Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excesso de peso. Fora das telas, a má alimentação e a obesidade nos cidadãos brasileiros vêm tendo um crescimento alarmante nos últimos anos. Assim, é lícito afirmar que distúrbios físicos e o aparecimento de doenças são consequências que geram a perpetuação desse cenário negativo.
Em primeira análise, cabe salientar que a industrialização vem cada vez mais apresentando maneiras fáceis e calóricas de alimentação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2020, houve um aumento significativo de obesidade no Brasil. Em síntese, por não adotar uma dieta adequada, poderá se ocasionar o excesso de peso, gerando transtornos como a baixa autoestima e a bulimia, pelo indivíduo não aceitar sua imagem e não se encaixar no “padrão” imposto pela sociedade, podendo colocar sua saúde em risco ao ingerir medicamentos para emagrecimento.
Além disso, a obesidade pode trazer diversas doenças para a população, afetando diretamente sua qualidade de vida. Essa complicação pode oferecer riscos como o aparecimento de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Entretanto, esses malefícios podem ser reduzidos a partir da prática de exercícios físicos, que garantem melhorias na saúde da população.
Entende-se, diante do exposto, que medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo devem ser adotadas. O Ministério da Saúde deve criar campanhas para a prática de exercícios físicos, a fim de ofertar uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida da população. Somado a isso, o Ministério da Educação deve criar programas que ofereçam uma alimentação balanceada desde os anos iniciais, para que assim, esse hábito possa ser perpetuado e evitando gerar efeitos negativos na saúde. Dessa forma, será possível, aos poucos, diminuir as consequências da má alimentação e obesidade no Brasil.
viniciusdemorais
Olá, vim corrigir sua redação!
Espero que goste e, qualquer coisa,
pode me contatar por via mensagem. (Correção feita por Vinícius de Morais)
TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil
Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excesso de peso. (Contextualize um pouco mais, transite melhor depois) Fora das telas, a má alimentação e a obesidade nos cidadãos brasileiros vêm tendo um crescimento alarmante nos últimos anos. Assim, é lícito afirmar que distúrbios físicos e o aparecimento de doenças são consequências que geram a perpetuação desse cenário negativo. (Pronto, transição ida, contextualização bacana e tese explícita (senti falta de uma segunda ideia para argumentação nela, porém percebo o que quis propor, é para o D1 e D2. Já aqui no final, feche com maior dispor o que você pôs, ficou faltando uma amarração das ideias.)
Em primeira análise, cabe salientar que a industrialização vem cada vez mais apresentando maneiras fáceis e calóricas de alimentação (Ótimo). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2020 (IBGE, não precisa destrinchar e dizer a sigla, só a ponha, uma vez que ela é conhecida!), houve um aumento significativo de obesidade no Brasil. Em síntese, por não adotar uma dieta adequada (quem?), poderá se ocasionar o excesso de peso, gerando transtornos como a baixa autoestima e a bulimia, pelo indivíduo não aceitar sua imagem e não se encaixar no “padrão” imposto pela sociedade, podendo colocar sua saúde em risco ao ingerir medicamentos para emagrecimento. (muito bom argumento, mas disserte mais sobre o assunto, use mais uma área do conhecimento para credibilizar toda a sua argumentação final.)
Além disso, a obesidade pode trazer diversas doenças para a população, afetando diretamente sua qualidade de vida. Essa complicação pode oferecer riscos como o aparecimento de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares (me ponha um dado que comprove isso…). Entretanto, esses malefícios podem ser reduzidos a partir da prática de exercícios físicos ( -, sem vírgula), que garantem melhorias na saúde da população (comprove! Precisa-se de comprovações, não basta só afirmar). (Aqui, o parágrafo está muito pequeno, no papel vai ficar menor, perderia ponto pela falta simétrica de linhas entre os parágrafos, podendo os desenvolver mais.)
1º ponto: desenvolva mais esse parágrafo, assim como os anteriores, percebe-se uma boa linha de raciocínio, mas que se perde no pouco fomento ao desenvolvimento do texto e maior incorporação de informações.
Entende-se, diante do exposto, que medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo devem ser adotadas (perfeito isso aqui, mas relacione ao assunto, traga ele em palavras, por exemplo: medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo acerca da relação entre a irregularidade na alimentação diante do processo de obesidade – é um exemplo meramente ilustrativo para mostrar que o assunto foi relacionado). O Ministério da Saúde deve criar campanhas para a prática de exercícios físicos, a fim de ofertar uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida da população (desenvolva mais isso… de que forma isso seria feito e onde? Detalhe!). Somado a isso, o Ministério da Educação deve criar programas que ofereçam uma alimentação balanceada (que poderia estar em conjunto com o Ministério da Saúde, não?) desde os anos iniciais (no entanto, se não me falhe, já há… o que poderia ser feito é a maior implementação disso e trazer mais severidade ao assunto no setor escolar independente de privatização ou setor público), para que assim, esse hábito possa ser perpetuado e evitando gerar efeitos negativos na saúde (desenvolva mais aqui também, não basta isso, detalhe mais o porquê, de que forma seria feita ou exemplifique o procedimento que será ordenado). Dessa forma, será possível, aos poucos, diminuir as consequências da má alimentação e obesidade no Brasil. (Bom fechamento!)
C1 – 180
C2 – 180
C3 – 140
C4 – 180
C5 – 140
Nota: 820
OBS: Eu não sou corretor, mas estou aqui para ajudar no que for preciso, assim como você comigo. Que possamos buscar desenvolver cada vez mais! Adorei o texto, mas senti falta de maior credibilidade e também, em certos pontos, que via o desenrolar da situação você parava de dissertar e finalizava, quando podia prender mais ainda atenção do leitor/corretor. Enfim, que dê tudo na jornada e estou aqui na torcida quanto ao rumo do seu 1000! E boas provas!!!