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Tema: acessibilidade no Brasil (redação estilo Enem)

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A série “The Flash”, produzida pela Warner, retrata a eminência da locomoção no contexto heroico para a concretização de ações policiais. Ao longo da trama, a narrativa revela a importância da acessibilidade no cotidiano, por intermédio do Laboratório Star – local onde a equipe orientava o Flash nos salvamentos diários – que foi projetado especificamente para o Dr. Wells, dono do espaço de pesquisas que também é conhecido como “Flash Reverso”, o qual necessita da cadeira de rodas para se manter vivo e conseguir se locomover, dado que ele perdeu a habilidade de correr após acontecimentos que delimitaram seu futuro. Fora da ficção, o cenário retratado pode ser relacionado ao quadro atual brasileiro: a acessibilidade torna-se um problema pela ignorância populacional caracterizada pela escassez de empatia que gera ineficiência no desempenho de gestos comuns e essenciais.

Sob esse viés, denuncia-se a irrelevância do ser humano aos entraves da comunidade como incentivador do revés. Segundo C.S. Lewis, romancista irlandês, “a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”, haja vista que a falta de compaixão, a qual leva o indivíduo tornar o ambiente melhor e acessível para outras pessoas, demonstra-se ser uma prática de desmatamento. Associado a isso, está a sociedade como mobilizadora da educação hodierna, uma vez que ela é responsável por habilitar a equivalência de direitos que contorna a exclusão social de pessoas que, de certa forma, encontram-se afastadas do corpo social pelas dificuldades encontradas na acessibilidade no Brasil. Logo, a igualdade perante a lei, prevista na Constituição Federal de 1988, será realizada quando a corporação abandonar o egocentrismo e exercer a função de um educador moderno, criando, desse modo, um mundo acessível.

Por conseguinte, a incapacidade na realização de tarefas é consequência da limitada acessibilidade – promovida pelo Estado – aos grupos portadores de dificuldades físicas ou mentais. Segundo Martin Luther King, ativista americano, “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça de todo lugar”, o que delimita o desprovimento de ambientes acessíveis para a população a uma atitude injusta ao Brasil, tendo em vista que tal cenário demonstra a incapacidade governamental na inclusão do corpo civil. Além disso, a falta de acessibilidade ocasiona a desestruturação comportamental, acesso comum às necessidades, visto que o espaço físico tem influência na capacitação do comportamento individual: uma pessoa cadeirante não consegue se locomover em escadas. Dessa forma, o Governo Federal mobiliza as diferenças sociais pela ignorância em tornar o país capacitado nos afazeres trabalhistas para todos os cidadãos.

Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes para evitar a exclusão social brasileira. Para o direito à benéfica acessibilidade, urge que o Ministério Público – órgão responsável pela criação e alteração legislativa – crie, por meio de investimentos nos centros urbanos, leis que tornem obrigatório a inclusão de grupos prioritários pelas sinalizações nas cidades. Tais leis serão concretizadas pela presença de sinais visuais e auditivos nas calçadas urbanas, que lado a lado, necessita do Ministério da Educação para fundamentar o ensino desses interventores nas escolas, proporcionando a compaixão em irrigar desertos, ou seja, a alimentação da esperança pela igualdade. Somente assim, será possível tornar a sociedade interligada pela comunicação, assim como em “The Flash” quando a equipe possibilitava a integração pela acessibilidade.

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8 Correções

  1. Oi, de novo! Matheus, AMO ler suas redações, mas odeio corrigi-las. Você quase não tem erros, cara. Eu não sei se rio ou choro das correções que você recebe, esse site já foi bom. Faça mais correções, nosso cérebro aprende melhor quando ensinamos outros, e você não tem mais o que aprender nas redações. O Mr.Crozma, o prodígio do site, ta off e são raros os que fazem correção decente por aqui, então, não se esconda.

    Você errou pouquissimas coisas, na verdade, detalhes.

    INTRODUÇÃO

    -> ausência de vírgula: “caracterizada pela escassez de empatia[,] que gera ineficiência no desempenho de gestos comuns e essenciais.”; teve vírgula pelo fato do “que” iniciar uma O.S.Adj explicativa. Você não estava se restringindo apenas àquela escassez de empatia que causava a ineficiência, você estava explicando que essa escassez resultava em uma ineficiência.

    -> uma coisa que eu vou ter que concordar com os demais, é que sua introdução realmente ficou bem longa. As redações 1000 geralmente têm a intro longa mesmo, mas a sua ficou do tamanho de um desenvolvimento, tente reduzir [só um pouco] mais.

    D1

    -> incoerência: “haja vista que a falta de compaixão, a qual leva o indivíduo tornar o ambiente melhor e acessível para outras pessoas”; a falta de compaixão leva o indivíduo a tornar o ambiente melhor e acessível ?? Não seria a presença da compaixão? Isoladamente, eu entendi que você estava se referindo apenas à palavra “compaixão”, mas não foi isso que você disse.

    -> concordância nominal em gênenro: “Associado a isso, está a sociedade”; “Associada”, pois concorda com a palavra feminina “sociedade”.

