Iniciante

Tema: A questão de saúde pública no Brasil

  • 0

Com a constituição de 1988, no Brasil, foi implementado o Sistema Único de Saúde (SUS), com o fito principal de garantia de saúde a toda população. Porém, em meados anos, nota-se uma grande problematização em relação a saúde pública brasileira, isso acontece pela a super lotação desse sistema, que é acarretada pela a falta de investimento.

Em primeiro plano, é de reconhecimento de geral que a saúde deve ser tratada com prioridade em relação aos outros setores e ser tratada com universalização e equidade. Porém com crises econômica e política o sistema de saúde brasileira vem sofrendo diversas turbulências.

Ademais, vale ressaltar a grande fila á espera por atendimento através desse sistema. Segundo a comissão de saúde brasileira, há cerca de 30 mil pessoas á espera de consultas, exames ou até mesmo cirurgias. Os quais vem tendo pendência com a média de quatro meses á um ano. São números alarmantes, pois quando se trata de saúde, o adiamento pode comprometer o paciente.

Portanto, medidas devem ser tomadas para estabelecer um atendimento digno e melhorias para população. Assim faz-se necessário planejamento de ações, por parte dos Ministérios da Saúde e Economia, juntamente com o Conselho nacional de Saúde. Assim por meio da criação de um sistema especializado na demanda por atendimentos, além da implementação de maiores investimentos. Com a finalidade de melhorar o desenvolvimento da saúde pública e diminuição de pacientes á espera de atendimento.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução esta ok talvez faltou um pouco mais de corpo mas tem o projeto de texto que é importante. Os desenvolvimentos no 1 faltou o repertorio mais contundente e faltou argumentos e vc não retomou o projeto de texto o 2 foi mais bem feito pecando apenas no pouco conteúdo nos períodos tirando isso ele está aceitável .Na conclusão vc fragmentou uma proposta utilizando um conectivo repetido e faltou o meio modo e o detalhamento pra finalizar não usa termos como de geral fica muito informal .

    • 1
  2. Ooi, vamos lá
    Todos os argumentos que serão discutidos ao longo da redação, devem ser apresentados logo na introdução. A princípio a estética e formação da sua introdução é muito boa, você ambientou o leitor, trouxe o tema explicito, porém mostrou apenas um dos seus argumentos, no qual o segundo foi jogado no meio do desenvolvimento.
    Geralmente apresentamos no mínimo dois argumentos logo na introdução, e utilizamos dois parágrafos para explica-los, prova-los e fazer nosso fechamento crítico.
    No seu desenvolvimento você tem que procurar sempre embasar seu argumento com citações de filósofos, dados estatísticos, livros e até músicas (você fez isso no terceiro parágrafo com dados estatísticos).
    Seu desenvolvimento esta ok, apenas seria necessário uma melhor organização das ideias.
    No geral seu linguajar é bem rico, provando que você tem conhecimento da linguagem de forma culta da língua portuguesa. Teve falhas de coesão e coerência, tome cuidado com isso, já que ambos esses critérios são os que mais descontam pontos no Enem
    Bjss

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.