TEMA: ANALFABETISMO E ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

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TEMA: ANALFABETISMO E ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, em 2017, cerca de 7%, dentre pessoas com mais de 15 anos, são analfabetas e 29% analfabetas funcionais. Esses dados revelam o quanto esse problema ainda é presente, mesmo no século XXI. Diante disso, tem-se como uma das principais causas a desigualdade social e como consequência a exclusão do indivíduo da sociedade.

Em primeira análise, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da ONU, o Brasil ocupa a décima posição no ranking de desigualdade social no mundo. Como resultado, temos um grande impacto negativo na educação dos brasileiros. Em decorrência desse contraste na sociedade, são cada vez maiores a dificuldade de acesso ao ensino, a baixa qualidade das escolas públicas e a evasão escolar.

Ademais, pessoas analfabetas acabam sendo excluídas da sociedade. Visto que, cidadãos com um nível mais elevado de educação acabam tendo mais oportunidades do que aqueles que sequer concluíram a educação básica. Como exemplo, pode-se citar o direito ao voto para os analfabetos que só foi conquistado em 1985 por meio de emenda constitucional e, atualmente, o impasse do desemprego no país, que atinge, principalmente, pessoas com ensino médio incompleto, conforme pesquisa feita pelo IBGE.

Mediante o exposto, o problema do analfabetismo no Brasil ainda é uma realidade vergonhosa a ser enfrentada. Portanto, tem-se a necessidade de dar maior atenção à área da educação, principalmente a básica, para que essa questão deixe de existir nos próximos tempos.

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2 Correções

  1. Em sua redação pude perceber que você explorou bem os dados estatísticos e isso enriqueceu muito seus argumentos, muito bem. Além disso, sua introdução está bem estruturada com a tese e os tópicos que a sustentam.
    Entretanto, o primeiro parágrafo deixou a desejar na questão que envolve o porquê que a desigualdade influencia no analfabetismo, ou seja, a relação mais explícita entre elas.
    O segundo parágrafo ficou, a meu ver, completíssimo.
    E, por último, porém não menos importante, a sua conclusão na qual realmente faltaram agentes, como o governo, o Ministério Público, as mídias, entre outros, e ações mais completas e inovadoras para enriquecer a chamada proposta de intervenção, dispositivo central e indispensável da conclusão.

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  2. INTRODUÇÃO: você embasou bem e deixou bem claro sua tese e argumentos, mas uma dica: seria bem legal você explicar o que é pelo menos analfabetismo funcional.

    DESENVOLVIMENTO: gostei bastante do primeiro, mas o segundo ficou praticamente expositivo e não argumentativo. Você trouxe exemplos e dados, mas não desenvolveu. Tome cuidado com isso!

    CONCLUSÃO: você praticamente não propôs nada, só constatou que algo precisa ser feito. Lembre-se que sua conclusão deve ser o mais detalhada possível!! Para te ajudar lembre-se dos 5 elementos essenciais: o quê, quem, como, para quê, detalhamento.

    Espero ter te ajudado. Continue treinando que você vai longe!

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