Iniciante

TEMA: As condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil

  • 1

TEMA: As condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil

AO CORRETOR: peço para que corrija avaliando as competências do ENEM, da forma mais rigorosa possível, e que dê uma nota, obrigado!!!

A série “sob pressão” apresentada pela Globo demonstra a precariedade das condições de trabalho dos profissionais da área da saúde no Rio de Janeiro. Ao contexto alisar essa ficção na realidade do Brasil, percebe-se as péssimas condições de infraestrutura e a sobrecarga de labuta. Diante disso é notório a necessidade de intervenção estatal para mudar tal cenário.
Em primeira análise, ressalta-se a falta de investimento sim, por exemplo, aparelhagem, estrutura na sala de operações e atendimentos e em medicamentos, além do não fornecimento de instrumentos. Tal situação é bem representada no trecho, “As condições dos hospitais lhe dão pouco incentivo/ Equipamento ultrapassado trabalho excessivo”, da música “E eu vi” do ponto P.
Ela se refere a um dos motivos do desestímulo às pessoas empregadas na área da saúde. Configurando assim aplicar a realidade de labor dessas.
Em segunda análise, destaca-se as dificuldades enfrentadas pelos médicos, enfermeiros, etc. da rede privada, já que lidam com embates como fila de espera numerosas e dificuldades burocráticas e econômicas para filiação a plano de saúde. Situação essa, demonstrada nos fragmentos, “Eu já paguei meu plano de saúde/ Mas ninguém quer me aceitar” e “Essa fila tá um caso sério” da canção “Sem Saúde” de Gabriel O Pensador. Eles referenciam os impasses causados à população decorrentes das difíceis condições trabalhistas das empresas, nas quais, esses prestadores de serviços exercem suas funções.
Diante do exposto, infere-se que é de suma importância que o sindicatos regionais dos funcionários que lidam com cuidados humanos, possam reivindicar por melhorias em suas áreas de atuação. Essas ocorreriam através de negociações com o Ministério da Saúde visando aumentar os investimentos financeiros. Com isso, seria possível melhorar as condições de execução dos seus serviços.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
    Introdução: corrigindo – “Sob Pressão” (letras maiúsculas). Apresentou muitos erros da norma culta, isso acaba dificultando a leitura do seu texto. A introdução não está bem contextualizada e a tese não está clara.
    Nos seus parágrafos de desenvolvimento você não conseguiu amarrar suas ideias. Não contextualizou e não mostrou seu ponto de vista. Também apresenta erros na escrita. Parágrafos muito longos e com falta se coesão e coerência.
    Proposta de intervenção: Falta de detalhamento. É crucial o detalhamento de sua proposta. Não esqueça disso
    Dicas: estude um pouco sobre a gramática necessária para uma redação do Enem.
    Dica2: coloque mais conectivos, citações, exemplos, mostre que você tem repertório sociocultural.
    Dica3: melhore sua argumentação! Fuja do comum e evite utilizar coisas dos textos motivadores.
    Dica4: leia as melhores redações dos anos anteriores. Isso te ajudará a aprender a estrutura de uma redação do Enem (todas seguem o mesmo padrão).
    Dica3: fique por dentro das atualidades!
    C1: 120
    C2: 80
    C3: 80
    C4: 120
    C3: 120
    TOTAL: 520
    Abraço.

    • 1
  2. Olá, Luis. Você já conhece da estrutura, mas lhe carece um embasamento forte na sua argumentação. Lembre-se: ARGUMENTAR=EXPLICAR SEU PONTO DE VISTA.
    Vou explicar de acordo com as competências
    Comp. 1- GRAMÁTICA -> !20, Você deslizou várias vezes no uso incorreto da vírgula e também na precariedade de sinônimos,como o etc) Busque revisar como usar a esse mecanismo linguístico gramatical da pausa. Como por exemplo, na frase: ” Configurando assim aplicar…” era necessário um par de vírgulas entre o “assim” para enfatizar sua ideia. (REVISE TB PRONOMES NA PRÓCLISE, MESÓCLISE E ÊNCLISE)
    Comp. 2 Contexto externo! Parabéns! você trouxe muitos embasamentos para comprovar sua ideia, mas lembre-se: o corretor gosta de vários tipos de conhecimento. Nesse sentido, você pegou utilizando a música em dois argumentos consecutivos. Por mais que o ENEM exija apenas um deles, sendo bem crítico, te darem a nota 180
    Comp 3: Aqui é que calcula o seu nível de argumentação e exposição EXPLICATIVA DAS IDEIAS. Desse modo, nos parágrafos de argumentação, sua opinião ficou muito “jogada” não indo com objetividade ao ponto. Como por exemplo no desenvolvimento ! você fala sobre a falta de infraestrutura, porem, por que ela acontece???? SEJA MAIS PROFUNDO DIZENDO QUE OS CAPITAIS DESTINADOS A ESSA INSTITUIÇÃO DA SAÚDE SÃO ESCASSOS E INCAPAZES DE SUPRIR A NECESSIDADE DE UMA ESFERA MAIOR DE PESSOAS. ACRESCENTE MAIS_> O GOVERNO, CUJO TEM OBRIGAÇÃO DEFENDER A SAÚDE, MAL PRESTA AS CIDADES INTERIORANAS SUPORTES ADEQUADOS DE EXAMES E SUPORTES A MEDICINA PREVENTIVA. Logo, notando alguns deslizes pela falta de um planejamento de texto externo, sua nota é 100 (lembre-se, estou sendo muito crítico!)
    Competência 4: Aqui cobra o uso de diversos conectivos a fim de ligar ideias dentro do texto. Você tem um repertório bom de conectivos, pelo que li,não repetiu ou quase não repetiu nenhum, porém, as retomadas durante a oração, fez você perder bastante nota. Como exemplo da frase:”Eles referenciam os impasses…” Note que o pronome eles, na verdade teria que ser ELAS, pois são AS MÚSICAS. Nessa perspectiva, ao usar eles, você deslocou sua ideias lá no princípio quando fala sobre enfermeiros. Além desse, há vários outros conectivos que precisam ser revisados. Nota 140
    Competência 5: Aqui é a parte da proposta. É legal que se façam duas propostas para atender as duas problemáticas. Dessa forma, você apenas colocou uma, concluindo-a certificadamente.Sua nota será a metade:100
    No mais, você já está no caminho, basta agora praticar! UMA DICA: FAÇA UM PLANEJAM NETO TEXTUAL ANTES DE EXPOR SUAS IDEIAS NO PAPEL. PARABÉNS E BOA SORTE
    NOTA TOTAL: 640

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.