TEMA:  As politicas públicas de incentivo a permanência da educação superior no contexto nacional

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Lima Barreto em sua sublime obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma” aborda a visão utópica da realidade do personagem Major Quaresma, em que o Brasil seria símbolo de uma terra em que a igualdade social fosse tida como lema. Fora da ficção, contudo, quando se observa a questão das políticas públicas de incentivo à educação superior, percebe-se a desarmonia com os ideais do autor. Nesse sentido, dois aspectos configuram-se relevantes: o não cumprimento da Constituição Federal e o legado histórico.

Em primeiro plano, urge salientar que a Constituição Federal de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à educação. Todavia, no que se refere ao seu nível mais avançado, muitos brasileiros experimentam este postulado mais na teoria do que necessariamente na prática, visto que não é destinado recursos financeiros suficientes para que as universidades contemplem – como deveria-  todos os estudantes que se encontram em fase de vulnerabilidade socioeconômica. Nesse contexto, diante dos gastos necessários para a manutenção da vida acadêmica muitos estudantes são obrigados a desvincularem-se de seus respectivos cursos. Assim, têm- se concretizado, na prática, a ruptura do papel do Estado defendido por Aristóteles, este qual é garantir a plenitude dos indivíduos. É mister, portanto, ações para mitigar essa problemática.

Em uma análise mais aprofundada, vale destacar que esse mal encontra raízes históricas. De acordo com a historiadora brasileira Vânia Cury, durante o século XIX países como os Estados Unidos, Japão, Alemanha e China investiram massivamente na ampliação do acesso ao ensino superior da população. O Brasil, entretanto, negligenciou o papel da educação na formação cidadã, fato que hoje reflete diretamente na concentração de renda e garante a manutenção do ciclo da pobreza. Além disso, vale ressaltar que muitos alunos precisam complementar a renda familiar a fim de garantir a sobrevivência. Nesse panorama, os discentes não conseguem, muitas vezes, conciliar a exausta rotina de trabalhar e estudar, fato esse resultante da evasão. Logo, é notável a concretização de planos para amenizar esse desafio.

Destarte, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Cabe ao Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação criar o programa ‘’ Mais assistência, mais ensino” que tem como objetivo oferecer de forma universal a todos os estudantes em condições vulneráveis socioeconomicamente um auxílio de 700 reais mensais, este qual deve ser usado para custear despesas como moradia, transporte, alimentação e outros custos fixos provenientes. Para isso, seria destinado uma parcela dos recursos financeiros da pasta da educação, amenizando, assim, um dos maiores contribuintes para a desistência da formação superior. Com isso, a realidade idealizada por Policarpo Quaresma será posta em prática, e o Brasil tornará-se uma nação mais igualitária.

 

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3 Correções

  1. Oii de novo, Edinaildo! Tudo bem ?? Vou corrigir por parágrafos e por final dou um feedback e uma nota, ok ? =) Qualquer dúvida, so chamar

    INTRO
    -virgula após Lima Barreto e após o nome da obra
    -repetição (em que) -> no(a) qual
    -tese bem apresentada
    -2 problemáticas facilmente identificas
    -todo o parágrafo obedece ao padrão do enem

    D1 (não cumprimento da Constituição Federal)
    -vírgula após 1988
    -vírgula após “vida acadêmica”
    -argumentação e repertório pertinente e muito bem desenvolvidos, so me preocupa o tamanho do parágrafo

    D2

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  2. Oii de novo, Edinaildo! Tudo bem ?? Vou corrigir por parágrafos e por final dou um feedback e uma nota, ok ? =) Qualquer dúvida, so chamar

    INTRO
    -virgula após Lima Barreto e após o nome da obra
    -repetição (em que) -> no(a) qual
    -tese bem apresentada
    -2 problemáticas facilmente identificas
    -todo o parágrafo obedece ao padrão do enem

    D1 (não cumprimento da Constituição Federal)
    -vírgula após 1988
    -vírgula após “vida acadêmica”
    -argumentação e repertório pertinente e muito bem desenvolvidos, so me preocupa o tamanho do parágrafo

    D2

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  3. Ola ;)

    Não há muito o que dizer sobre o texto, exceto que ele demonstra domínio do autor em linguagem escrita e na estrutura da dissertação argumentativa e mais especificamente em argumentação. A linguagem é clara e você soube expor e defender o seu ponto de vista. Se há problemas, são problemas de estilo, mas em um nível acima do que deve ser avaliado em uma redação do Ensino Médio. Há poucos erros de linguagem.

    ° A reflexão feita sobre os incentivos aos mais vulneráveis reforça a democracia no país, mas não é muito original, à medida que entra na polarização que envolve o tema.

    NOTA : 1000

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