Iniciante

Tema: A valorização do idoso (Coloquem a nota de acordo com os critérios do Enem)

  • 0

 

Em decorrência dos avanços na medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo dos anos, visto que o número de idosos no Brasil já é alto e com estatísticas que apontam um crescimento nos próximos anos, segundo dados do IBGE. Porém, diante da realidade preconceituosa de nosso país, se faz evidente a desvalorização do idoso, além da ausência de uma justiça protetiva que garante a essa parcela necessidades econômicas e sociais, nas quais são de prioridade do Estado em assegura-las.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que mesmo por haver o Estatuto do Idoso é sabido que diariamente estes são vítimas de discriminação pelos jovens, isto é são considerados e tratados como peso morto pela sociedade, pelo fato de apresentarem algumas limitações físicas. Ademais acabam por gerar gastos elevados para família e o Estado, tendo em vista que não consegue produzir o tanto que consomem, em razão do baixo valor pago pela aposentadoria aliado a saúde pública que se faz de péssima qualidade, muitas vezes, os custos médicos são superiores aos recursos que a família possuí. Além disso, e de suma importância ressaltar que muitos adolescentes defendem a valorização do idoso, mas na prática classificam suas ideias como ultrapassadas.

Outro fator relevante é a própria dinamicidade do mundo contemporâneo, na qual dificulta a vida da terceira idade. Assim, a constante falta de tempo tornar a necessidade em cuidar de um idoso uma tarefa árdua, além dos avanços tecnológicos não serem acompanhados por estes, e poucos tem a devida paciência em inseri-los nesse “mundo novo”. Dessa forma, eles se vêem cada vez mais excluídos da vida moderna e com uma maior dificuldade em se relacionar com pessoas de outras faixas etárias. Tal fato evidencia o quanto nossa sociedade e individualista e não se preocupa com o próximo, visto que inúmeras às vezes podemos perceber a figura de um idoso em pé no transporte público, enquanto há jovens sentados. Em consonância, a estrutura das cidades não se fazem preocupadas com as necessidades dos mais velhos, de modo a fazer com que tenham uma menor autonomia.

Portanto, faz-se evidente que a desvalorização do idoso no Brasil necessita ser combatida. Logo, cabe ao governo promover melhores condições de lazer e entretenimento, mediante a realização de projetos que assegurem a saúde e cuidados, com o intuito de acabarmos com a desigualdade sofrida por essa parcela. Ademais, as escolas por meio a parcerias com a mídia deveriam difundir valores positivos em relação à terceira idade, de modo a mostrar que ao invés de ultrapassados, os idosos têm muita sabedoria e experiência para serem compartilhadas. Assim, espera-se que todos tornaram-se conscientes a respeito da valorização do idoso.

Compartilhar

2 Correções

  1. HELLO (^_~)/

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese.
    * Usou POUCOS conectivos. ( TENTE USAR MAIS CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA, SEM DÚVIDA ISSO VAI TE AJUDAR, NA COMPETÊNCIA 04).
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação, SOMENTE A SUSTENTAÇÃO DO SEU REPERTÓRIO NÃO FICOU 100%.

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;

    # Competência I :160 ( tome cuidado somente com o POUCO uso de virgulas em trechos longos, isso torna cansativo ao leitor ).
    # Competência II :160
    # Competência III: 160 ( sustentação dos seus argumentos POUCO definidas).
    #Competência IV: 160 ( USOU POUQUÍSSIMOS CONECTIVOS)
    # Competência V: 200

    ABRAÇOS :^)

    • 0
  2. Tese bem elaborada, boa estrutura, bons argumentos, proposta de intervenção contendo todos os 5 elementos, mas há falta de alusões para dar mais sustentação ao texto e aos argumentos. O fato de você ter detalhado muito bem acabou sendo um ponto positivo aos seus argumento, porem isso irá pesar na competência 2. Outro erro foi o uso da primeira pessoa em algumas partes do texto.

    Comp1: 120
    Comp2: 120
    Comp3: 160
    comp4: 160
    Comp5: 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.