De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, todos os indivíduos possuem direito à educação, contudo, a verdadeira realidade é distinta a essa lei. Assim, como consequência, o analfabetismo funcional se faz presente no país. À vista disso, torna-se preciso o debate acerca da evasão escolar e da carência de estruturas educacionais em zonas precárias.
Em primeira análise, vale ressaltar que uma grande parte dos estudantes opta por abandonar a escola. Esse abandono se expressa nos dados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde a taxa de analfabetos no Brasil, com 15 anos ou mais em 2014 foi estimada em 12,3 milhões de pessoas. Desse modo, é possível deduzir que os jovens dedicam-se a trabalhos infantis desde muito cedo, o que causa a perda do interesse em aprender e buscar uma escolarização futuramente.
Em segundo lugar, é importante frisar a falta de acesso a institutos de ensino em áreas rurais. Assim, o Nordeste, região que se enquadra dessa situação, em 2014 manteve-se com a taxa de analfabetismo em 27,1%, a mais alta em comparação a outras, segundo o IBGE. Dessa maneira, fica explícita a negligência estatal em não disponibilizar unidades escolares em locais de necessidade, o que traz prejuízos irreversíveis aos alunos carentes e sem recursos para serem educados.
Portanto, são necessárias medidas capazes de solucionar a temática abordada. Logo, cabe ao Governo Federal e o MEC (Ministério da Educação) destinarem verbas para a construção de estabelecimentos acadêmicos em ambientes necessitados, além disso, devem ser criados programas específicos com metodologia inovadoras para resgatar e educar alunos que abandonaram os estudos. Feito isso, o direito constitucional poderá ser provido a todos.
deboranamitala
Olá, bom seu texto é bem escrito e nota-se que você conhece a estrutura cobrada em uma redação dissertativa argumentativa.
Sua introdução está muito bem feita, começou com um referencial e especificou bem suas teses.
“De acordo com a Constituição Brasileira (Federal no lugar de brasileira) de 1988, todos os indivíduos possuem direito à educação, contudo, a verdadeira realidade (brasileira) é distinta a essa lei.”
O final da frase ficou um pouco vago, “contudo a verdadeira realidade o que? não especificou qual realidade estava sendo mencionada. Por isso coloquei uma sugestão de no lugar de constituição brasileira colocar Federal, para assim conseguir especificar que a realidade que você quer mencionar é a brasileira melhorando assim a coesão dessa frase.
Seu primeiro desenvolvimento esta ok, você trouxe um referencial mas faltou problematizar ele, ao invés de colocar o seu ponto de vista de forma objetiva você apenas “deduziu” que o abandono é por causa do trabalho desde a infancia, mas seu dado estatistico não comprovou que os alunos que saem da escola são por causa do trabalho, ele apenas disse que taxa de analfabetos no Brasil, com 15 anos ou mais em 2014 foi estimada em 12,3 milhões de pessoas.
Para o corretor você ter “deduzido” que os analfabetos brasileiros são todos por causa do trabalho é algo irrelevante, pois, pode ter vários motivos para isso, como a falta de acesso a escolas, falta de transporte e etc. Para dizer isso o referencial deveria ser uma pesquisa comprovando que x% dos analfabetos são por causa do trabalho infantil.
Seu segundo desenvolvimento está masi coeso. Só poderia trocar o termo “rural”
“Em segundo lugar, é importante frisar a falta de acesso a institutos de ensino em áreas rurais. Assim, o Nordeste, região que se enquadra dessa situação….”
Sua tese é: carência de estruturas educacionais em zonas precárias.
Na primeira frase desse parágrafo você utilizou o termo rural e complementando disse que o nordeste se enquadra nessa situação, porém não só o nordeste possui áreas rurais, em todo o territorio brasileiro possui ( amazonas, amapa, roraima etc também possui muitas áreas rurais sem escolaridade). Logo, ao invés de rural podeira ter usado o termo “precárias” mesmo que repetisse o mesmo termo da tese.
Tirando isso seu segundo desenvolvimeto está ótimo.
Sua conclusão está um pouco enxuta demais ao meu ver. Por ela valer 200 deve ser bem detalhada e bem especificada, pois se tiver todos os agentes cobrados e ela for datalhada você já consegue 200 pontos na redação. Por isso procure caprichar para não correr o risco de perder ponto atoa.
