TEMA: As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia- modelo enem

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As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, vai muito além de um problema educacional. Porém, a questão se torna ainda mais grave devido aos desafios para transformar o exame em um método justo, já que muitas universidades utilizam a nota para o ingresso. Nesse contexto, é evidente que com a pandemia muitos alunos ficaram completamente desnorteados, principalmente os que frequentam escolas públicas, logo, as chances de um futuro melhor são ainda menores. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de o adiamento da avaliação não ter sido condizente com a duração do isolamento social. Devido a isso, é necessário ampliar medidas sociopolíticas com a finalidade de amenizar a desigualdade entre os estudantes.

É incontestável que a educação muda a vida de muitas pessoas. No entanto, devido a pandemia os estudantes irão sair muito prejudicados, principalmente os que não possuem meios alternativos para aprender, ou seja, os menos favorecidos financeiramente. Como dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, melhor dizendo, é impossível jovens, em especial negros, periféricos e pobres conseguirem transformar sua estrutura social sem o acesso à educação, uma vez que não possuem acesso a ela durante a quarentena. Dessa forma, os mais ricos continuariam se sobressaindo e acentuando a desigualdade.

Ainda convém lembrar que o Enem teve um adiamento errôneo. Com base nas pesquisas realizadas sobre a melhor data para a aplicação, na opinião dos estudantes, a melhor data seria maio. Entretanto, o INEP optou por marcar o exame em janeiro, data cujo não se tem certeza se terá condições sanitárias favoráveis para fazer a prova e, principalmente, é completamente desproporcional ao período que milhões de jovens ficarão sem aulas presenciais, visto que destes, muitos não possuem acesso aos meios alternativos.

Portanto, é irrefutável que são enormes as dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, dado que as condições dos alunos são muito discrepantes. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação criar medidas cabíveis e fornecer meios para que todos os alunos, sem exceção, tenham acesso ao ensino preparatório para a prova. Além disso, é dever do INEP rever as datas de aplicação, tornando-as justas e seguras para os estudantes. Desta maneira, o Enem poderá ser mais igualitário, diminuindo assim, a desigualdade social e, consequentemente, transformando vidas.

