Estudante

TEMA: Abuso do serviço infantil

  • 0

Em 1988, renova-se a Constituição Federal Brasileira, a mesma apresenta os direitos fundamentais. Esses prezam pela dignidade humana, norma da qual engloba a proibição do abuso do serviço infantil. É frequente ver crianças cooperando com o trabalho dentro de casa ou as tarefas do dia a dia, porém há casos sem limitações. Assim, familiares forçam a prestação de serviços domésticos, além disso, buscando aumento da renda familiar, obrigam os filhos a trabalhar durante a infância.

Primeiro, é necessário analisar o cotidiano padrão da nossa sociedade, nele inclui-se manter a organização do lugar em que vivemos, o que pode ser uma tarefa familiar. É saudável prezar por um ambiente limpo para descansar após o trabalho, mas isso é debatido atualmente porque quem pode realizar não é apenas os adultos, as crianças também. Essa prática oportuniza aos pequenos mais responsabilidades, preparando-os para o futuro. Entretanto, muitas vezes os pais encarregam tarefas desapropriadas à idade e abusam dos filhos, obrigando-os a cumprir tarefas pesadas e desgastantes.

Consequentemente, aprende-se desde cedo como é o trabalho de um adulto, as famílias carentes, sem mais opção, encaminham seus mini-adultos ainda na infância para trabalhar. Como na Idade Média, hoje visualizamos resquícios da substituição das brincadeiras, mesmo após tantos estudos e conquistas para um adequado desenvolvimento infantil, os jovens perdem a proteção do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. A quebra dessa garantia é devida à fome que muitas dessas famílias enfrentam, na realidade, a educação se torna segundo plano e a preocupação é transformar todos em cidadãos completos.

Sendo assim, carece com urgência a mudança desta ótica, lares sem condição de vida apropriada. Para que o abuso do serviço infantil seja rompido, o Ministério Público deve atingir os adultos, ou seja, oportunizar empregos próximos aos bairros carentes e com flexibilidade de horários. Somente por meio da criação de fábricas nacionais haverá oferta de emprego ao público alvo, que por vez poderá respeitar a Constituição, oferecendo educação e vida digna às crianças sem precisar ajudar demasiado em casa ou trabalhar.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, é importante fixar uma só ideia para toda sua redação, abordando nesta ideia prós e contras, sendo dividida em duas partes do desenvolvimento. No entanto, você não desenvolveu bem sua primeira parte do desenvolvimento (2º paragrafo) deixando o leitor em duvidas. As propostas de intervenção na conclusão ficaram ótimas, mas você não concluiu bem seu paragrafo.
    É muito importante atentar para não usar palavras em 1º pessoa na redação, como “nossa” “vivemos” isso faz parecer que o texto é pessoal, sem convicção formal.
    Sem mais, sua redação possui ótimos argumentos e com algumas dicas você poderá evoluir muito.

    • 1
  2. bom dia! sua redação ficou boa! mas como em qualquer redação! tem seu erros! seus erros foram poucos, porem fizeram um grande efeito em sua redação, como na correção do nosso colega anterior, você deveria ter desenvolvido mais a sua tese e seus argumentos, pois não dar para entender muito bem seus argumento
    mas com uma pratica você consegue estude mais sobre isto vai ser bom!

    • 0
  3. Oi! Gostaria de pontuar que não conseguir indetificar sua tese, na verdade, acredito que sua argumentação era ” o trabalho infantil é decorrente do nível econômico dos pais”. Porém você não dedesenvolveru esse argumento, sendo assim todo o seu texto ficou sem nexo, se não fosse por isso sua proposta ficaria perfeita em relação ao problema apresentado. Mas é só uma questão de prática, parabéns ;)

    • 0
  4. Sua introdução está com contexto bom em geral. Algumas dicas importantes para começar a redação. No máximo 5 linhas o Enem e redações de vestibulares cobram muito isso. Você comentou na sua introdução “Familiares forçam a prestações de serviços domésticos, na verdade é a População em geral… Temos casos de empresas pequenas que oferecem serviços para menores de idade, que literalmente não em globa, nem nos planos do jovem Aprendiz.
    Desenvolvimento: O texto ideal tem entre dois e três parágrafos de desenvolvimento. Normalmente, cada parágrafo aborda um tópico de argumentação que no caso, não consegui observar sua argumentação diante desse texto. E lembre se, Seu ultimo parágrafo deu mais de 6 ou 7 linhas. OBS: Em geral está um bom desenvolvimento.
    Conclusão: Tamanho ideal de tecla 5 linhas. É bom que não seja maior do que o número de linhas dos parágrafos de desenvolvimento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.