Tema: Atual Cenário da Leitura no Brasil.

  • 0

      A Constituição Federal de 1988, prevê, em seu Art.6, o direito social de educação a todos. No entando, o que se observa na atual realidade do Brasil é o oposto do que o artigo de lei prega, uma vez que o atual cenário da leitura no país apresenta barreiras, as quais interferem  na concretização dos planos da lei. Esse cenário maléfico é fruto tanto da falta de tempo dos cidadãos, quanto da ausência de insentivos governamentais ao hábito da leitura. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de obter-   -se um número autônomo de leitores na sociedade contemporânea.

      A priori, é imperioso destacar que o baixo hábito da leitura no Brasil provém da falta de tempo dos cidadaõs, no que concerne à ocupação destes em atividades cotidianas, bem como a rotina de trabalho. Algarítimos que, por sua vez, impossibilita a estes indivíduos a obtenção dos conhecimentos provenientes da leitura, como, por exemplo, o amadurecimento social do espírito crítico. Tendo em análise tal requisito, é válido ressaltar o pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, segundo o escritor, \”conhecimento é poder\”. Ao analisar essa teoria supracitada com o atual cenário brasileiro, verifica-se que um dos fatores para o crítico nível de aprendizado do país provém da falta de leitura da sociedade.

     Outrossim, e primordial salientar a atuação governamental como promotora da problemática. Partindo desse pressuposto, depreende-se que a falta de insentivos a leitura por parte de tal órgão, pressupõe o desinteresse da população em detrimento da prática da leitura, ocasionando em negativos conhecimentos socioeducativos, o que contribui para o crescimento notório da violência no país, tendo em vista a falta de conhecimento social dos indivíduos. Em síntese, é possível ressaltar o pensamento do Aristocrata Milanês Cesare Beccaria, segundo ele, \”o meio mais difícil de tornar os homens menos inclinados a praticar o mal, e aperfeiçoando a educação\”. Tudo isso retarda a resolução do impecilho, já que a falta de apoio governamental contribui para a perpetuação do problema.

       Em suma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática no Brasil. Para tanto, com o intuito de promover o aumento do hábito da leitura na sociedade atual, compete ao Tribunal de Contas da União o direcionamento de capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em programas educacionais nas instituições de ensino, através de campanhas e palestras educativas viabilizando a prática da leitura pelos estudantes. Ademais, cabe a mídia o papel de aumentar a visibilidade de tais campanhas, atenuando-as em comerciais de TV e plataformas digitais. Sendo assim, futuramente, o impacto nocivo da ausência da leitura no país será suprido, e a sociedade terá acesso aos direitos estabelecidos pelas leis Constitucionais.

 

 

* Se possível, eu gostaria que a redação fosse corrigida de acordo com as competências do Enem.

Obrigada!

Compartilhar

4 Correções

  1. Nota 01 – 100 – demonstra domínio mediano da norma padrão.
    Nota 02 – 160 – desenvolve bem o tema proposto.
    Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 180 – demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 05 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    • 1
  2. Boa noite!
    Introdução:
    “…No entando, o que se…”
    O certo seria: “entanto”
    “…de insentivos governamentais…”
    O correto é: “incentivos”
    Desenvolvimento:
    “…cidadaõs, no que concerne…”
    *cidadãos
    “…Algorítimos que, por sua vez…”
    *Algoritmos
    “…a falta de insentivos a leitura por parte de tal órgão,…”
    *incentivos
    “…resolução do impecilho, já que a falta…”
    *empecilho
    Conclusão:
    “Em suma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática no Brasil.”
    Seria ideal ficar assim:
    Em suma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática do
    Atual Cenário da Leitura no Brasil…
    Olhe sua redação está muito boa, vejo que errou com alguns erros de digitação e por também falta de uma revisão para ver o que estava faltando.
    Gostei de sua redação.
    Parabéns e sucesso em seus estudos…
    C1 – 120
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180 ======= Nota: 840 pontos

    • 1
  3. Muito boa sua redação, linguagem bem desenvolvida. Porém citações no parágrafo de introdução, devem ser resgatadas no último parágrafo (conclusão). No paragrafo de introdução você cita os problemas dos parágrafos de desenvolvimento, porém, no primeiro paragrafo de desenvolvimento você utiliza mais de uma problemática (uma delas não citada na introdução), não trabalhando com muita clareza o tema citado na introdução

    • 1
  4. Muito boa a sua redação linguagem ótima exemplos confiáveis e bons só um ponto negativo é que você colocou uma informação longo no primeiro parágrafo, o que e errado pois é corrente você embasar a problemática em discussão e o que você tirar discutir durante o desenvolvimento; fora isso o texto estar ótimo daria 700

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.