Mestre

Tema: A resiliência frente a desastres naturais.

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O filme “O Impossível”, baseado em fatos reais, conta a história de uma família que foi realizar uma viagem de férias para a praia. Todavia, no meio deste passeio até então maravilhoso, ocorreu um tsunami, causando a morte de diversas pessoas e o desaparecimento de membros desta família. Fora da ficção, o cenário de destruição por causa de desastres naturais é muito presente na sociedade brasileira hodierna, pelo fato de que, devido as mudanças climáticas o tempo esteja cada vez mais imprevisível, e também por serem construídos represas e moradias sem a supervisão correta de um especialista em lugares instáveis.

Primeiramente, vale ressaltar que a resiliência é o processo de enfrentamento e superação das dificuldades. Porém, é notório que quando não se há o preparo para este enfrentamento, a população fique mais vulnerável aos seus efeitos nocivos. Na fábula de Monteiro Lobato “A cigarra e a formiga”, ilustra bem essa realidade, uma vez que, a formiga que se preparou para a mudança futura do clima conseguiu sobreviver ao frio, já a cigarra que não houve preparação morreu. No entanto, devido as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, torna-se cada vez mais difícil prever esses eventos, fazendo com que a preparação para enfrenta-los não ocorra.

Ademais, muitas construções de represas, casas e prédios são construídos de forma incorreta. Estas construções são feitas muitas vezes em áreas perigosas, seja perto de barrancos ou de rios que correm o risco de encher e ocasionar uma enchente. Essas faltas de cuidado provocam vários desastres, como exemplo a barragem de Brumadinho, que rompeu em 2019 devido a falta de observação e monitoramento específico. Assim como este, diversos desastres ocorrem devido a irresponsabilidade da população.

Dado os fatos, urge, portanto, que o Poder Executivo (órgão máximo de poder), incentive aos seus estados por meio de reuniões e conferências, a terem uma reserva financeira destinada a possíveis desastres futuros, com o intuito de terem resiliência e estejam prontos para superar estas adversidades. Cabe também aos chefes de obras, terem maior cuidado ao fazer qualquer construção, analisando através de pesquisas sobre a área se ela será ou não recomendada para a realização de tal projeto, para que assim, não ocorra desastres que podem ser evitados.

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1 Correção

  1. Olá! Li sua redação e estipulei alguns apontamentos acerca dela. Aviso desde já que não sou especialista na área, mas creio que minha análise possa ajudá-lo em seu caminho de estudos.
    Primeiramente, pude perceber que o tema em questão: “Resiliência frente aos desastres naturais” não foi completamente abarcado, isto é, por mais que o texto trate sobre desastres naturais, você acabou não discorrendo sobre a tal da resiliência em si (foco do tema). Acredito que fosse esperado uma discussão em relação aos problemas decorrentes desses desastres, e como o Estado brasileiro atua frente a esses casos.
    Fora isso, no que qualifica a modalidade da escrita, alguns apontamento são necessários. Em um primeiro momento, na linha 4 do texto, acredito que o emprego das vírgulas seria melhor se feito da seguinte maneira: “(…) na sociedade brasileira hodierna pelo fato de que, devido às (crase aqui, substitua o objeto após o ‘a’ por um masculino, se formar ‘ao’ em sua mente, é por que há necessidade de crase em ‘a’) mudanças climáticas, o tempo esteja (…)”. Além deste, outro erro, desta vez de concordância, pode ser visto na linha 8: “(…) a população fique (…)” (o correto seria fica). Também neste parágrafo, mas na linha 9: “(…) ilustra bem essa realidade(…)” em que deve-se optar por um trecho como: ‘é bem ilustrada essa realidade’, uma vez que deve haver concordância com a preposição “na” no início da frase. Ainda há erros de uso da vírgula neste parágrafo.
    No que tange à conclusão, a proposta de intervenção me pareceu um pouco raso, sem muito detalhamento. Lembre-se que uma boa proposta de intervenção deve conter 5 elementos principais: (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, OBJETIVO, DETALHAMENTO DE UM DOS OUTROS 4).
    Por fim, minha avaliação ficou da seguinte maneira:
    Competência I: 120
    Competência II: 120
    Competência III: 120
    Competência IV: 160
    Competência V: 120
    Nota: 640

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