Iniciante

TEMA: A questão do suicídio entre os jovens brasileiros

  • 1

Na obra \”O Suicídio\”, escrita pelo sociólogo Émile Durkheim, o suicídio é um fator social intrínseco à sociedade. Em analogia com a realidade, onde tudo é interligado por mecanismos tecnológicos e, sobretudo, superficiais, tal fator se torna uma anomia social entre os jovens, tal qual também abordada por Durkheim. Nesse sentido, elenca-se o afastamento parental e os padrões pré-estabelecidos como atores desse processo.

Em primeiro plano, convém ressaltar o pensamento do filósofo Zygmunt Bauman, que consiste na ideia de uma modernidade líquida associada às relações sociais, visto que coexistem. Ao comparar a forma líquida da água com tais relações, Bauman aborda as questões familiares, onde fica evidente o distanciamento e a falta de comunicação entre pais e filhos. Posto isso, muitos jovens se sentem desamparados e à mercê da sociedade, tendo que lidar com assuntos como sexualidade, bullying ou gravidez sozinhos, fato que, muitas vezes, influencia na decisão de tirar a própria vida.

Ademais, os padrões estéticos e ideológicos estabelecidos pelas mídias digitais têm um papel agravante no cenário. Com o advento da internet e, por conseguinte, a criação de redes sociais, muitos jovens são expostos ao culto à beleza padronizada, algo culminado principalmente por mecanismos publicitários e \”digitais influencers\”. Com isso, os adolescentes se vêem na pressão de cumprirem as exigências a fim de se encaixar na sociedade. Entretanto, a frustração por não se enquadrar pode levar a morte não só de jovens, como também de todas as faixas etárias que buscam a perfeição inexistente.

Expostos os fatos, urge a providência de medidas. Portanto, cabe ao Estado, em parceria com o Ministério da Educação e ao CVV (Centro de Valorização da Vida), criar uma cartilha de medidas e investimentos que promovam a inserção do tema na grade regular de escolas e universidades. Tal mudança teria auxílio de profissionais do CVV, que atuariam abrindo debates e palestras em tais locais, além de campanhas de conscientização. Feito isso, o suicídio será debatido e não terá tamanha frequência, deixando de ser uma anomia social.

Compartilhar

2 Correções

  1. A sua redação está muito boa, você usou duas, e esclareceu elas no desenvolvimento.
    Só observei que uma das causas que você usou foi o afastamento familiar, porém você não esclareceu na conclusão como resolver essa causa. Por ex a maior parte dos estudantes são jovens, mas e os demais parentes que ficam em casa, e não estudam? Como iam ser abordados sobre o assunto?

    • 0
  2. nota: 920
    C1- 160 – Cuidado com vírgulas e não deixe os períodos grandes.
    C2 – 160 – Durkheim, muito bom, Bauman, nem tanto. Tome cuidado com repertórios genéricos. No segundo parágrafo seria interessante você citar algum desses influencers, só para mostrar realmente conhece.
    C3 – 200
    C4 – 200 – eu dei 200 mas sempre que você for iniciar um novo período use um conectivo.
    C5 – 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.