    D2

    -> ausência de crase: “ ‘a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça [à] justiça de todo lugar’ ”

    CONCLUSÃO

    -> completa e MUITO BEM detalhada, parabéns!

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    = 960 [representativa]

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  2. Você escreve bem, isso é notório, mas infelizmente sua introdução ficou bem grande, e dentre isso as redações nota mil tem um tipo de padronização, vi pequenos erros mas creio que passou despercebido, está ótimo, nao entendo muito de nota, mas creio que ficaria entre 900/1000

    continue assim, parabéns <3

    • 2
  3. C1: Apenas no primeiro parágrafo de desenvolvimento encontrei o que possivelmente poderia ser um erro de coesão. Mas como foi apenas um vou dar 200
    C2: apresenta domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200
    C3: seu texto possui um repertorio consistente, mas não fique apenas preso em citações, utilize outros meios de argumentação, seja por dados, fatos históricos. Mesmo assim, conseguiu me convencer que é um problema. 200
    C4: articulou muito bem os recursos coesivos. 200
    C5: sua posposta atende a temática, possuindo os 5 critérios necessários. 200

    total: 1000

    espero ter ajudado :)

    • 1
  4. Gostei da sua citação utilizada na introdução. Seu 1° desenvolvimento foi bem explicativo e bem desenvolvido, no seu 2° desenvolvimento gostei de ter citado um especialista. Sua conclusão foi ótima, você retomou ao tema, citando um pouco dos desenvolvimento e mostrando uma proposta necessária.

    • 0
  5. Achei a redação incrível está bem contextualizada, visto que vc conseguio unir todas as suas propostas .
    Introdução: no meu ponto de vista sua introdução está muito grande, vc poderia ter simplificado de modo que ficasse maos claro.
    O d1: ficou a desejar mais elaboração
    O d2: ficou bem argumentado coerente com a tese e com bons argumentos
    Conclusão : faltou o detalhamento por isso se tornou incompleta.
    Mas no geral, foi um ótimo texto.

    • 0
  6. Oii gente! Sei que alguns possam estar julgando meu texto por ser muito grande… mas eu passei para folha e de acordo com a minha letra deu 7 linhas de introdução, 8 linhas para os dois desenvolvimentos e 7 linhas para a conclusão. Totalizando 30 linhas. No Enem também, há redações nota 1000 que já que são maiores que essa, levando em conta a quantidade de palavras presentes na redação.
    Então em relação ao tamanho (motivo talvez para descontar nota da competência 3 pelo projeto de texto) não é um problema para mim de acordo com a minha letra.

    • 0
  7. Bom dia!
    quero enfatizar que não sou uma corretora profissional, só uma vestibulando que esta distribuindo conhecimento.

    sua introdução: muito longa, seu repertorio, Flash poderia estar bem mais simplificado. Vendo que há uma padronização entres todas as redações nota 1000.
    seu desenvolvimento 1: não consigo relacionar bem seu repertório com sua tese, poderia utilizar outro que encache melhor.
    seu desenvolvimento 2: foi muito melhor, coerente com a sua tese e com ótimos argumentos para sua defesa.
    sua conclusão: como sabemos a conclusão é a parte da redação que mais arrecada pontos, tendo em vista que ela sozinha dá 200 pontos. sua conclusão foi incompleta, visto que esta faltando uma das 5 perguntas, detalhamento.

    competência 1: 120

    competência 2: 80

    competência 3: 200

    competência 4: 160

    competência 5:120

    TOTAL: 680

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  8. Introdução: a tese não está muito clara, poderia ser exposta de modo menos tardio, você a traz no terceiro período do parágrafo apenas. Em “a acessibilidade torna-se um problema pela ignorância populacional…” fiquei em dúvida quanto a tese, a acessibilidade que torna-se um problema ou a falta dela? Creio que poderia ser melhor esclarecido.
    Também tive a sensação de contradição na sua introdução quando diz que “dado que ele perdeu a habilidade de correr após acontecimentos (que delimitaram seu futuro)” e logo após entra numa declaração que reforça o quanto a sociedade não admite a acessibilidade, justamente pelo olhar diferente aos que dela necessitam para exercer gestos comuns e essenciais à vida, como a locomoção.
    Seria a necessidade da acessibilidade um delimitador do futuro dessa pessoa? ou não? Então é isso que me trouxe a sensação de falta de clareza.

    Desenvolvimentos: Creio que a contextualização feita em ambos os desenvolvimentos foi boa, com as citações e bases para os seus argumentos. Porém, faltou criticidade quando entrou nos argumentos em si, senti que poderia ter sido mais incisivo nas declarações.

    Conclusão: bem desenvolvida, retomou os argumentos trazidos tanto no primeiro quanto no segundo parágrafo de desenvolvimento, com propostas de intervenção a ambos.
    Quando retomou o repertório ” em irrigar desertos ” faltou colocar a expressão em aspas para reforçar o caráter não literal da frase.
    Fora isso, a coerência e coesão estão presentes e seu texto é finalizado de maneira clara ao propósito de toda a redação.

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