Estudante

TEMA: A relação do homem com a tecnologia em discussão no século XXI

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O revolucionário socialista Karl Marx afirmou que “Até hoje os filósofos tentam compreender o mundo. O que importa é transformá-lo”. Em analogia ao pensamento crítico do século XIX, a relação do homem com a tecnologia no século XXI vêm causando mudanças efetivas na sociedade. Entretanto, nem todas são produtivas aos cidadãos como o aumento do consumismo e do afastamento social. Logo, a discussão para mitigar os prejuízos causados por esse relacionamento deve ser trabalhada.

 

Em primeira análise, o poder aquisitivo expandiu com a introdução de maquinários tecnológicos e gerou a prática da compra desenfreada. Antes de tudo, vale relembrar os acontecimentos pós-Fordismo e o reflexo atual, em 1914 a instalação da linha de montagem acelerou a produção. Porém, a demanda baixa fez com que os salários fossem aumentados para os empregados comprarem os carros, semelhante aos descontos para funcionários atualmente. Dessa forma, quem não tinha veículo passou a adquirir apenas pelo incentivo, assim como quem fazia a troca para atualizar o modelo, evoluindo a prática consumista desnecessária.

 

Em segunda análise, a tecnologia mantém o homem refém e afasta-o do convívio real. Neste contexto, o ser humano é o único a ter sentimentos e capaz de racionalizar, mas prefere se aproximar de objetos inanimados. A exemplo disso, o filme Ela, estreado em 2013, mostra o isolado escritor Theodore se apaixonando pela voz de Samantha, uma inteligência artificial. Em suma, ele deixa de conhecer pessoas próximas porque fantasia um amor falso e ilusório, bem como se repete fora dos filmes, agravando o afastamento social.

 

Portanto, alternativas para diminuir os prejuízos causados pela relação do homem com a tecnologia em discussão no século XXI devem ser estabelecidas. O Ministério Público, em parceria com o Ministério da Saúde, deve ajudar cidadãos diagnosticados com transtornos antissociais por meio de programas de convivência. Para concretizar essa ideia, serão instaladas nos postos de saúde salas comunitárias para que voluntários e doentes possam realizar conversas e atividades específicas para o tratamento antissocial. Somente assim, a apologia marxista sobre transformação do mundo estará sendo benéfica para a sociedade, afastando a tecnologia e aumento a relação real entre humanos.

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3 Correções

  1. Quando eu te vejo presa a essa citação do Marx, não sei se é por falta de conhecimento de outras possibilidades, por isso vou deixar aqui algumas outras situações que provavelmente te deixariam mais confortável pra introduzir…

    Há várias técnicas para Introdução de tema:
    – Tradicional, “Muito se tem discutido sobre…”)
    – Flashes, “Consumismo. Isolamento. Transtornos psiquiátricos…”
    – Histórica, “Em 1914, o período conhecido como Fordismo…”
    – Situação concreta, “Atualmente, o Facebook consegue fazer diagnósticos de depressão…” (aqui entra o que você sabe)
    – Definição, “Tecnologia significa, etimologicamente, o estudo da técnica…”
    – Dados Estatísticos, “Oito em cada dez casas brasileiras já possuem internet, segundo o IBGE…”

    Falo disso porque a citação do Marx tem alguns problemas. O primeiro é se referir ao século XIX, ele chega ser a injusto com outros pensadores que efetivamente transformaram o mundo antes dele (Rousseau não mudou a realidade? Descartes, Locke, Kant? Enfim…).

    Além disso, no caso específico do estudo da técnica (tecnologia), as transformações foram significativas; então, chega a ser contraditório citar que os filósofos do século XXI só pensam em interpretar o mundo, como se efetivamente não estivessem sendo produzidas mudanças nas nossas relações com a tecnologia.

    Isso acaba frustrando a expectativa que a citação cria de que deve haver transformação no campo tecnológico; ora, você acaba tendo que explicar que, na verdade, há mudanças, só que elas não estão sendo positivas.

    Uma forma de se adaptar aos diferentes temas, caso não queira abandonar a referência marxista, é pensar em paráfrases ou mesmo críticas/inversões à citação. Do tipo…

    “Marx uma vez disse que filósofos precisavam ter pensamentos transformadores da realidade; hoje, são os robôs que têm essa tarefa”

    É algo desse tipo, com o intuito de tornar a apresentação mais adaptada ao texto, pra que não fique parecendo uma citação isolada, mera demonstração de conhecimento marxista, e pra cumprir a própria ideia de contextualização numa frase única, que chame atenção, porque, sério, se tu exclui essa citação, o primeiro parágrafo cumpre todas as funções introdutórias que se exige dele.

