Aprendiz

Tema: A questão do indígena na contemporaneidade

  • 0

De acordo com a Constituição Federal de 1988, “são reconhecidos aos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições. Além de direitos originários sobre as terras que ocupam”. Contudo, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à demarcação de terras.

Levando em consideração tais aspectos, é fato que o Estado tem sido negligente com a causa indígena, sendo esta, marcada por injustiça e violência. Segundo dados do Sesai – 113 indígenas foram assassinados e o registro de outros tipos de violência caontabilizaram 276 casos apenas em 2019 – e essa violência de deve, principalmente, ao preconceito que possui raízes históricas, já que, desde a colonização do Brasil, o nativo foi explorado, sendo tratado como inferior e como mercadoria pelos portugueses, de forma que sua cultura, religião e costumes foram dados como inexistentes. Com isso, observa-se que a violação da dignidade indígena é um problema e deve ser combatido.

A respeito da demarcação de terras, é relevante abordar que esta visa possibilitar que as terras, tradicionalmente ocupadas por povos aborígenes, sejam preservadas. Entretanto, para que isso ocorra, há uma enorme burocracia, além de eleveado tempo para homologação e reconhecimento das terras. Com isso, observa-se que a Funai, juntamente com o governo brasileiro, são ambos ineficientes e inaptos para lidar com a questão indígena. Nesse sentido, percebe- se que invasões e disputas territóriais – como é evidenciado no conflito entre indígenas Guarani-kaiowá e produtores rurais – se tornam cada vez mais frequentes.

Diante do exposto acima, pode-se perceber que o debate a cerca da questão indígena na contemporaneidade é impresíndivel para a construção de uma sociedade mais igualitária. De modo que a demarcação de terras indígenas é um passo fundamental para a redução de conflitos. Logo, cabe a Funai com o apoio de órgão parceiros, garantir que a demarcação de terras ocorra de maneira efetiva, visando proteção às terras indígenas e à sua identidade e cultura, de modo a reduzir a violência contra os nativos do Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, não sou corretora por isso vou chamar os pontos que mais me chamaram atenção e espero que te ajude a corrigir sua redação

    – A sua introdução ficou um pouco incompleta no sentido de não apresentar o que seria tratado no texto, você colocou apenas a questão da demarcação de terras e não falou sobre o preconceito e raízes históricas (tratado no D1). Minha dica é deixar mais claro isso quando for montar a introdução (os corretores chamam de planejamento de texto).

    – Você citou Sesai e Funai, mas não apresentou o que essas siglas significam, seria interessante colocar primeiro Fundação Nacional do Índio (Funai) e depois citar apenas a sigla.

    -“..a contemporaneidade é impresíndivel para a construção..”. O correto seria “imprescindível”

    -“com o apoio de órgão parceiros,”. O correto seria ” com o apoio de órgãos parceiros”

    -A sua argumentação foi a melhor parte do seu texto na minha opinião, você apresentou palavras como “inapto” que demonstram seu ponto de vista, além de ter colocado exemplos. Porém, a sua proposta de intervenção está nula, porque “garantir que a demarcação de terras ocorra de maneira efetiva,” já é o trabalho da Funai, então você apenas reforçou o problema que já está acontecendo. Eu acho que seria interessante tentar criar algo novo na proposta, para te ajudar nisso tente já trazer uma abordagem diferente na própria argumentação (trazendo um problema que não é exposto frequentemente para resolvê-lo na proposta, ou simplesmente seja criativa nessa parte – você não precisa resolver, pode apenas amenizar)

    Esses foram os pontos que mais me chamaram atenção sobre a sua redação, espero que tenha ajudado e continue praticando!

    • 2
  2. c1;160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
    gramaticais e de convenções da escrita.
    c2;200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
    partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente
    domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    c3;160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
    inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
    coesivos.
    c5;120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
    relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto

    nota;680

    • 1
  3. Olá Laís, irei pontuar o que achei importante lhe dizer para talvez melhorar em futuros textos.

    Na sua introdução, especificamente, acredito que não tenha deixado claro outras questões que os indígenas sofrem além de sua área territorial. Poderá abordar isso de melhor forma ainda se trabalhar na questão de organizar seus pontos antes do início da redação, assim suas ideias ficam claras antes mesmo de começar o rascunho para o papel final. Suas citações de fontes não foram bem explicadas seus significados. Muitas vezes devemos escrever imaginando que aqueles que irão corrigir não sabem o que estamos querendo passar, por isso sempre colocar bem detalhado. Ocorreram alguns pontos importantes em sua escrita que seriam tirados alguns pontos por não ter concordância com o resto do texto.

    Além dos problemas citados acima, não fiquei descontente com sua conclusão. Acredito que deveria ter escolhido um projeto de intervenção melhor, com mais força de opinião e criatividade. Fique ligada em dicas sobre essa questão, pois não trouxe novidades no final da sua redação, apenas reforçou coisas que órgãos citados por você mesma já cometem tais ações. Apesar disso, acredito que sua nota seria boa sim, porém não maravilhosa. Por isso, peço que continue praticando para alcançar a sua nota esperada! Boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.