuação estao bem colocados
    o uso do filme prende bem o leitor
    a proposta de intervenção esta bem destelhada
    os parágrafos tem finalidade
    ótima argumentação
    uso bem os dados estatísticos
    e as referencia

    • 1
  4. Introdução não foi muito objetiva, mas ficou muito boa, embora, acho que precise apresentar quais teses irá ser desenvolvidas.
    Argumentação bem desenvolvida. Poucos desvios gramaticais, no geral está muito boa
    Intervenção completa, todos os 5 elementos estão presentes.
    Comp 1- 200
    Comp 2- 160
    Comp 3- 200
    Comp 4- 200
    Comp 5- 200
    Total: 960
    Atente-se para a parte introdutória e o 1000 vem.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.