Tema; As dificuldades na inclusão da mulher no esporte.

  • 0

 

 

No século XIX, o sociólogo Emile Durkheim disseminou um pensamento segundo qual a sociedade funciona como um organismo vivo, ou seja, todos os seus componentes deveriam viver em harmonia para que fosse possível o bem-estar geral. Sob essa ótica, no entendo o Brasil caminha lentamente para atingir o equilíbrio nacional. Com efeito, é preciso analisar as causas históricas e sócias do tema “ As dificuldades na inclusão da mulher no esporte” a fim de reverte-las.

De início, é fundamental pontuar, que a dificuldade na inclusão das mulheres não é só nos esportes, mas na sociedade em geral, é apenas mais uma área onde o machismo persiste e possui raízes históricas. Partindo desse pressuposto, é possível apontar que desde o nascimento há uma distinção desigual na educação direcionada ás mulheres. Tal desigualdade pode ser observada desde a Grécia antiga onde as mulheres não eram vistas como cidadãs e os homens como símbolo de força, por meio dos esportes. Consequentemente, gerando um preconceito sobre as mulheres praticarem atividades até então vistas apenas “para homens”.

Além disso, a falta de investimento e reconhecimento sobre as atletas é outro tabu que tem sido pouco discutido e abordado no Brasil. Visto isso, tendesse como exemplo a seleção de basquete brasileira feminina, a qual ficou em quarto lugar na Copa América, que ocorreu no Canadá, e tiveram que ir e voltar de classe econômica, já a seleção masculina, que foi eliminada na primeira fase, pôde voltar descansando suas pernas em classe executiva. Com efeito, é visual a falta de interesse e de incentivo do governo sob tal área.

Portanto, compreende-se que, a dificuldade na inclusão da mulher no esporte, é um problema que exige intervenções. É dever do Mistério de Esportes aumentar os investimentos, e reconhecimentos na área feminina e criar campanhas publicitárias a fim de acabar com esse tabu. Junto, cabe também as emissoras de televisão mostrar mais informações sobre mulheres no esporte e suas demais conquistas. Cabendo também a escola trazer discussões sobre o assunto e sobre o machismo, além de estimular e apoiar a maior pratica das meninas no esporte. Só assim será possível acabar com tal problemática e esquecer o passado de injustiças sobre a mulher.

Compartilhar

3 Correções

  1. olá, vou corrigir por parágrafos ok?
    Na sua introdução a contextualização esta predominando, você deveria ter resumido ela
    No primeiro desenvolvimento você não comprovou sua tese
    No segundo desenvolvimento você não retomou as causas que você prometeu no encaminhamento argumentativo
    E em ambos desenvolvimentos faltou a marca de autoria
    Na conclusão você citou o ministério dos esportes e ele não existe mais
    você só falo dos agentes e ações, faltou meio, detalhamento e sua finalidade ficou um pouco sem coesão. Espero ter ajudado :)

    • 0
  2. nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • 0
  3. Introdução: histórias e sociais*
    O segundo parágrafo ficou bem legal, parabéns, mas tende usar menos “é” e procure usar outros verbos.
    O terceiro parágrafo e a conclusão ficaram muito boas, porém você usou “cabe” duas vezes, não é errado, mas tente variar no repertório de recursos coesivos, lembre-se da competência 4.
    Parabéns, continue estudando ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.