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Tema: A questão da evasão escolar no Brasil

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 Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos o acesso à educação. Contudo, tal direito não é plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo, tendo em vista que a evasão escolar ainda é um problema vigente na sociedade brasileira. Nesse âmbito, a problemática persiste não apenas por conta da necessidade de sustento de algumas famílias, mas também pela falta de consciência, a respeito da importância da educação na vida de uma pessoa.

 Primeiramente, cabe avaliar que a evasão escolar ocorre, principalmente, em virtude da necessidade financeira de algumas famílias. Isso é evidenciado no seriado “Glee”, disponível na “Netflix”, em que, devido ao desemprego de seu pai, o personagem Sam foi obrigado a trabalhar para que as despesas do seu lar fossem supridas e, como consequência disso ,o jovem precisou abandonar os estudos. Entretanto, tal fator não se restringe à ficção, e da mesma forma como é relatado no programa televisivo, muitos jovens são, infelizmente, privados da educação escolar para manter o sustento familiar. Configurando, destarte, uma incompatibilidade com a Constituição Federal de 1988, que garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação e ao bem-estar social.

  Ademais, é notório que a evasão escolar ocorre, também, em virtude da falta de consciência sobre a importância da educação para a formação pessoal. Nesse contexto, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmou: “A consciência não determina o ser, mas o ser social que determina a consciência.” Assim, a ausência dela na sociedade contribui para a persistência da problemática, uma vez que pessoas desinformadas sobre a importância e a necessidade dos estudos , possivelmente, continuarão evadindo as escolas, causando, desta forma, um problema social. Isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual se mostra exigente com relação à formação acadêmica e, sem ela, o mesmo incidente  tenderá a ocorrer com os filhos dos indivíduos — por conta da falta de especialização dos pais.

  Infere-se, portanto, mediadas para solucionar a questão da evasão escolar no Brasil. Assim, compete ao Estado, por meio do MEC (Ministério da Educação e cultura), que tem por função social educar e preparar cidadão para o exercício da cidadania, investigar os jovens que abandonaram os estudos e promover auxilio financeiro a família dos indivíduos. Essa ação deve ser feita com a busca por menores que não completaram o ensino médio, após isso, deve ser feita uma investigação sobre o motivo do ocorrido e, quando forem razões financeiras, deve-se oferecer uma bolsa de estudos remunerada, com o fito de não apenas educar, mas também fornecer auxilio financeiro às famílias. Com isso, espera-se que o direito à educação seja plenamente evidenciado, assim como antes previsto pela ONU.

OBS: QUERO MELHORAR, FAÇAM CRÍTICAS SEVERAS E REALISTAS.
SE POSSÍVEL, CORRIJAM POR COMPETÊNCIA.
GRATO

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5 Correções

  1. Você escreve muito bemmmm, continue assim que você vai ir longe e vai conseguir a tão desejada nota 1.000 no Enem. Bom uso de conectivo e mostrou muito bem seus argumentos e a frase temática, proposta de intervenção MUITO completa e detalhista, com certeza você fecharia a Competência cinco.

