Regente

Tema Alternativas para reverter a crise hídrica no brasil

  • 0

No Brasil contemporâneo, a crise hídrica tem evoluído de forma significativa, por meio da migração da alta pressão atmosférica de áreas próximas ao Nordeste para o Sudeste e demais regiões. Nesse sentido, é perceptível a importância do Poder Executivo Municipal enquanto agente transformador, posto que é capaz de desenvolver projetos de prevenção a problemas como as secas e enchentes no território brasileiro.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que no século XXI, infelizmente, não se tem explicações suficientes quanto as causas das secas, no Brasil. Por outro lado, é imprescindível observar que as prefeituras dos municípios poderiam beneficiar a população que sofre com este fato, visto a capacidade de mobilizar verbas no intuito de fornecer a sociedade o que falta com a crise hídrica. Portanto, é evidente a possibilidade de atuação do Poder Executivo municipal na circunstância de secas.

Ademais, no que relaciona-se às cheias, existe notoriedade no fato de que os lixos descartados pela população impulsionam a ocorrência destas. No entanto, de maneira idêntica às estiagens, as alagações poderiam ser solucionadas pela ação governamental, haja vista que esta pode intervir quanto à ausência de saneamento básico. Isto é, a prefeitura pode promover sistemas de drenagem e, quanto não o faz, permite a ocorrência das enchentes, outra característica da crise hídrica no Brasil.

Depreende-se, portanto, que o papel do Poder Executivo é relevante para solucionar a crise hídrica, no Brasil contemporâneo. Destarte, cabe à Prefeitura dos municípios brasileiros a mobilização de verbas públicas no sentido de fornecer à população que sofre com a seca os suprimentos que lhes são necessários. Assim como, é seu dever concentrar esforços para resolver a falta de saneamento básico, com o fim de impedir as alagações em territórios brasileiros por meio do investimento de verbas.

Compartilhar

2 Correções

  1. O tema abordado é interessante. Sua redação está bem elaborada, a argumentação está coerente, boa tambem, possui um desenvolvimento muito bom, nao há nenhum erro ortográfico e você possui um domínio linguístico excelente. Sou iniciante, não sei se meu ponto de vista esta totalmente correto, espero estar. amei sua redação. Parabéns

    • 0
  2. Olá Cartola!
    Irei explicar parte por parte sua redação caso eu veja algum problema na mesma, irei destacar o que poderia melhorar e o que está bom.

    Começando por sua introdução:
    Seguindo a norma das competências sua introdução está ótima, você demonstrou bem seu domínio sobre a norma culta a língua portuguesa, além de uma boa argumentação do tema e a organização dos parágrafos. Seu ponto de vista foi claro e direto no assunto sem ferir os direitos humanos, o que contribui para que na competência 1 até o momento sua nota seja 200.

    Desenvolvimento:
    No momento que você citou um fato histórico como parte de seu argumento foi muito bom além de interessante. Porém acredito que seu objetivo era fazer um texto curto, entretanto, direto ao ponto e neste sentido você soube muito bem fazer um texto curto porém bem argumentado, com um bom domínio da língua portuguesa e você se mostrou conhecedor(a) do tema proposto tanto no desenvolvimento 1 quanto o 2.

    Conclusão:
    Acredito que li umas 500 vezes para encontrar a mínima coisinha fora do lugar mas sinceramente não encontrei nada.

    Sua nota geral seguindo as competências acredito que sua nota seria a seguinte:

    C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    Total: 1.000

    Meus parabéns, sua redação apesar de curta foi ótima!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.