    Demonstrar uma criatividade com essa citação dá um novo ar à tua introdução e, por consequência, à tua maneira de desenvolver os argumentos da tese.

    Eu gostei que você tenha mudado os argumentos que trouxe. Na última, você parece ter percebido que repetiu a ideia dos argumentos sobre o inconsciente.

    Quando os colegas aqui se referem à tua argumentação, eu vejo um problema de tese limitada, de pouca reflexão sobre o tema, e quando você acesso a conhecimentos marxistas, use isso a seu favor…

    1) A tecnologia não está explorando o homem? Pense nos entregadores de aplicativo: a tecnologia é o celular que se faz de patrão e se vê livre, por óbvio, de indenizar um entregador em caso de acidente (a transformação da tecnologia serve para a exploração);

    2) Sobre transformação: a humanidade escolheu uma arma que mata 50 mil brasileiros por ano em troca de conforto e poder, o tal do carro – isso também não dá um argumento sobre o consumismo irracional? (a transformação da tecnologia serve para morte);

    E, assim, você tem uma estrutura mais coesa, um planejamento melhor estruturado, que não cause essa sensação de falta de correlação (b.laramendes) e de coerência (brunaafontes).

    Texto é tecido, têxtil, o que você faz é costurar um texto, a primeira frase tá ligada em todos os pontos à última, ela dá sentido à sua tese, que é explicada nos argumentos. A chave, na minha opinião, tá por aí.

    Numa próxima redação sua eu prometo avaliar o texto inteiro, aqui a minha missão foi desvendar o que está te incomodando ou travando na escrita.

    Ainda tem um monte de coisa pra treinar, vamos por partes.

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  2. Bom Dia, não sou uma profissional mas vou falar pontos que eu acho que você poderia melhorar, estou em busca do aprimoramento também.

    Sobre o seu segundo parágrafo você falou bastante sobre fatos históricos, mas acho que ficaria melhor se você colocasse também coisas da atualidade fazendo comparações, usar dados estatísticos ajuda bastante também, para o leitor entender melhor a gravidade da relação da sociedade com a tecnologia.

    Trabalhe melhor na sua argumentação, para ter um desenvolvimento melhor e poder atingir notas maiores na competência 3 e 4

    Sua conclusão só trouxe solução para o problema que você expôs no terceiro parágrafo, que foi sobre o afastamento social por conta das pessoas ficaria muito conectadas a internet, além de não demonstrar o resultado do tratamento.
    1) agente; ( quem vai fazer ) -> O Ministério Público, em parceria com o Ministério da Saúde
    2) ação ( o que vai ser feito ) -> programas de convivência
    3) meio/modo ( como vai ser feito ) -> ” serão instaladas nos postos de saúde salas comunitárias ”
    4) Finalidade ( para que será feito ) -> ” realizar conversas e atividades específicas para o tratamento antissocial ” para ficar ainda mais completo eu sugiro também que você cite o que essas conversas e atividades beneficiariam os que estão sendo tratados
    5) detalhamento ( falar mais sobre a ação ) -> não tem, foi uma conclusão breve

    Ainda sobre a conclusão, no decorrer do seu texto você trouxe dois problemas, e um deles não houve uma solução que foi sobre o comunismo citado no segundo parágrafo. Quando é mostrado mais de um problema todos eles deverão ter sua solução na conclusão.

    Espero ter te ajudado, você tem muito potencial, continue praticando, Grande abraço!

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  3. O primeiro parágrafo está ótimo, há a introdução e problematização do tema, além da clareza das teses. No entanto, no segundo parágrafo, apesar do repertório histórico, não houve o resgate, a relação entre o período pós-fordismo e a realidade atual, você se manteve apenas ao passado, não correlacionando esse período aos seus reflexos na sociedade atual.
    No terceiro parágrafo, acho que você também não correlacionou muito bem o filme com a realidade, poderia ter aprofundado um pouco mais. Além disso, nos dois parágrafos de argumentação, não houve as consequências, coisas primordiais para a construção da proposta de intervenção.
    No último parágrafo, você não apresentou proposta para a sua primeira causa, aumento do consumo, além disso em nenhum momento da redação, você trata sobre pessoas com transtornos antissociais, então a proposta de intervenção tangencia suas teses. Acho que se tivesse falado desses transtornos como consequência do afastamento social no terceiro parágrafo, seria bem mais relacionado.
    Acho que ao todo, a nota seria 680.

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