Iniciante

Tema: Adoção de crianças no Brasil

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Em 2013, foi exibida na Televisão Brasileira a novela Chiquititas , que abordava o cotidiano de órfãos em um em um abrigo de boa convivência e estruturação. Em contrapartida, esse contexto romantizado diverge da realidade, em que há um enorme percentual de crianças à espera de adoção no Brasil. Desse modo, a burocracia no processo e a preferência proveniente dos adotantes são empecilhos para a diminuição desse contingente.

A priori, é preocupante a negligência ainda presente nos meios adotivos. Dentre os principais motivos desta, tem-se a demora na busca de perfis e seus respectivos resultados, além do não cumprimento de prazos processuais. Ademais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) corrobora para a tal burocratização, mediante a divisão dos perfis em categorias como raça, cor, etnia. Dessa forma, a dificuldade em dispor crianças à adoção e atender os perfis exigidos contribuem para a morosidade do processo.

Outrossim, também prevalece o preconceito dos futuros pais em relação aos infantes suscetíveis à adoção. De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, há cerca de 9 mil crianças disponíveis diante de, aproximadamente, 43 mil adotantes . Essa divergência é decorrente, em grande parte, da escolha padronizada no processo de adoção, em que há preferência por crianças de pele branca, menores de 5 anos e do sexo feminino.

Portanto, é mister que o Governo, aliado ao Conselho Nacional de Justiça, promova melhorias no processo de adoção, por meio de multirões e ações comunitárias em praças e bairros com o intuito de oferecer maior fluidez no atendimento aos adotantes. Além disso, a mídia deve promover campanhas publicitárias em rádio, televisão e redes sociais com o fito de incentivar a adoção tardia e minimizar as preferências na escolha das crianças. Assim, torna-se possível transpor a visão idealizada da televisão aos âmbitos realistas.

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5 Correções

  1. C1 Domínio da norma culta: 160. Você escreve bem, mas apresenta os errinhos simples.
    C2 Compreensão da proposta: 200
    C3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200
    C4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos: 200
    C5 Proposta de Intervenção:

    Portanto, é mister que o /PRIMEIRA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Governo, aliado ao Conselho Nacional de Justiça (QUEM), promova melhorias no processo de adoção (O QUÊ), por meio de multirões e ações comunitárias em praças e bairros com o intuito de oferecer maior fluidez no atendimento aos adotantes (COMO)./ Além disso, a mídia (QUEM) deve promover campanhas publicitárias em rádio, televisão e redes sociais (O QUÊ) com o fito de incentivar a adoção tardia e minimizar as preferências na escolha das crianças (PARA QUÊ). Assim, torna-se possível transpor a visão idealizada da televisão aos âmbitos realistas.

    Portanto, mais vale um pássaro na mão do que dois voando hehe. Se você conseguir usar todos os agentes nas duas propostas de intervenção é ótimo, mas toma cuidado com as linhas na hora da prova e com faltar informação em uma das duas. Só a que tiver completa será avaliada.

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  2. Ao ler sua redação, percebi que você tem um excelente domínio da escrita formal. Não consegui encontrar erros ortográficos, e você utilizou conectivos ao longo do texto. Sua conclusão respeitou os direitos humanos e foi bem desenvolvida.
    Para melhorar, sugiro que inclua estatísticas ou citaçãos no desenvolvimento, para enriquecer seu texto.

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  3. Introdução pautada na área televisiva, muito bem feita, teses apontadas de forma explícita :)
    Há um número baixo de desvios gramaticais.
    A argumentação eu achei que faltou aprofundar e detalhar mais seus argumentos. Como os dados citados no fim da D2, você meio que não indicou a fonte, ou não contextualizou com a área citada anteriormente, caso seja a mesma fonte, isso não ficou explícito.
    Na intervenção você fragmentou a proposta, você fez 2 propostas em 1, e nenhuma das duas está completa, atente-se para os 5 elementos cobrados pela banca:
    Quem vai fazer?
    O que fazer?
    Como fazer?
    Por que fazer ?
    Para que fazer ?
    É avaliado apenas a proposta mais completa e a outra é “ignorada” na pontuação da C5.
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 160

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  4. Gostei muito da maneira como você finalizou seu texto na proposta de intervenção e como você utilizou os dados ao longo do texto. Sua tese está impecável, bem como o seu texto em geral!! O desenvolvimento e a introdução do seu texto estão bem elaborados! Você está no caminho certo para a nota 1000!! Parabéns

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  5. Você tem um excelente domínio da língua portuguesa, não colocou o tema mas seu texto foi tão claro que compreendi, selecionou e relacionou seus argumentos com a proposta, no entanto em “foi exibida na Televisão Brasileira a novela Chiquititas , que abordava o…” não se separa sujeito do predicado. Aqui a informação foi quebrada, o que Chiquititas aborda? o quê que abordava o cotidiano dos orfãos?

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