Tema: A sociedade brasileira no combate à violência contra o idoso
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Tendo em vista que, o combate à violência contra o idoso, infelizmente tem sido recorente nas diversas relações cotidianas. Diante dessa perspectiva, pode-se que não só a base educacional lacunar, mas também a má influência midiática agravam esse problema.
Convém ressaltar, primeiramente, que a problemática advém, em muito, da base educacional lacunar. Segundo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa concepção, se há um impasse social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao combate à violência contra o idoso no Brasil, torna-se evidente que não existe nas escolas um debate à essa questão, sendo assim um grande problema para a sociedade, sem acesso as informações necessárias, não há respeito pleno.
Vale frisar, também, que tal violência no país evidencia a má influência midiática. Conforme Pierre Buordieu, o que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa análise, pode-se observar que a mídia tem sido de grande influência, nesse caso, em péssima escala, no que não evidencia tal problemática, sendo não vista pela população de uma forma importante, consequentemente, não levando elas a denunciar.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o impasse. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais nas salas de aula. Tais cursos devem ser digitais e gratuitos, por meio de webconferências, a fim de que os professores saibam como abordar tais assuntos, de uma forma didática para os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.
Stephany123765
Oii, tudo bem? Vou tentar corrigir sua redação , sou iniciante nisso tá!
Olha sua ideia foi bem legal.
Teve alguns erros gramaticais mas é normal, teve um repertório que não se encaixou muito bem, e na sua conclusão faltou 2 elementos.
Dica: leia redações nota mil para ajudar, observe elas direitinho pois elas são padrões.
Sua nota : 800
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução:
Correção: recorrente (com dois “r”)
Falta uma contextualização melhor da declaração universal dos direitos humanos com sua tese.
Não fez sentido sua última oração: “pode-se (?) que não só a base educacional lacunar, mas também a má influência midiática agravam esse problema”
Correção: dois elementos são agentes agravantes da problemática, a base educacional lacunar e a influência negativa da mídia.
Apesar de não possuir fluidez, parabéns por mencionar os dois argumentos na introdução, isso demonstra organização textual.
1° parágrafo: .
O Descomplica me informou que conectivos como “A priori, Em primeira instância,primeiramente etc” não devem mais ser utilizados por não são mais considerados conectivos de início de parágrafo. No entanto, eles me avisaram isso ano passado, como é recente não creio que haja alguma penalização. Tente substituir por: Sob esse viés ou Sob essa perspectiva.
Muitos erros de vírgula.
O argumento é forte
Parabéns pelo uso de Kant, repertório legitimado.
2° parágrafo:
Faltou um conectivo de início de parágrafo, que é obrigatório para o enem. Coloque: Outrossim, vale frisar, também…
Não entendi o que tem a ver a citação com o contexto e seu argumento. Priorize repertórios que estejam diretamente ligados ao eixo temático, igual o do Kant.
Falta explorar mais o seu argumento, problematizar, você tem que convencer o leitor de que seu ponto de vista está correto.
Tente passar essa redação pro papel, vai ver que sobram muitas linhas que poderiam ser usadas para fortalecer sua argumentação;
Conclusão:
Parabéns pelo uso do portanto.
O que tem a ver conflitos sociais com violência ao idoso?
Você pode tangenciar o tema assim, parece que copiou a conclusão de outra redação.
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: incorreto (como o ministério da educação vai fazer isso? Você poderia ter escrito “POR MEIO DA PARCERIA COM EMPRESAS”
Detalhamento: incorreto :(enriqueça sua conclusão com detalhes de como vai ser sua proposta)
Efeito: Correto
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (se atente ao uso das vírgulas e erros gramaticais, foram mais de 2 então você perdeu pontos)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 160 (faltou repertório coerente com o tema no argumento 2, além de que você quase não abordou a questão da violência aos idosos durante sua redação)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (seus argumentos não foram muito bem explorados, você tinha boas ferramentas, mas quase não mencionou a violência aos idosos, outro corretor poderia zerar sua redação por tangenciar)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (escreve bem e sabe usar os conectivos de forma adequada, mas estão faltando conectivos de início de parágrafo adequados igual te falei)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (faltam dois elementos)
Novamente eu digo, cuidado, tente mencionar as palavras do tema durante toda redação e falar sobre isso, sua conclusão não tinha nada a ver com a problemática.
NOTA FINAL: 800
Você está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.
ESPERO TER AJUDADO!
Gislaine289
Olá. Tudo bem?
1. No 1º parágrafo:
– percebi alguns erros de pontuação e gramática
– utilizou de uma frase incoerente ao informar que “combater” é algo “negativo, claro, no contexto do texto
2. No 2º parágrafo:
– considerei ele bem confuso, com utilização do repertório em um espaço aleatório, fazendo com que você não desenvolva adequadamente
– percebi que a ideia em se é muito boa, só precisa ser melhor trabalhada
3. No 4º parágrafo:
– você adiciona apenas 1 proposta de intervenção, ligada ao 1º parágrafo, faltando algo que solucione a problemática da mídia
– por fim, concluiu bem
C1 = 180
C2 = 180
C3 = 120
C4 = 180
C5 = 160