Iniciante

TEMA: A questão da xenofobia no Brasil (modelo ENEM)

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A música “Imagine”, do cantor Jhon Lennon, faz menção a um mundo sem demarcações, no qual teríamos uma sociedade em que todos viveriam em uma só nação. Não obstante, no Brasil hodierno, a prática de aversão ao estrangeiro contesta tal ideal. Essa realidade reflete à violação dos direitos humanos e à persistência dos atos xenofóbicos.

Em primeira análise, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), o desrespeito causado aos estrangeiros deve ser terminantemente extinto. No entanto, é perceptível que o reflexo da sociedade brasileira remete às atitudes preconceituosas que as pessoas xenofóbicas praticam, como exemplo o estereótipo gerado que todos as pessoas islâmicas são terroristas e afins, e às tribulações sofridas pelos estrangeiros, como dificuldades no mercado de trabalho, já que para esse grupo, o nível de desemprego superou mais que 50% do restante da população em 2014, segundo dados da ONU. Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução desta conjuntura de violação aos direitos humanos.

Outrossim, é válido ressaltar que corriqueiramente são realizadas campanhas contra a xenofobia, como a propaganda da Rede Globo do “Dia do Refugiado” em 20 de junho. Contudo, torna-se evidente que, mesmo com a vasta quantidade de informações, ainda ocorre a persistência do preconceito gerado aos estrangeiros. Dessa forma, o crescente número de denúncias de viés xenofóbico nos últimos anos, consoante os dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, constata o preconceito “enraizado” diante desse embaraço.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem a questão da xenofobia no Brasil. Por essa razão, o Governo Federal – instância máxima do poder executivo – deve criar meios para a inserção dos estrangeiros nas diversas atividades sociais, através de políticas públicas afirmativas, a fim de possibilitar assistência necessária a essas pessoas. Ademais, compete ao cidadão ficar atento a essa questão, de modo a abolir os atos xenofóbicos. Enfim, a partir dessas ações, “a sociedade, como relata a música de Jhon Lennon, viverá em uma só nação”.

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3 Correções

  1. Demosntrou bom domínio da língua culta, poucos desvios gramaticais
    Gostei da sua argumentação, e dos argumentos que você usou, faço uma ressalva em relação ao D2, que faltou problematizar mais o argumento, achei que você mais informou do que problematizou no D2
    A intervenção está incompleta, fique atento para os 5 elementos pedidos, em certo momento vc fragmentou, o que pode correr o risco de algum corretor chato descontar ponto.
    Comp 1- 160
    Comp 2- 200
    Comp 3- 160
    Comp 4- 200
    Comp 5- 160
    Total: 880

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  2. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – as duas crases no último período da introdução não existem, pois refletir é verbo transitivo direto (reflete algo ou alguém), logo, não exige preposição e a crase não pode ocorrer.
    – Concordância: como exemplo o estereótipo gerado de que todas as pessoas islâmicas são terroristas. “Todas” concorda com “as pessoas”.
    – Não são necessárias as aspas no final da conclusão, visto que você fez parafraseou a ideia de Lennon.
    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    -Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à música de Jhon Lennon e à ONU – o que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!
    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – No seu texto, eu gostei da forma como os seus argumentos foram trabalhados, mas faltou desenvolver mais a defesa da tese no desenvolvimento 2, uma vez que você não justifica porque a xenofobia ainda persiste.
    Competência lV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta um bom repertório de recursos coesivos.
    -A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais dentro dos parágrafos e entre parágrafos.
    – Infelizmente, houve a repetição do conectivo “dessa forma”. Sugiro que da próxima vez, você use conectivos diferentes.
    – O segundo período do seu D1 está muito longo. Os períodos longos comprometem a leitura, tornam o texto cansativo e interferem também na coesão e na coerência textual.
    Períodos mais curtos, além de deixarem o seu texto mais claro e objetivo, diminuem o risco de possíveis problemas gramaticais. Fique atento!
    – Não utilize “através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Assim, prefira os sinônimos: por meio de, por intermédio de.
    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
    Nota final: 880

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  3. COMPETÊNCIA I
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:
    180
    COMPETÊNCIA II
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa:
    200
    COMPETÊNCIA III
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
    180
    COMPETÊNCIA IV
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:
    200
    COMPETÊNCIA V
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
    200
    Nota: 960

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