Redação modelo Enem, se possível corrija de acordo com as competências do Enem. Obrigada 🙂
A comunicação sempre foi um elo fundamental das relações entre os indivíduos. Tal ferramenta é uma das principais formas de construir conhecimento bem como possibilitou a construção de diversas civilizações. No entanto, a correria do dia-a-dia e a falta de tolerância com o que é diferente impossibilita uma comunicação efetiva entre os seres humanos, o que desencadeia problemas que só seriam resolvidos por meio da conversa.
Segundo o sociólogo Bauman em seu livro Modernidade Líquida, as relações sociais são fluídas, tornado os vínculos voláteis e de fácil dissolução. Sendo assim, o ser humano está mais voltado para si e não se preocupa com o próximo. Tal situação é verificada no aumento do número de divórcios resultados da falta de comunicação entre um casal.
Além disso, conviver e estabelecer uma comunicação harmônica, que pressupõe a prática de gentileza e do respeito à liberdade individual, com as outras pessoas é fundamental. Segundo a filósofa Hannah Arendt, “a pluralidade é a lei da Terra”, sendo o respeito as diferentes opiniões essencial para a convivência. Entretanto, a realidade não condiz com a afirmação prévia, pois verifica-se a persistência de discriminação e da falta de diálogo com o próximo.
É necessário, portanto, que medidas sejam efetivadas pra resolver esse impasse. O Estado, na figura dos Ministérios da Cultura e Educação devem criar um centro de convívio social com a finalidade de proporcionar reuniões e palestras de psicólogos e médicos sobre como lidar com a diferenças e como estabelecer uma melhor comunicação e convívio social.
lalalllalalallalaallallal
□ INTRODUÇÃO:
> A contextualização não ficou tão boa.
> Há necessidade da vírgula após “conhecimento”
□ DESENVOLVIMENTO1:
> Ausência de marca de autoria e parágrafo pouco articulado, por não aprofundar no PROBLEMA.
□ DESENVOLVIMENTO2:
> Faltou aprofundamento e a problematização.
□ CONCLUSÃO:
> Ausência do meio/modo e detalhamento.