Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos o acesso à educação. Contudo, tal direito não é plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo, tendo em vista que a evasão escolar ainda é um problema vigente na sociedade brasileira. Nesse âmbito, a problemática persiste não apenas por conta da necessidade de sustento de algumas famílias, mas também pela falta de consciência, a respeito da importância da educação na vida de uma pessoa.
Primeiramente, cabe avaliar que a evasão escolar ocorre, principalmente, em virtude da necessidade financeira de algumas famílias. Isso é evidenciado no seriado “Glee”, disponível na “Netflix”, em que, devido ao desemprego de seu pai, o personagem Sam foi obrigado a trabalhar para que as despesas do seu lar fossem supridas e, como consequência disso ,o jovem precisou abandonar os estudos. Entretanto, tal fator não se restringe à ficção, e da mesma forma como é relatado no programa televisivo, muitos jovens são, infelizmente, privados da educação escolar para manter o sustento familiar. Configurando, destarte, uma incompatibilidade com a Constituição Federal de 1988, que garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação e ao bem-estar social.
Ademais, é notório que a evasão escolar ocorre, também, em virtude da falta de consciência sobre a importância da educação para a formação pessoal. Nesse contexto, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmou: “A consciência não determina o ser, mas o ser social que determina a consciência.” Assim, a ausência dela na sociedade contribui para a persistência da problemática, uma vez que pessoas desinformadas sobre a importância e a necessidade dos estudos , possivelmente, continuarão evadindo as escolas, causando, desta forma, um problema social. Isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual se mostra exigente com relação à formação acadêmica e, sem ela, o mesmo incidente tenderá a ocorrer com os filhos dos indivíduos — por conta da falta de especialização dos pais.
Infere-se, portanto, mediadas para solucionar a questão da evasão escolar no Brasil. Assim, compete ao Estado, por meio do MEC (Ministério da Educação e cultura), que tem por função social educar e preparar cidadão para o exercício da cidadania, investigar os jovens que abandonaram os estudos e promover auxilio financeiro a família dos indivíduos. Essa ação deve ser feita com a busca por menores que não completaram o ensino médio, após isso, deve ser feita uma investigação sobre o motivo do ocorrido e, quando forem razões financeiras, deve-se oferecer uma bolsa de estudos remunerada, com o fito de não apenas educar, mas também fornecer auxilio financeiro às famílias. Com isso, espera-se que o direito à educação seja plenamente evidenciado, assim como antes previsto pela ONU.
OBS: QUERO MELHORAR, FAÇAM CRÍTICAS SEVERAS E REALISTAS.
SE POSSÍVEL, CORRIJAM POR COMPETÊNCIA.
GRATO
rafaelaeliaas
Você escreve muito bemmmm, continue assim que você vai ir longe e vai conseguir a tão desejada nota 1.000 no Enem. Bom uso de conectivo e mostrou muito bem seus argumentos e a frase temática, proposta de intervenção MUITO completa e detalhista, com certeza você fecharia a Competência cinco.
Antônio123
Ola! Segue aqui a minha correção:
1) INTRODUÇÃO:
* Repertório sociocultural bem contextualizado, e a estrutura do parágrafo está bem feita.
* Não há a necessidade de colocar que o problema é “vigente na sociedade brasileira”, pois você citou anteriormente: (…) “direito não é plenamente evidenciado no BRASIL CONTEMPORÂNEO” ( logo, é evidente uma colocação redundante)
* Não use a colocação “por conta da…”, pois essa destoa da norma culta padrão.
* Esse repertório : “necessidade de sustento de algumas famílias” ficou muito amplo, faltou lapida-lo para que o corretor/ leitor compreenda de forma efetiva a conjuntura. ( Pois de forma pressuposta, antes de ir para o desenvolvimento do seu texto fiquei pensando se essa argumento se baseava em alunos que saem do ambiente discente para trabalhar e ajudar a família, mas foi uma constatação minha/ pessoal, e somente ao ler o 1º parágrafo de desenvolvimento que vi que era realmente isso).
2) DESENVOLVIMENTO 1
* o tópico frasal ficou um pouco raso, ao contextualiza-lo com a série. Você utilizou o conectivo “Isso”, porém o seu tópico frasal é : (…) “virtude da necessidade financeira de algumas famílias”, mas embora isso esteja presente na série, o d1/ causa da evasão escolar é justamente indivíduos que não podem estudar pois precisam trabalhar para ajudar a família, logo, fica meio desconexo usar o “isso”, já que o tópico frasal não apresenta sistematicamente a vertente de causa. Você poderia apenas trocar o conectivo.
