Tema: ASSÉDIO SEXUAL AINDA PRESENTE NO SÉCULO XXI.

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   O assédio sexual se caracteriza como uma série de condutas que desrespeitam a liberdade e a integridade física, moral e psicológica das vitimas. Onde está presente desde muito tempo atrás, a mulher era vista só para dar herdeiros ao seu marido e cuidar dos afazeres domésticos. A sociedade ilustra uma mulher em forma de boneca, onde não pode sentir, chorar, gritar, falar, apenas tem que aceitar.

   Em pesquisas relatou-se, que as mulheres que foram entrevistadas, confirmaram que já tiveram seu corpo tocado sem permissão em espaços públicos. Os maior relatos de assédios encontremos no mercado de trabalho, transporte público e principalmente dentro de casa, onde grande parte da população não denuncia por medo do agressor ou por vergonha.

   O crime de importunação sexual, definida pela lei n° 13.718/18, tornou-se crime; qualquer ato sexual, e erótico praticado sem consentimento da vitima. Observamos um patamar muito grande, de mulher com a voz ativa na sociedade, mostrando para todos que somos humanas e com liberdade de fazer nossas próprias escolhas, é um número muito alto, mas não o suficiente.

   Conclua-se que há um patamar grande, em relação ao assédio, mulheres vistas como objetos, são feitas varias campanhas, leis; ainda observamos mulheres sendo assediadas, agredidas todos os dias. A solução seria fazer as campanhas entrarem mais afundo, em nossas comunidades, juntamente com os postos de saúde e as comunidades escolares, pois desda primeira infância devemos trabalhar esse assunto com nossas crianças, pois só assim poderemos mudar a sociedade e a forma de pensar e agir em relação as mulheres, não somos e nem devemos cultivar a ideia de ser objeto de prazer e de uso.

 

nota, obrigada

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5 Correções

  1. Olá, notei os seguintes pontos:
    -Percebi que não fez uso de praticamente nenhum conectivo na sua redação, sugiro que faça uso deles sempre quando iniciar, ajuda na nota da competência 1.
    – Na introdução não consegui identificar nenhum projeto de texto e tese, você jogou algumas informações mas todas pouco trabalhadas.
    – Notei muitos erros de ortografia e concordância, como usar “onde” com um sentido que não seja de lugar é extremamente perigoso de se usar.
    – Repetiu muitas palavras ao longo do texto, fator que desconta muito ponto na nota final.
    – Sua conclusão está com muitas falhas e não consegui identificar nenhum elemento dos 5 que precisa apresentar para conseguir 200 pontos.
    =NOTA:560

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  2. Olá! Recomendo que se atente às concordâncias verbais, às vírgulas e pontuações. Tome cuidado para sempre escrever em terceira pessoa, ao invés de “observamos”, experimente “observa-se”. Ao escrever uma redação, você precisa focar na ideia central do tema, discorrer sobre ela, e dar soluções. Seu texto é informativo mas se distancia do que é proposto. Procure aulas no youtube sobre isso, irão te ajudar!

