O pagamento de tributos está vinculado a sociedade desde os primórdios da história, de acordo com a Constituição, a instituição de impostos por parte da União, Estados, Municípios e o Distrito Federal é plausível, visto que os mesmos são empregados em obras e prestações de serviços para garantir o bem estar da população, no entanto, na prática não é bem isso o que acontece. No Brasil há uma alta carga de contribuições tributárias, porém não há um retorno proporcional para a população, já que a tributação impacta de maneira mais significativa sobre a população de baixa renda, sendo assim, a falta de equidade para as contribuições de acordo com a renda, aliada ao fato de que os impostos nem sempre são destinados aos fins que deveriam geram essa problemática.
Como demonstrado em uma pesquisa do site jornalístico G1, quanto maior é a renda, menor é o impacto das contribuições tributárias, assim como também menores são as taxas cobradas para esses grupos, o que leva a uma discussão, será que os impostos são cobrados de maneira justa? Por que as pessoas de baixa renda pagam tarifas maiores de impostos do que aquelas pessoas que possuem um poder aquisitivo maior? Esse é um dos principais fatores que geram desigualdade entre as classes sociais no Brasil e precisa urgentemente de uma reformulação.
Por outro lado, aliado a este problema, os desvios de verba pública o não direcionamento correto do dinheiro proveniente dos tributos, geram um sentimento de insatisfação na população, que paga altas taxas e vê pouco retorno, já que boa parte dos recursos não são empregados da maneira que deveriam para melhorar a vida dos brasileiros, o que acaba agravando ainda mais este quadro de insuficiência quanto à qualidade de vida do povo.
Portanto, urge que o Governo Federal tome as medidas cabíveis, por meio da elaboração ou alteração de leis tributárias e da fiscalização eficaz do destino dos recursos, de modo que os tributos sejam cobrados de maneira proporcional e equitativa conforme a renda da população, evitando também que o dinheiro recolhido dos impostos tomem caminhos diferentes dos que deveriam, para que assim se reduza a desigualdade no país e que possa haver um maior retorno do que se é recolhido pelo Estado através dos tributos, garantindo que os direitos estabelecidos pela Constituição sejam respeitados e obedecidos.
leticiagino
Oie, seu texto está muito bom, parabéns. Mas eu acredito que o texto ficaria melhor com parágrafos menos longos. E seria bom colocar mais pontos no terceiro parágrafo. Abraços :)
Minha nota é 700 pontos
Oi, então, a sua introdução ficou muito extensa; ela precisa ficar mais concisa e objetiva porque sua intenção é introduzir tema, ok? A alusão a Constituição é válida, mas precisa ser muito breve. Além disso, você precisa evidenciar as teses no final do parágrafo, e as palavras-chave do tema no 2º período da introdução.
Nos desenvolvimentos, sempre inicie com um operador argumentativo, e evite fazer perguntas retóricas na argumentação, opte por evidenciar as ideias quanto ao tema. Além disso, no primeiro desenvolvimento não há tese e o segundo apresenta duas, o que configura em um erro grave de projeto de texto. Sua argumentação ficou muito vaga, sem consistência e sem repertório para auxiliar na justificativa das suas ideias.
A sua conclusão ficou desorganizada, tente separá-la em 3 ou 4 períodos. O período de abertura não deve ser iniciado com o Agente, este deve ser incluso no 2º período, juntamente com a ação e o modo-meio. No 3º período inclua o detalhamento e a finalidade; e no 4º período (que pode ser opcional) utilize um fechamento.
A sua redação precisa ser mais argumentativa e consistente; com as perguntas retóricas você cai na subjetividade. Evite o gerundismo.
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Nota final: 640
Pauloh_fp
Olá, saliento que essa correção trata-se apenas de uma opinião, visto que eu não sou corretor e nem professor, ok? Vamos lá
INTRODUÇÃO
-primeiro período muito longo, deveria ser mais objetivo, poderia ter continuado na parte histórica para usar de referência, não havia tanta necessidade de explicar os motivos por trás dos tributos – ou usa a referência histórica, ou usar a parte conceitual, os dois juntos ficaram meio maçantes
-resto do parágrafo ficou massa, gostei das teses
D1:
-inicie seus desenvolvimentos com um tópico frasal, organizará melhor eles
-cuidado com perguntas na redação dissertativa argumentativa, não é errado, mas eu aconselharia evitá-las, pois, quando você deixa uma pergunta na redação tem de certificar que você irá responde-la, no seu caso, não houve esse fato
-aqui eu achei um pequeno erro de interpretação de dados (talvez não houve, mas tomo como base o que você disse na redação, se pá tu só se expressou mal) => na verdade, as pessoas de baixa renda não pagam mais do que os de renda alta, o que acontece é que, o valor pago pelas pessoas de baixa renda é mais importante para a sobrevivência delas do que os de renda alta, porém, do jeito que você escreveu parece que o valor é baseado em valores absolutos, o que não é verdade
D2:
-ótimo posicionamento, é exatamente isso que acontece
-utilize um repertório para cada desenvolvimento
-separe seus parágrafos em períodos, coloque pontos e continue na mesma linha, dará continuidade ao seu texto
-comece com tópico frasal (igual te atentei no d1)
-finalize com uma conclusão acerca da ideia apresentada no parágrafo
CONCLUSÃO:
-novamente, ideias mto boas e pertinentes
-cuidado com os períodos (igual ao d2)
Sua redação é boa e você tem ideias legais e pertinentes ao tema, acho que deveria organizar um pouquinho melhor sua estruturação, te dará mais confiança, organização de pensamentos e argumentos, se possível, estuda um pouquinho da teoria por trás da redação, tenho certeza que ajustando esses pontos você terá uma nota bem legal. Parabéns e continue estudando!