Iniciante

TEMA: As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira.

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A frase,”Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”,do filósofo Pitágoras,afirma que a educação vem de cedo,e que a escola é uma base fundamental para o aprendizado e formação dos indivíduos.Porém,essa situação está se agravando,tendo em vista os aumentos significativos que a evasão escolar tem se apresentado nos últimos anos para a sociedade brasileira.Sob esse viés,é lícito postular que a desigualdade social e o baixo investimento governamental,contribuem para as consequências do problema.

Em primeiro lugar,deve-se ressaltar a discrepância social como um dos agravantes da problemática.Nesse sentido,a obra cinematográfica “pelos muros da escola”,põe em questão fatores socioeconômicos como influenciadores da evasão escolar.Análogo ao filme,a realidade nas escolas brasileiras não se modifica,pois de acordo com a revista UOL,o país está no sétimo lugar no ranking de países mais desiguais do mundo,e isso afeta diretamente o âmbito escolar,pois os estudantes optam por parar de estudar para poderem trabalhar, afim de ajudar no sustento da família.Em consequência disso,a evasão escolar contribui negativamente para a economia do país,uma vez que a falta de aprendizado,afeta diretamente o currículo do jovem,que acaba sendo desvalorizado pela ausência do término do ensino médio.

Outrossim,a omissão governamental também pode ser apontada como responsável pelo problema.Segundo,o pensador Thomas Hobbes,o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população,entretanto,isso não ocorre no Brasil.Devido a,falta de atuação das autoridades,os estudantes acabam sendo obrigados a saírem das escolas por falta de transportes públicos,tanto nas áreas rurais,quanto nas periferias urbanas e também por falta de programas que buscam promover as necessidades básicas das famílias,como a energia elétrica,que em muitas casas o acesso é precário.Por consequência,o futuro dos jovens acaba sendo comprometido pela falta de estrutura do governo.

Verifica-se,então,a necessidade de medidas para atenuar essa problemática.Sendo assim,o Governo Federal,como instância máxima de administração executiva,deve atuar em favor da população,aumentando a renda familiar,por meio de auxílios básicos emergenciais ,a fim de melhorar as condições financeiras da população e proverem as necessidades básicas das famílias.Cabe também,as políticas públicas,construírem ou aumentarem as escolas das zonas periféricas e rurais,racionalizando as ofertas de vagas e ampliando a rede de transportes escolares.

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6 Correções

  1. HELLO !!! =D

    De inicio parabéns pela redação.

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 160– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 –200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

    O único problema é que você precisa praticar mais, no que diz respeito ao desenvolvimento estrutural do seu texto. PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA ISSO TE AJUDARÁ MUITO, E NA CONCLUSÃO DETALHE MAIS POUCO, BUSQUE E RETOME A SUA TESE E AOS SEUS ARGUMENTOS, SEM DÚVIDA FAZENDO DESSA MANEIRA TIRARÁS NOTA MÁXIMA NA COMPETÊNCIA 5.

    Continue assim e MUITO sucesso ^_^

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  2. Olá! Vamos à correção:

    C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
    escrita).
    Há muitos erros de vírgula e alguns de desvio de escrita, como:
    “(…) É lícito postular que a desigualdade social e o baixo investimento GOVERNAMENTAL, contribuem para as consequências do problema”. O certo é não haver vírgula após governamental.
    “(…) Afeta diretamente o currículo do jovem, que acaba sendo desvalorizado pela ausência do término do ensino médio”. “Ensino Médio” tem letras maiúsculas no início.

    C2: 120 (Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta
    domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,
    argumentação e conclusão).
    A perda de pontos não ocorreu por conta da estruturação, mas sim pela argumentação. Você tangenciou o tema e focou apenas nas causas do problema, não nas consequências, como o tema pede.

    C3: 40 (Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
    incoerentes e sem defesa de um ponto de vista).
    Novamente, perda de pontos pela fuga do tema.

    C4: 200!
    O texto tem muitos conectivos, o que é muito bom. Parabéns!

    C5: 80 (Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou
    não articulada com a discussão desenvolvida no texto).
    Consegui identificar os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), mas não corresponde ao tema pedido na redação.

    Total: 560.

    Sua redação não está ruim, você escreve muito bem, mas a fuga do tema realmente prejudicou bastante, preste mais atenção nisso. Fora isso, está muito boa, parabéns! <3

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  3. Competência 1: O texto apresenta um sério problema com vírgulas. Ao longo do texto, há muitas orações fragmentadas devido a esse uso inadequado.
    Nota: 120

    Competência 2: O texto apresenta todas as partes, mas você deu uma fugida do tema . “As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira. ” Focaste muito nas causas da evasão escolar e deixaste um pouco de lado as consequências disso. Entretanto, como a grade do Enem considera que citar as palavras do texto ao longo da redação e uma abordagem completa do tema, não será tão penalizada. Outra coisa , tente organizar um pouco melhor os seus repertórios para que a redação fique mais fluida.
    Nota:120

    Competência 3: Tenta desenvolver um planejamento de texto melhor e isso vai te ajudar com a organização das tuas informações externas, pois repertório você tem, só falta alguns ajustes. Tua argumentação é boa, mas o enfoque foi na evasão escolar e não nas consequências( reflexo da abordagem parcial do tema).
    Nota:120

    Competência 4: Notei uma variedade de recursos coesivos colocados de maneira adequada. Isso é bastante positivo , visto que contribue para uma boa progressão textual.
    Nota:200

    Competência 5: Você apresenta duas propostas, mas nenhuma delas está completa. O termo “politicas públicas” funciona com ação , e não como agente.
    O seu desvio na C2 resultou em sérios problemas aqui, haja vista que você resolveu o problema das causas , mas não os das consequências.
    Nota:160

    Nota final:720

    Continue praticando a escrita, estude vírgulas ( muito importante para a C1) e tenha muito cuidado com a abordagem do tema. Não considerei sua redação como tangencia ao tema, mas outro corretor pode qualificá-la assim e isso vai te prejudicar muito nas C2, C3 e C5.

    Espero ter ajudado. Sucesso!!

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