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TEMA: Alternativas para reinserção social de ex-encarcerados no Brasil (modelo ENEM)

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Na série “Os Carcereiros”, são perceptíveis as dificuldades pelas quais o modelo prisional sofre, principalmente no que se refere à ressocialização dos detentos. No Brasil hodierno, a realidade é análoga à ficção, já que as ações discriminatórias e o possível retorno ao crime são entraves para o firmamento dessa reintegração.

Em primeira análise, consoante o filósofo francês Sartre, “o ser humano é livre e responsável, cabe a ele escolher seu modo de agir”. No entanto, as escolhas pertinentes a um passado de crimes refletem nas atitudes de discriminação que os ex-encarcerados recebem, tornando-os prisioneiros de suas ações, apesar de terem sido libertados. Com feito, o preconceito gerado aos ex-presidiários constata que não ocorre a efetivação da reinserção social, ao passo em que são submetidos a situações desagradáveis, a exemplo de xingamentos, de exclusão em vagas de emprego e afins.

Outrossim, um dos fatores que implicam para a total integração dos ex-detentos na sociedade é a baixa qualidade da educação dessas pessoas. Por isso, ao contrário da Suíça – país detentor de um excelente modelo educacional e que fechou diversos presídios por não ter mais presidiários, conforme a notícia do Portal G1 – o Brasil detém uma lotação desregular no sistema penitenciário. Sob tal ótica, o matemático Pitágoras relatou que “para não castigar os adultos, é necessário educar as crianças”, ou seja, as medidas preventivas devem ser associadas à educação, de modo que essas pessoas, anteriormente privadas de liberdade, não estabeleçam uma vulnerabilidade para retornar ao crime.

Portanto, infere-se que o Governo Federal – instância máxima do Poder Executivo – deve criar projetos de assistencialismo, como também de educação, para os ex-encarcerados, por meio de grupos nos CREAS (Centros de Referência Especializado em Assistência Social), que envolvam a participação de psicólogos, assistentes sociais, entre outros, com o intuito de possibilitar alternativas para reinserção social de ex-detentos no Brasil. Enfim, a partir dessas ações, as dificuldades nesse cenário serão sanadas, ao contrário do que é mostrado em “Os Carcereiros”.

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2 Correções

  1. Boa noite, essa é uma das minhas priemiras correções nessa plataforma, então vamos lá!
    C1: 200 (ao meu ver está tudo certinho!)
    C2: 200 (usou repertório na medida certa e de vários tipos, amei)
    C3: 200 ( ficou tudo muito organizado e bem claro, ficou ótimo)
    C4: 200 (realmente não encontrei nenhuma falha no quesito)
    C5: 160 (senti falta de uma síntese sobre os desenvolvimentos e, só então, a apresentação da proposta)
    Total: 960!
    Adorei o texto, de verdade!
    Parabéns! Torço por você, ficou realmente excelente sua redação!

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  2. Nossa ! que texto incrível…você apresenta um super domínio na norma culta da lingua portuguesa, em nenhum momento houve fuga do seu tema, defendeu seu ponto de vista muito bem.E sua proposta de intervenção também ficou ótima, eu realmente acredito que você possa estar bem perto dos 1000 pontos da redação, a unica oservação que quero que se atente é nos significados das palavras mais dificeis, elas podem enrriquecer o seu texto, mais empregadas de forma errada pode dar um duplo sentido ou uma interpretação errada na frase em que for empregada.

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