TEMA: As cirurgias plásticas na sociedade contemporânea

  • 0

Desde a antiguidade, o culto ao ¨belo¨ faz parte da cultura de diferentes sociedades. Na Grécia antiga, por exemplo, considerava-se um padrão de beleza quase intangível, em que as mulheres eram avaliadas pelo exterior. A realidade hodierna está atrelada a este fato, já que a sociedade é constituída por inúmeros padrões estético, que acaba gerando certa competitividade estética. Logo, por consequência, o aparecimento do sentimento de exclusão nos indivíduos por não se encaixarem nesses padrões idealizados, a solução encontrada por muitos é a recorrência às cirurgias plásticas.

É preciso considerar, o bombardeio de ¨perfeições¨ que são expostas nas redes sociais. Tais perfeições são validadas como a única maneira efetiva de alcançar um físico bonito. Com isso, as múltiplas características naturais das pessoas acabam de tornando indesejadas, promovendo, o crescente número de procedimentos cirúrgicos.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas, o Brasil lidera em números de procedimentos cirúrgicos  estéticos. Diante desse fato, nota-se que cada vez mais pessoas estão insatisfeitos por não terem êxito no padrão de beleza exposto na mídia, tornando as cirurgias plásticas, aparentemente, o caminho mais fácil para conseguir a auto aceitação.

Diante disso, o viés merece ser solucionado. Logo, a mídia por intermédio  de programas televisivos e lives em redes sociais, deverá discutir o assunto com profissionais de estética e psicólogos, tendo em vista esclarecer dúvidas e orientar os espectadores á auto aceitação. Essa medida deverá ocorrer por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério da Saúde. Outrossim, os influenciadores digitais devem demonstrar nas redes padrões realistas, para inspirar a prática da aceitação e amor próprio.

Compartilhar

3 Correções

  1. Primeiramente parabéns pela dedicação!
    Na sua redação você não conseguiu desenvolver o tema de forma correta, o D1 e o D2 estão bem “pobres” é preciso melhorar na argumentação, e tente deixar explicito dois problemas para serem desenvolvidos no D1 e D2.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 80
    Competência 4: 80
    Competência 5: 160 a conclusão possui todos os elementos necessários.
    NOTA: 640

    • 1
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    Primeiramente, escreva a redação em 4 parágrafos.
    Introdução
    Desenvolvimento 1
    Desenvolvimento 2
    Conclusão
    Cada parágrafo desse precisa cumprir sua função com seus determinados elementos.
    – A tese não está explícita na introdução, o ideial é que esteja.
    – Assim como a tese não está explícita na introdução, o tópico frasal também não está explícito nos desenvolvimentos. O que prejudica a organização dos parágrafos.
    – Atente-se à argumentação da redação, pois houve uma falha nesse sentido.
    – A proposta de intervenção está completa, apesar dos elementos não estarem dispostos de maneira objetiva.

    • 1
  3. Na introdução faltou apenas colocar as suas teses, que são as palavras-chaves que serão abordadas em cada desenvolvimento, por exemplo as causas do problema ou consequências. No caso você colocou que as pessoas não se sentem encaixadas nos padrões idealizados, mas faltou a segunda tese do segundo desenvolvimento que poderia ter colocado como as redes sociais têm sido prejudiciais com estereótipos inalcançáveis. Essas teses precisam estar explícitas na sua introdução, para não perder ponto na competência 3.

    Crie o hábito de colocar algum recurso coesivo sempre que iniciar um parágrafo e um período, a falta prejudica na competência 4. Nota-se que em alguns períodos não fez uso e iniciou o primeiro desenvolvimento sem conectivo, isso não pode acontecer.

    A situação ideal é utilizar 3 repertórios, introdução e os dois desenvolvimentos, mas não tem problema colocar apenas 2 repertórios em seu texto, mas caso siga por esse viés priorize deixá-los nos desenvolvimentos para legitimar sua argumentação. O seu primeiro desenvolvimento ficou perdido.

    Faça um período de conclusão no fim de cada parágrafo, um desfecho crítico nos desenvolvimentos. Faltou concluir o parágrafo de conclusão também.

    C1: 160
    C2:160
    C3: 80
    C4:80
    C5: 200

    Nota: 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.