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TEMA: Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

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De acordo com a psicóloga Marilda Lipp, “o que sobra de uma epidemia é a doença mental”, contudo, atualmente trata-se de um cenário mais grave: uma pandemia. Entretanto, não é novidade a questão da ansiedade e depressão no século XXI, mas devido às situações ainda enfrentadas, a demanda de vítimas aumenta intensamente. Em razão do isolamento social, medida adotada para a prevenção do COVID-19, as famílias se tornam mais vulneráveis ao estresse tóxico, podendo acarretar negativamente o desenvolvimento das crianças.

A ansiedade, considerada o mal do século, traz muita angústia dia após dia na vivência individual. A quantidade de casos dessa e da depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), respectivamente, no ano anterior e neste ano, leva o Brasil ao topo do ranking, ocupando a primeira posição no número de pessoas ansiosas e depressivas. Todavia, devido à COVID-19, estima-se que os percentuais hão de aumentar no decorrer e na cessação dessa pandemia.

O ato de manter-se em casa durante esse período, afetou os relacionamentos familiares, principalmente dos adultos que precisam manter suas condições financeiras, sem os momentos de lazer. Assim, o estresse se torna comum, prejudicando a saúde mental desses agentes produtores, bem como dos filhos. A doutora neuropediatra, Liubiana Arantes de Araújo, explica que esse estresse tóxico é capaz de lesar o futuro dessas crianças, com o aumento de transtornos, depressão, redução da capacidade cognitiva e até mesmo o elevado uso de drogas ilícitas.

A saúde mental é, portanto, um fator preocupante nesse cenário pandêmico, já que os índices de transtornos se elevam severamente. É de fato verídico que a geração dos menores terá marcas sobre a saúde mental ao longo de suas vidas. Contudo, no momento, é fundamental conceder a aceitação das adversidades postas em convívio familiar, tendo a organização tanto dos adultos quanto das crianças para que ambos obtenham tempo para tarefas necessárias, assim como para o lazer.

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4 Correções

  1. Ooi, tudo bem?
    Vou corrigir do jeito que aprendi, mas lembrando que não sou corretora profissional tá?
    COMPETÊNCIA 1: te daria nível 4 (160 pontos), pois percebi alguns erros de pontuação e ortografia;
    COMPETÊNCIA 2: te daria nível 3 (120 pontos), pois percebi ausência de clareza e coerência em alguns parágrafos e vi também umas inadequações vocabulares (por exemplo, no segundo parágrafo, quando você escreveu “dia após dia”, eu fui ensinada que esses tipos de expressão são marcas da oralidade cotidiana, informais sabe);
    COMPETÊNCIA 3: te daria nível 3 também porque achei que depois de inserir dados estatísticos no segundo parágrafo você não argumentou sobre, entende? e no terceiro parágrafo também achei que ficou faltando desenvolver mais;
    COMPETÊNCIA 4: te daria nível 3 pq vi ausência significativa de operadores argumentativos (conectivos tem que estar presentes no começo de cada parágrafo e no começo de cada período) e vi também erros de paralelismo sintático;
    COMPETÊNCIA 5: te daria nível nível 1(40 pontos) porque sua proposta de intervenção está sem agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento, está apenas relacionada com o assunto, ma não está de acordo com o exigido para o tipo textual em questão.
    TOTAL: 560
    obs: não consegui identificar também as teses, (tem que ser duas, pois serão explicadas nos desenvolvimentos) elas são geralmente a causa ou a consequência do problema em questão; no seu texto vi como tese apenas “podendo acarretar negativamente o desenvolvimento das crianças”)
    Bom, é isso!
    Espero ter ajudado :)

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  2. Bom irei lhe ajudar como posso!
    O sua introdução ficou boa, consegui encontrar a tese.
    Possui repertório ligado ao tema, acho que poderia desenvolver mais os seus argumentos para convencer. No d1 quais as angústias que a depressão trás, o d2 argumentou bem.
    Na conclusão foi o único que deixou a deseja, você tem que propor uma solução para esse problema que você citou, tendo que conter os 5 elementos: Agente( quem?), Ação( os que vai ser feito?) Meio( como ), finalidade( objetivo) e detalhamento( informação a mais de algum dos 4 elementos).
    Espero ter ajudado!
    Desejo sucesso!

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  3. Gostei bastante da sua redação, os conectivos foram usados de maneira coerente e as palavras estão escritas corretamente com concordância. Porém na conclusão os elementos(agente, ação,modo/meio e finalidade) não estão muito claros deixando -a imprecisa. Mas parabéns. Melhore nisso e os textos ficarão melhores ainda

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  4. Acredito que sua redação esteja muito boa. Percebo o uso correto dos conectivos e das normas de gramática. Apresenta uma boa estrutura. Porém, há um grave erro na conclusão, não possui os aspectos necessários de uma proposta de intervenção. Não foi possível perceber o agente, a ação, o meio/modo, efeito e nem o detalhamento. Construa uma proposta de intervenção correta e sua redação ficará perfeita!

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