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  2. Ola! Segue aqui a minha correção:
    1) INTRODUÇÃO:
    * Repertório sociocultural bem contextualizado, e a estrutura do parágrafo está bem feita.
    * Não há a necessidade de colocar que o problema é “vigente na sociedade brasileira”, pois você citou anteriormente: (…) “direito não é plenamente evidenciado no BRASIL CONTEMPORÂNEO” ( logo, é evidente uma colocação redundante)
    * Não use a colocação “por conta da…”, pois essa destoa da norma culta padrão.
    * Esse repertório : “necessidade de sustento de algumas famílias” ficou muito amplo, faltou lapida-lo para que o corretor/ leitor compreenda de forma efetiva a conjuntura. ( Pois de forma pressuposta, antes de ir para o desenvolvimento do seu texto fiquei pensando se essa argumento se baseava em alunos que saem do ambiente discente para trabalhar e ajudar a família, mas foi uma constatação minha/ pessoal, e somente ao ler o 1º parágrafo de desenvolvimento que vi que era realmente isso).
    2) DESENVOLVIMENTO 1
    * o tópico frasal ficou um pouco raso, ao contextualiza-lo com a série. Você utilizou o conectivo “Isso”, porém o seu tópico frasal é : (…) “virtude da necessidade financeira de algumas famílias”, mas embora isso esteja presente na série, o d1/ causa da evasão escolar é justamente indivíduos que não podem estudar pois precisam trabalhar para ajudar a família, logo, fica meio desconexo usar o “isso”, já que o tópico frasal não apresenta sistematicamente a vertente de causa. Você poderia apenas trocar o conectivo.
    * Acho que perderia ponto de coesão ao utilizar, “Configurando, destarte, …”
    * No mais, o parágrafo é impecável
    3) DESENVOLVIMENTO 2
    * Está muito bem escrito.
    * Você usou novamente o “por conta …” na última frase. Não se adéqua à norma
    culta padrão.
    * Nesta última parte do parágrafo: “isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual se mostra exigente com relação à formação acadêmica e, sem ela, o mesmo incidente tenderá a ocorrer com os filhos dos indivíduos — por conta da falta de especialização dos pais”. ( Ocorreu um uso desconexo do “isto ocorrerá”, pois ele retoma a falta de consciência que leva à evasão escolar, porém você conecta uma ilustração de um panorama marcado por uma constatação futura, modulada incisivamente pela evasão escolar. Porém o uso do conectivo não ficou bom, pois com uso dele você está culpando a perspectiva levantada. E ela não é vertente de causa)
    4) CONCLUSÃO
    * Erro breve de digitação na primeira frase.
    * Nesse trecho: “educar e preparar cidadão”, você deveria usar o artigo definido “o”, ou usar o: “os”, pluralizando o substantivo cidadão. Sem o uso do artigo, fica sem coesão, e ao utiliza-lo você dá ideia de proximidade, adequação, pois são “os cidadão do brasil”.
    * retire o antes dessa frase: “assim como antes previsto pela ONU”, pois o corretor sabe que você está retomando à alusão feita na introdução, porém o uso da palavra antes dá a impressão que o direito fora previsto pela ONU, mas hoje não é mais.
    * faltou um pouco de adequação às pontuações necessárias para construir os períodos.
    * Mas a sua proposta de intervenção está muito boa e apresenta todos os 5 elementos pedidos, porém o “meio” ficou um pouco perdido, sendo confundido com o detalhamento.
    * PONTUAÇÕES de cada competência ( de acordo com minha constatações).
    C1: 180 ( uma média entre 200 e 160 . Eu não iria descontar 40 pontos apenas pela colocação do ” por conta”, mas 200 também não se adequaria)
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 160 ( pelo uso pouco adequado de alguns conectivos e palavras)
    C5: 180
    TOTAL: 880
    espero ter ajudado, e se puder corrigir minhas próximas redações que irei enviar ficaria muito grato!

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  3. 👉 Primeiramente, obrigado por uma correção fez em uma das minha redações.
    👉Introdução muito boa. Contextualização muito bem explorada, tese e um ponto muito importante, a apresentação prévia do que vai defender. Isso conta bastante ponto na coesão e progressão.
    👉 Ambos teus desenvolvimentos e intervenção são muito bem estruturados e, ao meu ver, tem um teor argumentativo bem acima do que se espera para o ENEM. Tu realmente é bom escrevendo. Mas, cuidado com o prolongamento do parágrafos. Tentei ser o mais objetivo possível, sem deixar passar nada.
    👉 Seu repertório tanto cultural quando de recursos coesivos é afiadíssimo, segue nessa que o 1000 vem.
    👉 Outra coisa, não esqueça de escrever o texto na folha oficial. Eu tenho dessas de escrever uns textos grandes também, e só passo para a folha depois. Acho que seu texto coube na folha, mas vendo aqui na plataforma parece superar as 30 linhas.

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  4. Boa noite!
    Rapaz achei sua redação impecável, muito bem feita, é difícil achar erros nela rsrs.
    Ótima introdução, com uma excelente tese.
    No seu desenvolvimento suas argumentações estão perfeitas, bem rica e com dados estatísticos e citações devidamente bem colocados em toda sua redação.
    A conclusão também está muito boa.
    Dica: Achei ela muita intensa, tente resumir os seus assuntos, fazer uma síntese.
    Não sou corretor profissional, mais te daria uma nota de 900.
    Parabéns! Sucesso…
    C 1 – 180
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180
    =======
    900 PONTOS

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  5. Oi. Boa redação
    C1- “Infere-se, portanto, (mediadas) para solucionar a questão” isso é dos erros, vc também esqueceu de plural para cidadãos, e erro de vírgula.
    C2- “Isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual” vc entendeu o tema falou sobre ele, mas em um dado momento deu uma fugida da evasão escolar no Brasil.
    C3- encadeamento de ideias: trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto. D2 vc mudou repentinamente de assunto o mesmo do C2.
    C4- conectivos bem usados, mas esse não deu coesão ao texto “Configurando, destarte, uma…”
    C5- ficou boa
    ESPERO TER AJUDADO.

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