Aprendiz

Tema: As diferentes faces do riso

  • 2

Fuvest 2022

Título: Riso: com várias interpretações, sempre transmite algo
Em “Brooklin Nine-Nine” – série televisiva de comédia policial -, o Capitão Holt, personagem da narrativa, é caracterizado pela escassez de expressões faciais, sendo difícil, nesse caso, a identificação do pensamento que o rosto constantemente revela. Paralelo a isso, entende-se que o riso – forma de expressão – demonstra um ideal que o constitui, ou seja, existem, para um simples sorriso, diferentes interpretações, as quais ficam ocultas no Capitão Holt, por exemplo. Tais faces da comum apresentação dentária, além de evidenciarem o caráter de um indivíduo, são associadas à felicidade.

Diante disso, ao analisar um riso, é possível compreender os conceitos que o fundamentam: se expressa felicidade, tristeza ou até mesmo raiva. Acerca desse raciocínio, o canal do YouTube “Metaforando”, criado e comandado por um estudioso da linguagem corporal, apresenta que tal expressão facial pode ter vários significados e é capaz de retratar as intenções daqueles a executam: em um vídeo específico, o sorriso, devido ao tempo de prolongamento, é dito como falso, o que revela um caráter oposto à tentativa de felicidade. Mediante essa interpretação, portanto, o riso pode refletir diferentes sentimentos e, por conseguinte, mostrar as reais intenções das pessoas.

Sob outro viés, a sociedade associa o sorriso a uma sensação de alegria, já que essa expressão ocorre, geralmente, quando há um acontecimento engraçado. Contudo, como visto e comprovado por “Metaforando”, o riso possui diferentes faces, o que corrobora a estigmatização de sentimentos. Isso significa que, embora um indivíduo seja diagnosticado com depressão, ao ele dar risadas, é tido como feliz, isto é, a relação entre tal expressão e o estigma que a caracteriza auxilia a omissão de caráter. Desse modo, há entre a população muitas tentativas de suposta alegria, as quais têm como intuito ocultarem a realidade de problemas pessoais, como retratado no vídeo de linguagem corporal.

Em suma, o riso é um elemento que evidencia as intenções de alguém, mas utilizado para escondê-las. Afinal, por meio de estudos e de uma análise atenta, as expressões faciais, como a apresentação dentária, tornam-se ferramentas de identificação de sentimentos. Entretanto, no cotidiano, os detalhes de cada movimento são ignorados, o que faz a população relacionar o riso à felicidade e, com isso, incentiva as pessoas utilizarem tal ferramenta para ocultarem a realidade de cada alma. Logo, todo rosto transmite algo, mesmo aquele que não transparece, como o do Capitão Holt, ou subentende diferentes interpretações.

Compartilhar

4 Correções

  1. Gostei bastante da sua redação!
    Título: resume bem a intenção do quer transmitir.
    Introdução: muito bem escrita sendo perfeitamente claro até para quem não viu a série compreender do que se trata tendo ótimos argumentos.
    Desenvolvimento 1: bom argumento demosntrando grande conhecimento.
    Desenvolvimento 2: gostei bastante quando cita uma pessoa com depressão sorrir, fazendo refletir em como as pessoas julgam por isso, sendo que nem sempre é um sorriso verdadeiro.
    Conclusão: sem proposta de intervenção, visto que na FUVEST é inútil, sendo finalizado em 4 parágrafos e voltando ao começo citando Capitão Holt.

    • 0
  2. Introdução: Descreve bem o passado pela série, cumpre o papel referencial e faz uma breve analogia à sociedade do mundo real.
    Desenvolvimento 1: Argumentação bem trabalhada, ótimos usos de conectivos.
    Desenvolvimento 2: Demonstra conhecimento dos métodos necessários para uma construção argumentativa.
    Proposta de intervenção: Falta do agente e do meio: Quem irá fazer esses estudos, e por onde.

    • 0
  3. introdução; perfeito, faz comparações entre o tema relatado e a serie em questão, o que é muito bom.
    desenvolvimento 1; muito bom seus argumentos mas acho que faltou dados estatísticos (números) para completa-los.
    desenvolvimento 2 argumento muito bem defendido e trabalhado, palavras na norma-padrão muito bem pensadas.
    proposta de intervenção; faltou o agente e a ação desse estudo.

    • 0
  4. Introdução: – Ótimo repertório, apresenta tese, tema e argumentos.
    Desenvolvimento 1: Elemento coesivo inicial, tópico frasal, argumento bem trabalhado.
    Desenvolvimento 2: Elemento coesivo inicial, tópico frasal, argumento bem trabalhado.
    Proposta de Intervenção: Faltou o agente: Quem vai fazer esse estudo. Ação: Por onde vai ser feito esses estudos. Mostrou: meio, modo, detalhamento e a finalidade.

    Competência 1: 200
    Competência 2: 160
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.