É notório que o analfabetismo no Brasil ainda que muitas vezes possa ser ignorado pelas políticas públicas, vaga por toda a faixa etária, desde crianças até idosos no país. Diante dos dados das avaliações na educação do país, praticamente se vê um descaso atual na educação brasileira. Além de muitos outros motivos, destacam- se a desigualdade social, acessibilidade no passado e no atual momento e ao possível uso da tecnologia.
Sabe- se que, há décadas a educação era priorizada e ofertada apenas às pessoas que possuíam recursos financeiros para desfrutar dos benefícios de tal. O que consequentemente, colocariam as pessoas em situações de baixa renda ainda mais propícia a fazerem parte dos altos números de não alfabetizados.
Logo, devido ao artigo 205, da Constituição Federal de 1988, quando a educação passou a ser um direito de todos e dever do Estado ofertá-la; o que prejudicava agora era o acesso às escolas, uma vez que, eram situadas em locais mais desenvolvidos como municípios, cidades e capitais já que ainda- apesar da intensificação do êxodo rural- existia uma parcela da população no campo que precisariam enfrentar longas distâncias e obstáculos (rios, lamas, poeiras, etc…) para chegarem até às escolas. Isso quando, guiado pelas situações socioeconômicas, tinham que optar entre trabalho e escola, onde a primeira opção sempre sairia como vencedora.
Apesar da questão da falta de acessibilidade física ter sido mais ou menos amenizada com o passar dos anos. Com a pandemia tornou a ser um problema novamente: a acessibilidade virtual. Apesar da maior parte do mundo se manter conectada a internet, o momento vivenciado por todos, evidenciou que ainda existe uma certa quantidade pessoas que não possuem esse acesso tão facilmente, exigindo que estudantes saíssem de suas casas para casas de parentes em outras cidades até, para conseguirem participar das aulas onlines e assim darem continuidade aos seus estudos.
Por outro lado, apesar da tecnologia ter sido uma aliada atualmente e uma promessa de avanço para a educação, esta também pode ser uma inimiga se não usada corretamente no círculo educativo. A tecnologia permite que alunos consigam participar de aulas à distâncias, mas por outro lado, a mesma pode ser responsável por não conseguir prender a atenção dos estudantes como nas salas de aulas e ainda oferece diversos caminhos que levam a distração mais rápida e fácil do aluno, o que poderá fazer com que os números de analfabetos funcionais aumentam ainda mais, prejudicando não só a educação em si, mas uma futura nação que depende seriamente dos seus atuais alunos bem alfabetizados para prosperar. Logo, futuramente esse mundo tecnológico visando a melhoria na educação, pode sim ter grande sucesso, quando usada corretamente.
Portanto, tendo em vista que a acessibilidade apesar dos anos e da diferença de acesso à educação, esta continua sendo um problema que deve ser resolvido. A secretaria de educação deve ofertar planos e pacotes de Internet para que os estudantes não tenham a necessidade de se deslocarem de suas residências a fim de uma conexão. Assim, esta mesma poderá reunir ideias de professores e alunos para melhorar e fazer da tecnologia uma grande aliada da educação, prendendo a total atenção dos alunos enquanto estiverem ou em salas de aulas ou em aulas à distâncias, descartando a possibilidade de distração e atraindo ainda mais os estudantes para a escola.
Marina Azeredo
Em primeiro lugar eu não sou profissional.
Mas irei corrigir sua redação com o pouco conhecimento que sei. Afinal,também sou estudante e estou no 3°ano.
-Não era necessário você escrever 6 parágrafos. Pois o texto dissertativo-argumentativo segue uma estrutura e essa estrutura é:introdução,desenvolvimento e conclusão. E sendo esse o tipo de texto pedido pela banca do enem,a maioria das pessoas que tiraram mil fizeram somente 4 parágrafos. Sendo,um de introdução,dois de desenvolvimentos e um de conclusão.
Além disso,a redação do Enem são 30 linhas não daria para escrever tudo isso.
-Sua argumentação é boa,só que não adianta ter a argumentação boa se a estrutura do texto está errada.
°Recomendo a você que estude a estrutura de um texto dissertativo argumentativo.
-Você escreve super bem,há poucos desvios gramaticais e erros ortográficos.