* Acho que perderia ponto de coesão ao utilizar, “Configurando, destarte, …”
* No mais, o parágrafo é impecável
3) DESENVOLVIMENTO 2
* Está muito bem escrito.
* Você usou novamente o “por conta …” na última frase. Não se adéqua à norma
culta padrão.
* Nesta última parte do parágrafo: “isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual se mostra exigente com relação à formação acadêmica e, sem ela, o mesmo incidente tenderá a ocorrer com os filhos dos indivíduos — por conta da falta de especialização dos pais”. ( Ocorreu um uso desconexo do “isto ocorrerá”, pois ele retoma a falta de consciência que leva à evasão escolar, porém você conecta uma ilustração de um panorama marcado por uma constatação futura, modulada incisivamente pela evasão escolar. Porém o uso do conectivo não ficou bom, pois com uso dele você está culpando a perspectiva levantada. E ela não é vertente de causa)
4) CONCLUSÃO
* Erro breve de digitação na primeira frase.
* Nesse trecho: “educar e preparar cidadão”, você deveria usar o artigo definido “o”, ou usar o: “os”, pluralizando o substantivo cidadão. Sem o uso do artigo, fica sem coesão, e ao utiliza-lo você dá ideia de proximidade, adequação, pois são “os cidadão do brasil”.
* retire o antes dessa frase: “assim como antes previsto pela ONU”, pois o corretor sabe que você está retomando à alusão feita na introdução, porém o uso da palavra antes dá a impressão que o direito fora previsto pela ONU, mas hoje não é mais.
* faltou um pouco de adequação às pontuações necessárias para construir os períodos.
* Mas a sua proposta de intervenção está muito boa e apresenta todos os 5 elementos pedidos, porém o “meio” ficou um pouco perdido, sendo confundido com o detalhamento.
* PONTUAÇÕES de cada competência ( de acordo com minha constatações).
C1: 180 ( uma média entre 200 e 160 . Eu não iria descontar 40 pontos apenas pela colocação do ” por conta”, mas 200 também não se adequaria)
C2: 180
C3: 180
C4: 160 ( pelo uso pouco adequado de alguns conectivos e palavras)
C5: 180
TOTAL: 880
espero ter ajudado, e se puder corrigir minhas próximas redações que irei enviar ficaria muito grato!
bicodeviuva
👉 Primeiramente, obrigado por uma correção fez em uma das minha redações.
👉Introdução muito boa. Contextualização muito bem explorada, tese e um ponto muito importante, a apresentação prévia do que vai defender. Isso conta bastante ponto na coesão e progressão.
👉 Ambos teus desenvolvimentos e intervenção são muito bem estruturados e, ao meu ver, tem um teor argumentativo bem acima do que se espera para o ENEM. Tu realmente é bom escrevendo. Mas, cuidado com o prolongamento do parágrafos. Tentei ser o mais objetivo possível, sem deixar passar nada.
👉 Seu repertório tanto cultural quando de recursos coesivos é afiadíssimo, segue nessa que o 1000 vem.
👉 Outra coisa, não esqueça de escrever o texto na folha oficial. Eu tenho dessas de escrever uns textos grandes também, e só passo para a folha depois. Acho que seu texto coube na folha, mas vendo aqui na plataforma parece superar as 30 linhas.
Daniel Barbosa
Boa noite!
Rapaz achei sua redação impecável, muito bem feita, é difícil achar erros nela rsrs.
Ótima introdução, com uma excelente tese.
No seu desenvolvimento suas argumentações estão perfeitas, bem rica e com dados estatísticos e citações devidamente bem colocados em toda sua redação.
A conclusão também está muito boa.
Dica: Achei ela muita intensa, tente resumir os seus assuntos, fazer uma síntese.
Não sou corretor profissional, mais te daria uma nota de 900.
Parabéns! Sucesso…
C 1 – 180
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 180
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900 PONTOS
Jffgg
Oi. Boa redação
C1- “Infere-se, portanto, (mediadas) para solucionar a questão” isso é dos erros, vc também esqueceu de plural para cidadãos, e erro de vírgula.
C2- “Isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual” vc entendeu o tema falou sobre ele, mas em um dado momento deu uma fugida da evasão escolar no Brasil.
C3- encadeamento de ideias: trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto. D2 vc mudou repentinamente de assunto o mesmo do C2.
C4- conectivos bem usados, mas esse não deu coesão ao texto “Configurando, destarte, uma…”
C5- ficou boa
ESPERO TER AJUDADO.