Agente: Governo Federal e o MEC
Ação: verbas construção de estabelecimentos acadêmicos em ambientes necessitados
Meio: verbas
Finalidade: para resgatar e educar alunos que abandonaram os estudos.
Tem todos os critérios mas faltou detalhamento.
Sugestão: Portanto, faz-se necessárias medidas que visem contornar essa situação. Logo, cabe ao Governo Federal e o MEC (Ministério da Educação) destinarem verbas para a construção de estabelecimentos acadêmicos em ambientes necessitados, proporcionando aos indivíduos desta área seu direito de acesso à educação, além disso, devem ser criados programas específicos com metodologia inovadoras para resgatar, educar e incentivar alunos a continuarem os estudos. Desse modo, tomando-se as medidas discutidas, o direito constitucional de educação poderá ser provido a todos os brasileiros.
Comp 1: 160
Comp 2: 140
Comp 3: 140
Comp 4: 200
Comp 5: 160
Total: 800
VitorLdeLetras
Boa tarde,
Sua redação está ótima e, em geral, atende a todos os requisitos.
Segue sugestões de melhoria::
-Busque variar nos conhecimentos de mundo. Dados são bons, entretanto, procure mostrar situações ou cite exemplos da atualidade para ratificá-los;
-Não há necessidade de escrever uma sigla e explicá-la, caso não for usá-la novamente. Ex: Ministério da Educação é usado somente uma vez, logo não é preciso explicitar sua sigla;
-No parágrafo de introdução, concordando com as dicas dos colegas, ficaria mais correto e amigável se “De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, todos os indivíduos possuem direito à educação”, fosse um período, “e a verdadeira realidade é distinta a essa lei.”, fosse outro.
Fora isso, seu texto está excelente. Daria uma nota final de 880 :)
Bons estudos!
anacxroline
Bom texto! Deu para perceber que você tem conhecimento do estilo de redação.
Sua introdução ficou boa, apresentou o tema e já antecipou um pouco a argumentação, e deu pra identificar sua tese, ótimo.
No 2º parágrafo, acho que seria interessante trazer dados sobre o trabalho infantil, para enriquecer sua argumentação e não ficar somente no senso comum (ou na dedução).
O 3º parágrafo ficou ótimo também, não vejo erros.
A sua conclusão ficou um pouco vaga pois você optou por trazer duas propostas, então não deu para desenvolver muito. Recomendo que você procure apresentar somente uma proposta e focar em melhor desenvolvê-la, trazendo todos os agentes necessários.
Gostei muito do jeito que você concluiu o texto, mostrando coesão com a introdução, parabéns!!
Ariel_hsy
Competência I: Logo no início do texto houve um desvio de pontuação, pois deveria ter-se colocado um ponto final antes de “contudo”.
De resto, a gramática tá perfeita.
Competência II: quanto à compreensão temática, eu senti que quase houve um tangenciamento pois, apesar de a evasão escolas estar atrelada ao analfabetismo funcional, dá a impressão, no seu texto, de que é o único fator gerador do analfabetismo funcional.
Competência III: O repertório foi bom, devido aos dados estatísticos, mas tome cuidado. Você pesquisou esse tema antes de fazer a redação? Se sim, lembra que na hora do ENEM não será possível pesquisar nada, só tendo os textos base como referencial. Se embasar demais em dados estatísticos pode ser perigoso pois dificilmente será possível lembrar a porcentagem de forma exata dado o tema.
Competência IV: A estrutura textual tá excelente. Os conectivos muito bem usados!
Competência V: senti que faltou explicar melhor o modo de se resolver essa problemática. Tá, será criadas novas escolas e ambientes propicios para a educação social, mas e como funcionária? Quem organizaria tais eventos, além do MEC? Por que as pessoas optariam por retornar à escola? Só isso seria suficiente para reduzir o problema do analfabetismo funcional? Eu, por experiência própria, conheço gente que é formada no Ensino Superior e, ainda sim, não tem o mínimo senso político ou repertório tecnológico.
Obs: você escreveu muito bem, e a redação atende à grande maioria dos requisitos.
I: 200
II: 160
III 160
IV: 120
V: 160
Nota: 800 – 860