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5 Correções

  1. As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, vai (1) muito além de um problema educacional. Porém(2), a questão se torna ainda mais grave devido aos desafios para transformar o exame em um método justo, já que muitas universidades utilizam a nota para o ingresso. Nesse contexto, é evidente que com a pandemia muitos alunos ficaram completamente desnorteados, principalmente os que frequentam escolas públicas,(3) logo, as chances de um futuro melhor são ainda menores. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de o adiamento da avaliação não ter sido condizente com a duração do isolamento social. (4) Devido a isso, é necessário ampliar medidas sociopolíticas com a finalidade de amenizar a desigualdade entre os estudantes. (5)
    (6) É incontestável que a educação muda a vida de muitas pessoas. (7) No entanto, devido a pandemia os estudantes irão sair muito prejudicados, principalmente os que não possuem meios alternativos para aprender, ou seja, os menos favorecidos financeiramente. Como dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, melhor dizendo, é impossível (8) jovens, em especial negros, periféricos e pobres conseguirem transformar sua estrutura social sem o acesso à educação, uma vez que não possuem acesso a ela durante a quarentena. (9) Dessa forma, os mais ricos continuariam se sobressaindo e acentuando a desigualdade.
    Ainda convém lembrar que o Enem teve um adiamento errôneo (10). Com base nas pesquisas realizadas sobre a melhor data para a aplicação, na opinião dos estudantes, a melhor data seria maio. Entretanto, o INEP optou por marcar o exame em janeiro, data cujo não se tem certeza se terá condições sanitárias favoráveis para fazer a prova e, principalmente, é completamente desproporcional ao período que milhões de jovens ficarão sem aulas presenciais, visto que destes, muitos não possuem acesso aos meios alternativos. (10)
    Portanto, é irrefutável que são enormes as dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, dado que as condições dos alunos são muito discrepantes. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação criar medidas cabíveis e fornecer meios para que todos os alunos, sem exceção, tenham acesso ao (11) ensino preparatório para a prova (12). Além disso, é dever do INEP rever as datas de aplicação, tornando-as justas e seguras para os estudantes. Desta maneira, o Enem poderá ser mais igualitário, diminuindo assim, a desigualdade social e, consequentemente, transformando vidas. (13)
    1: Deveria ser “vão”, para concordar com o sujeito “dificuldades”
    2: Uso de conectivo adequado, você está acrescentando uma informação e não contradizendo a já exposta. Simplesmente retirando o “porém”, já ficaria melhor.
    3: Aqui deveria ter um ponto e não uma vírgula, pois houve a conclusão do raciocínio.
    4: Não é necessário antecipar a ideia da proposta na introdução, isso deixou-a muito prolixa.
    5: Há períodos demais e muito variados, tente utilizar o modelo padrão, com 3 períodos, aproximadamente.
    6: Falta de articulador coesivo
    7: Primeiro período muito curto e tópico frasal em dois períodos. Não havia necessidade disso.
    8: Não generalize!
    9: Conclusão do parágrafo muito bem elaborada.
    10: O período mesclou a validação do argumento com a conclusão dele e se estendeu muito.
    11: a junção do “a” preposição + o “o” artigo definido dá a entender que é uma preparação específica para a prova. Seria melhor apenas o “a”, de forma que se referisse apenas a uma preparação, sem especificar. Até porque, que preparação seria essa?
    12: Como fazer isso? Observei que há duas propostas, mas uma está incompleta. Não tem problema, mas tente fazê-la por inteiro.
    13: Minha dica para você é que treine outras propostas de intervenção, pois, quando o ENEM ocorrer, essas propostas não serão mais aplicáveis.Tente fazer uma proposta cabível para o dia da prova.
    NOTA
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Total: 920

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  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 *algumas palavras poderiam ser usadas de uma forma melhor ou de maneira mais formal*
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 *acho que você poderia ter colocado um pouco mais de repertório*
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 *você soube usar os conectores no texto e ligou bem os parágrafos de argumentação*
    5. Respeito aos direitos humanos: 120 *faltou detalhes, tente responder essas 4 perguntas
    ***O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação)
    ***Quem deve resolver o problema? (Agente social)
    ***Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo)
    ***O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)
    essa é minha primeira correção nesse modelo, desculpa se tiver muito ruim kkk

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  3. Parabéns pelo seu texto.
    ”’Desse modo, cabe ao Ministério da Educação -responsável por todo sistema educacional- criar medidas cabíveis e fornecer meios para que todos os alunos tenham acesso ao ensino preparatório para a prova. Além disso, é dever do INEP rever as datas de aplicação, tornando-as justas e seguras para os estudantes. Desta maneira, o Enem poderá ser mais igualitário, diminuindo assim, a desigualdade social e, consequentemente, transformando vidas.”

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  4. Olá, sou novata aqui não sou nenhuma especialista, mas quero ajudar . Gostei muito do seu tema, a redação estava bem organizada, introdução coerente, A sua finalização está bem elaborada e uma ótima resolução para o problema do texto . O texto está bom parabéns, continua assim, você pode tira 1000 pontos.

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  5. Olá boa tarde! Tudo bom?!
    No trecho em que você escreveu […] ´´, melhor dizendo, é impossível jovens,“
    Eu ouvi uma vez de uma professora:
    -Não use as palavras generalizadoras, afinal sempre há uma exceção, um contra exemplo ou algo assim. Por exemplo: “Todos jogam lixo no chão” ou “Ninguém faria isso” ou “Isso jamais vai acontecer, é impossível.”
    Essas frases são um tipo de argumentação apelativa, elas não têm consistência.
    Mas eu também não consegui pensar em outra palavra ou expressão para substituir ´´impossível´´ no contexto dessa frase.

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