“A cultura indígena e a natureza, andam de mãos dadas e sempre foram fontes de conhecimento”, segundo Ruy de Carvalho – ator português. Inegavelmente, mantem-se a tradição do conhecimento ser passado dos ancestrais para os novos integrantes da tribo. E no contexto atual, ainda é comum o europeu branco fantasiar-se de índio, o que é visto, por parte da população, como desvalorização das pessoas indígenas no Brasil. Todavia, a força dessa etnia é maior e exige-se respeito à cultura, além da proteção de terrar, por vezes, tomadas para outros fins.
Convém lembrar como as populações indígenas são antigas e carregam fortes características culturais. No filme “Tainá”, é apresentado o contraste do povo branco e do indígena. A protagonista é uma criança índia que no enredo mostra ser guerreira, lutando contra as primeiras exigências impostas pelos europeus por causa de seus hábitos na floresta. Ainda hoje, é cobrado pela maioria da população que os índios tenham comportamentos que fogem de seus padrões, para se encaixarem em nossa sociedade, impondo onde devem morar, o que comer e como se vestir.
Da mesma forma, as áreas em que a aldeia pode sobreviver da natureza estão diminuindo.Primordialmente, a sobrevivência com a terra era possível através da caça e do plantio, usufruindo de matas e rios, mas com o passar dos tempos esses espaços foram sendo desmatados por madeireiras e poluídos pelas sociedades próximas. Dispõe-se no Estatuto do Índio a regularização desse povo, visando proteção e assegurando território como forma de integração, permitindo a continuidade de costumes e tradições.
A fim de que o povo indígena seja valorizado, urge que as Secretarias da Cultura compartilhem a cultura dos silvícolas por meio da inserção de aulas expositivas na educação básica, além de resguardar reservas espalhadas pelos estados através de projetos sociais. Promovendo assim, o cuidado com a natureza e preservando o conhecimento como afirma Ruy de Carvalho sobre o meio ambiente acompanhar tal cultura.
Matheus Oliveira Higo
Boa taede Pamela!
Bom, sua redação está a cima da média, porém existem alguns pontos a serem melhorados.
Logo no começo da sua introdução, temos uma frase que fica meio confusa, não conseguir entender se o Ruy Carvalho quem disse a frase ou se ele que disse que inegavelmente…
Gostei muito da apresentação das teses logo na introdução, show, planejamento.
No começo do D1, sugiro que use um conectivo para iniciar a ideia, como: Primeiramente, em priemira análise…
Parabéns pelo tópico frasal, muito bom!
Acho um ponto negativo, você não fez um fechamento do seu parágrafo, as ideias ficaram muito soltas (em ambos os parágrafos).
D2:Um erro, os desenvolvimentos servem para argumentar, sendo assim, não intervenha nesses parágrafos.
A conclusão é a hora de intervir, mas
deve-se fazer uma síntese do que foi abordado: Portanto, é notório que os índios…
Vamos as notas:
C1-200(Não achei erros)
C2-160 (Conhece a dissertação argumentativa,, porém comete erros na função dos parágrafos, usa áreas do conhecimento para provar seu ponto de vista).
C3-160 (estou tirando ponto aqui, pois sua introdução está confusa, e sua alusão não foi compreensível.(
C4-120 (Faltou coesão no início do D1 e da conclusão, além disso, as ideias não estão completamente fluidas e apresenta repetição)
C5-200(Perfeito)
840
Ótima nota!!
Se possível, corrija a minha por favor https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/
mari loudes
Pâmela, sua redação estava muito boa, mas não entendi o que você queria dizer sobre “terrar” seria (cobrir de terra, o mesmo que aterrar, -v. prov. alent.),talvez você quis dizer “TERRA”.
Alguns dados ou citação poderia colocar, que GRILHEIROS,(No Brasil a grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente,tomar pose de terras devolutas ou de terceiros.O agente de tal atividade é chamado de” grileiro”.É um fato constante principalmente em terras indígenas.Um lembrete…
No mais sua argumentação foi valiosa e bem estruturada.
Principalmente quando colocou o pensamento do Ator Português Ruy de Carvalho “A cultura indígena e a natureza, andam de mãos dadas e sempre foram fontes de conhecimento”.