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  3. Boa tarde, você deve se atentar nos seguintes pontos:
    1- Poucos conectivos utilizados ao longo do texto, são eles “segundo, dessa forma, assim sendo…”, só há utilização deles no último parágrafo e isso prejudica a coesão do texto, responsável pela competência 4. Por exemplo, no primeiro parágrafo você poderia utilizar “Dessa forma, a sociedade ilustra uma mulher em forma de boneca.”
    2- Erros de ortografia responsáveis pela norma culta da competência 1, são eles: “várias”, “vítimas”, “conclui-se” e alguns que eu acredito que seja erros de digitação, como “desda”, por isso é importante revisar o texto.
    3- Períodos muito longos, principalmente no último parágrafo, a falta de pontos finais prejudica a leitura do corretor e a coesão do texto.
    4- Cuidado com a repetição de palavras, pois o corretor interpreta como falta de vocabulário, por exemplo, a utilização do conectivo “pois” duas vezes no último parágrafo, você pode substituir por sinônimos como “visto que, uma vez que, já que…”, “mulheres” também ficou muito repetitivo ao longo do texto, para prestar atenção nisso você pode contar quantas palavras iguais você colocou no parágrafo, se foram muitas a leitura fica repetitiva.
    5- Deve ser utilizada a linguagem impessoal, ou seja, você não pode usar “nós”, em “obvservamos”, deve-se utilizar “observa-se, nota-se, percebe-se”, pois a impessoalidade é uma exigência para garantir a competência 1.
    6- Cuidado com a utilização da expressão “onde”, pois indica apenas lugar, o correto é usar “em que”, por exemplo, “em que não pode sentir, chorar, gritar…”
    7- A introdução deve apresentar a seguinte estrutura: repertório sociocultural(pois demonstra conhecimento sobre outras áreas e garante a competência 2) e tese(ideia central do texto, citando dois argumentos que você irá desenvolver ao longo do texto). O repertório pode ser uma citação de um filme, série, livro, música, filósofo, em que você tem que contextualizar com o tema, por exemplo, você poderia citar alguma cena de um filme que falou sobre assédio sexual e dizer que isso está presente na sociedade.
    8- Na introdução você poderia deixar mais claro seu ponto de vista sobre o assunto(tese), por exemplo, você deve se perguntar: O assédio sexual ainda persiste? Sim, por quê? Os porquês serão os motivos que você deve deixar claro na introdução e que irá desenvolver ao longo dos argumentos.
    9- Procure utilizar termos mais formais, como trocar “mulher em forma de boneca” por “objetificação da mulher”.
    10- No segundo parágrafo você deve especificar quais pesquisas são essas, colocando a fonte e aprofundando esse dado, pois a argumentação consistente garante a competência 3.
    11- Utilizar “conclui-se” é muito genérico, é um conectivo que os corretores não gostam muito, prefira “Em suma”, “Assim sendo”, “Infere-se, portanto,”
    12- A proposta de intervenção está muito pouco detalhada.
    13- Você deve selecionar dois argumentos, um será discutido em um parágrafo e um em outro, entretanto, os dois parágrafos estão falando apenas sobre importunação sexual, embora que com outras palavras.
    14- No quarto parágrafo ficou confuso, lembre-se que você deve se concentrar em apenas um argumento por parágrafo, ou seja, o argumento sobre a falta de voz ativa das mulheres ficou “solto”.
    15- Cuidado com a pontuação, por exemplo, o correto é “Em pesquisas, relatou-se que…”
    C1: língua portuguesa(120)- devido a falta de linguagem impessoal, erros de ortografia e utilização inadequada de pontuação.
    C2: abordagem/gênero(120)- falta repertório sociocultural e argumentação consistente, você deve se atentar melhor em o que deve ter cada parágrafo.
    C3: defesa/coerência(120)- falta dados para defender os seus argumentos, além disso você não deve ir para argumentos que não fazem parte do seu ponto de vista.
    C4: coesão e articulação(140)- falta de conectivos para melhorar a progressão das ideias, a articulação entre os parágrafos ficou boa.
    C5: proposta de intervenção(100)- na proposta de intervenção deve ter: agente(quem irá realizar), ação(o que irá ser feito), modo(como irá ser feito), efeito(como aquilo irá provocar mudança) e detalhamento(detalhes sobre como aquilo irá ocorrer). A sua proposta de intervenção possui agente( postos de saúde e comunidades escolares), ação(campanhas), efeito(mudar a sociedade), no entanto, falta o modo e o detalhamento, procure organizar melhor as ideias.
    Nota final: 600. Recomendações: organizar melhorar quais argumentos você irá explorar, pesquisando dados sobre o assunto. Anotar repertórios quando você assistir filmes ou séries, treinar a pontuação através de videoaulas e exercícios, ler o texto em voz alta para perceber se ficou de fácil entendimento, no geral sua redação ficou muito boa, fique ligado apenas nesses pontos, parabéns! <3

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  4. Seu texto está bem informativo, porém, com alguns erros de pontuação e ortografia, sugiro que sempre leia e releia seu texto porque muitas vezes isso passa despercebido.
    É preciso também, que seu texto seja sempre em 3º pessoa, pois em alguns momentos o texto foi narrado em 1º pessoa. Em síntese, acredito que são esses pontos que precisam ser analisados, mas o texto está muito bom, só precisa de alguns ajustes.

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  5. Introdução: A tese está confusa, e apresenta apenas uma das soluções, você poderia colocar 2, para os dois desenvolvimentos
    Desen1: Você citou o nome pesquisas, mas não citou de onde vem ela, qual a fonte, em um enem, ele quer que você ponha dados estatísticos, provando que você está dentro do assunto, usar sempre 3ª pessoa,
    Desen2: Você fugiu do foco da proposta de redação, mas um lado positivo, você colocou lei, e lembrando que lei são inquestionáveis, não ponha 1ª pessoa
    Conclusão: você acha que apenas a campanha sozinha, fazeria esse trabalho? você usou 1ª pessoa, não pode, você citou, são feitos, podia por exemplos, o corretor vai dizer ” esse individuo está por dentro do assunto”,
    GERAL: Você poderia ter trabalhado mais a questão de exemplificação, comparação, dados estatísticos, e etc, fugiu um pouco do assunto proposto, e devia respeitar mais as regras, mas está indo bem, parábens!

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