-Sua conclusão está Incompleta,pois na conclusão é necessário ter uma proposta de intervenção que tenha um agente,uma ação, um meio/modo,a finalidade e o detalhamento.
E você só colocou o agente(secretária de educação), a ação(deve ofertar planos e pacotes de Internet) e a finalidade(para que os estudantes não tenham a necessidade de se deslocarem de suas residências a fim de uma conexão). Além de detalhar mais um pouco, mas faltou o meio ou modo,como esses planos vão ser ofertados.
°Você escreve muito bem, só procure se enquadrar na estrutura do texto.
Assim,tenho certeza que alcançará uma boa nota.
060150170
Cuidado!! Eu também estou no 3 ano, mas eu sinto que falta mais objetividade no seu texto. Como redação da Fuvest você perderia uma boa nota pela quantidade de paragrafos e pela proposta não atendida adequadamente. Como dito em cima a proposta tem de ter agente, ação e etc.
O uso da citação é muito importante na introdução. Deixa eu te ajudar!
Uma boa introdução nota 1000 sempre tem uma citação. Recomendo que você procurar olhar os modelos de introdução, mas tome cuidado para não copiar!
Eu lhe daria no total
*160
*140
*120
*160
NOTA FINAL: 720 (mas tome cuidado, pois sem esses recursos sua redação fica fraca, pobre e sem vida) OK? Bjs e bons estudos!
IMPORTANTE PORTANTO NA INTRODUÇÃO:
1. CONTEXTUALIZAÇÃO mostrar que entendeu o tema;
2. POSICIONAMENTO demonstrar que tem posicionamento diante do tema;
3. PROJETO DE TEXTO indicar um projeto de texto.
Daniel Barbosa
Boa noite, sua redação está bem escrita, porém muito grande, tente escrevê-la usando formato de redações notas mil e assim você conseguirá uma excelente nota.
Parabéns, você escreve muito bem, basta seguir as regras informadas pelos colegas…
C1 = 160
C2 = 160
C3 = 140
C4 = 160
C5 = 160 ====================== 780 PONTOS
Fryda
OLÁ, Stefany!
Vamos lá,
C1- 120
“ainda mais propícia a fazerem” o certo seria propícias para concordar com o sujeito pessoas.
“existia uma parcela da população no campo que precisariam enfrentar longas distâncias e obstáculos” aqui, ainda existem alunos que precisam enfrentar tais situações, então o verbo deve estar no presente e não no passado.
“Com a pandemia tornou a ser um problema novamente”- o certo é tornou-se
“acesso a educação”- este A é craseado, quem tem acesso tem acesso A alguma coisa, no caso seria A educação.Junção da preposição A + artigo A.
Há constantes erros no emprego da vírgula, dê uma estudada mais aprofundada nesse assunto.
C2- 120
Não obedece a estrutura do texto dissertativi-argumentativo.
O repertório utilzado é pertinente ao tema, porém, não houve uso produtivo. Tente incorporar mais o repertório à argumetação.
C3- 160
Elabore um projeto de texto antes de iniciar a escrita, ele irá te dar um norte do que escrever.
E não há presença da marca de autoria.
C4- 160
Presença constante de concetivos, contudo, tente ampliar seu repertório coesivo
C5- 120
Faltou o modo e detalhamento de um desses elementos
Total======680
Vc argumenta muito bem, parabéns! Só atente-se mais a estrutura do texto, procure aumentar seus repertórios e estudar um pouquinho de gramática.
Qualque dúvida, só falar. Bjos!!!
I_gabrielle
– sua redação está com muito longa, com muitos paragráfos e isso deixa seu texto bastante cansativo, o corretor terá que corrigir várias redações e se ele pegar uma correção com 6 parágrafos, talvez ele deixará passar algo desapercibido, fora que no enem só é permitido usar até 30 linhas, então use apenas 4 paragráfos.
– não vejo repertório na sua redação, você não usou nenhum dado e nenhuma citação.
– uso excessivo da vírgula
– você escreveu ” aimda” com m e o correto é ainda*
– proposta de intervenção está incompleta.
– falta de conectivos.
NOTA: *140
*160
*140
*120
*160
NOTA FINAL: 720