Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu minimizar significativamente problemas educacionais, como a taxa de pessoas que não sabem ler. No entanto, devido à desigualdade social e à ineficiência governamental, persiste no país o analfabetismo funcional, que consiste na dificuldade dos indivíduos em entender o sentido e os objetivos de um texto.
Em primeira análise, cabe destacar a interferência das condições sociais na jornada educacional dos cidadãos. Nesse sentido, essa relação torna-se preocupante no Brasil, tendo em vista o contexto de desigualdade que marca o país. Além da diferença de qualidade entre a rede pública e a privada, outros fatores afetam o desenvolvimento intelectual, a exemplo do trabalho infantil, da falta de acompanhamento e da instabilidade familiar.
Além disso, é preciso ressaltar a deficiência governamental quanto à educação básica da rede pública de ensino. Apesar de avanços obtidos mediante programas federais como o Brasil Alfabetizado e o Mais Educação, o Estado, em geral, oferece uma educação de baixa qualidade, sobretudo em razão dos escasso investimentos (não raramente desviados) e da ausência de planejamento e fiscalização.
Desse modo, a fim de que haja um ensino básico de qualidade acessível a todos, é necessário que o Poder Legislativo elabore leis que garantam a fiscalização rígida das verbas públicas destinadas à educação, bem como a punição de atos ilícitos. Tais medidas podem se efetivar com a colaboração de agentes de órgãos públicos de controle, que devem ser devidamente recompensados pelas ações de combate à corrupção.
madriele03
Nota 01 – 160 – Poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota 02 – 140 – Pouco uso de outras áreas de conhecimento e boa estrutura textual.
Nota 03 – 140 – Use mais seu ponto de vista e senso crítico.
nota 04 – 160 – Bom uso dos conectivos.
Nota 03 – 140 – Não usou todos os elementos conclusivos.
amandars
Texto bem elaborado, estruturado e muito bem desenvolvido. Argumentos bons e conclusão perfeita. A única coisa que faltou foi uma alusão (que pode ser livros, filmes, dados estatísticos, filósofos…) que remetem e se encaixem no tema para complementar suas ideias e o seu argumento, apenas isso mesmo. No restante tudo ótimo, parabéns!
Tamara Táfila Santos Fialho
Redação contundente, clara e objetiva. Faltou você complementar com mais textos, dados estatísticos para que assim pudesse posteriormente enriquecer seu texto. Não vislumbrei muitos erros ortográficos, uma boa organização quanto a introdução, desenvolvimento e conclusão, informações concisas e do mais tudo bem… Sucesso!