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TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO TELEJORNALISMO NO BRASIl.

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TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO TELEJORNALISMO NO BRASIL

AO CORRETOR: peço para que corrija avaliando em relação às competências do ENEM, da forma mais rigorosa possível, e que dê uma nota, obrigado!!!

A mídia telejornalística tem, em tese, como principal objetivo informar a população civil de forma imparcial e tendenciosa acerca dos acontecimentos de maior relevância. No entanto, o capitalismo instaurado na sociedade liga na maioria das empresas a visão prioritária ao lucro, o que traz consequências aos telespectadores como a banalização de temas importantes e o incentivo à violência, configurando, dessa forma, a espetacularização. Sendo assim, é de suma importância a intervenção estatal, a fim de evitar essa situação.

Em primeira análise, destaca-se a trivialização de temas relevantes como ocorreu na cobertura da empresa Globo a respeito do caso Isabella Nardoni, criança que foi asfixiada e lançada do sexto andar.Nesta reportagem o assunto que deveria ser tratado, o infanticídio, não fui, e sim discussões a respeito de como o crime foi realizado, por exemplo.Dessa maneira, a imprensa introduzindo os telespectadores a ideia de que apenas alguns casos são graves e não informam dados pertinentes, como a incidência de semelhantes aí se, no país, condicionando assim, como acontecido no caso da jovem, a espetacularização jornalística.

Em segunda análise, ressalta que a incitação à violência, por parte das emissoras, como ocorre em programas sensacionalistas nos quais o apresentador mas de forma violenta e rude com a equipe e ao comentar os fatos a serem apresentados, como vindo, assim, a população. Tal situação pode ser exemplificada com ação do Ministério Público Federal em relação a Rede Record, Na qual o jornalista Marcelo Rezende incentivou a violência à sociedade ao elogiar ações violentas de policiais em uma perseguição policial transmitida, ao vivo, de seu programa. Diante disso, ao permitir em tais comportamentos, as emissoras, trazem como consequência a colaboração para o aumento dos índices de violência no país, já que, devido a espetacularização telejornalística, esse programa influenciam diretamente o comportamento social.

Em suma, observa-se imediata necessidade da criação de um conselho Nacional de auto regulação jornalístico por parte do estado por meio das três esferas do poder. Esta ação já foi tomada em relação ao setor publicitário com o Conar, o qual controla esse departamento. Dessa forma, os impactos negativos da influência telejornalística na população seriam reduzidos e, então, o bem estar social seria garantido neste âmbito.

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2 Correções

  1. Olá, Luis! Seu texto tem uma estrutura boa, mas, o segundo paragrafo é bem maior do que o primeiro e, por isso, você acaba perdendo algumas linhas na conclusão e, devido a isso, ela obteve um caráter vago.
    O domínio da norma culta está ótimo, nota-se por você não repetir muitas palavras, entretanto, na parte “Dessa maneira, a imprensa introduzindo os telespectadores a ideia de que apenas alguns casos são graves e não informam dados pertinentes, como a incidência de semelhantes aí se, no país, condicionando assim, como acontecido no caso da jovem, a espetacularização jornalística”, eu não sei se foi um erro de digitação, mas, tem-se aqui um período longo e isso o deixa confuso.
    Em resumo, adorei a proposta, parece algo que possa vir a cair no ENEM 2020 (ou 2021, já que não tem data ainda) e uma dica: tente usar dados, livros e filmes para enriquecer o seu repertório, uma sugestão que deixo é a obra “Cultura da convergência”, de Henry Jenkins, o autor retrata as mudanças culturais da mídia, a qual, deixou de ser um meio de comunicação, para adaptar-se ao mercado.
    Agora, às notas:
    I- 160, O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
    II- 160, O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
    III-180, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
    IV- 120 O participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    V- 160 O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
    Total: 780.
    Continue treinando, só falta um pouco pra chegar em mil.
    Abraço.

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  2. Oiê, Luis. Tudo bem?
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160, pois algumas organizações de períodos estão, na minha interpretação, confusas. Exemplos: ” destaca-se a trivialização de temas relevantes como ocorreu na cobertura da empresa Globo a respeito do caso Isabella Nardoni, criança que foi asfixiada e lançada do sexto andar”; “Nesta reportagem o assunto que deveria ser tratado, o infanticídio, não fui, e sim” (embora, nessa, eu acredite que seja problema do corretor kkk); “por parte do estado”; “Diante disso, ao permitir em tais comportamentos, as emissoras, trazem como consequência a colaboração”;
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200;
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160, pois a organização, principalmente do segundo parágrafo de desenvolvimento, não está tão consistente quanto demanda a banca;
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120, também pelo segundo parágrafo e por outros mecanismos coesivos que, na minha opinião, poderiam ser mais diversificados;
    5. Respeito aos direitos humanos: 120, pois a proposta de intervenção, por mais que estruturada, pareceu-me concisa demais, principalmente quando se observa o parágrafo anterior, em q frases são mais elaboradas.
    Enfim, é isso. Queria parabenizar pelo texto e desejar boas sorte, pois os resultados virão. Abraços :)

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