De acordo com o artigo 54 da lei 9605/98, a pessoa que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos a saúde humana ou que provoque mortalidade de animais ou destruição significativa da flora deve responder legalmente. Entretanto, para isso o governo deve cumprir com o seu papel de fornecer meios corretos para o descarte de lixo, o que não ocorre na maioria dos estados brasileiros, gerando consequências como a proliferação de doenças e a poluição de rios e mares.
A Revolta da Vacina no século XX, foi ocasionada devido a disseminação de inúmeras doenças como a varíola e a febre amarela, que eram intensificadas pelo acúmulo de lixo nas ruas do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz, como medida para acabar com as moléstias, criou brigadas sanitárias com o intuito de recolher o lixo, possibilitando uma cidade mais higiênica. Atualmente, a situação não é tão diferente do cenário anterior, lixões e aterros sanitários são pratos cheios para o alastramento de doenças parasitárias e infecciosas.
A falta de locais apropriados no meio urbano para o recolhimento de lixo, leva os cidadãos a descartar os matérias que muitas das vezes são recicláveis, em locais inapropriados e até mesmo nas ruas. Tal fato, leva ao entupimento de bueiros em épocas de chuva e consequentemente acarreta enchentes e a poluição de rios e mares por esses detritos. Além disso, animais aquáticos confundem esses resíduos com comida, ou até mesmo se prendem a eles, os levando a morte.
Dessa forma, com o intuito de minimizar as consequências geradas pelo descarte incorreto do lixo urbano, os governantes devem criar medidas eficientes como pontos de coleta seletiva de resíduos nas cidades, minimizando assim a quantidade de materiais nos lixões que poderiam ser reciclados. Além disso, a divulgação dos 3Rs (reciclar, reutilizar e reduzir) nos meios de comunicação de massa como canais de televisão, promoveria a conscientização da sociedade, tornando o Brasil um país mais sustentável.
Neeh
Olá,Tudo bem?
Você possui um bom domínio com as palavras.
Porém,deixou a desejar em alguns pontos,tais como:sua introdução teve bastante repetição,o que não deixou sua redação tão formal,poderia mudar.
Seu desenvolvimento teve bastante repetição também,poderia usar conectivos e percebi falta de vírgulas.
Sua conclusão deixou a desejar,pelo fato de não responderes as perguntas necessárias para uma redação correta.
Continue praticando,logo estará tendo domínio no assunto.
Continue assim,que se tornará melhor.
Parabéns!
NicoleBitencourt
Boa noite!
Na sua introdução você uso repetitivamente o uso de ou, sugiro o uso de ora isso ora aquilo o que deixa mais formal (podendo usar somente 2 vezes).
Nos desenvolvimentos sugiro uma dupla infalível de conectivos: Em primeiro lugar (desenvolvimento 1), Em segundo lugar (desenvolvimento 2)
No desenvolvimento 1, deve ser usado um conectivo antes de Oswaldo ex: além disso. Substituir a expressão prato cheio, muito informal.
No desenvolvimento 2, “matérias, muitas vezes recicláveis,” sugiro substituir por isso para evitar o uso de que é dessa maneira estará usando um aposto explicativo. Cuidar repetição de E, utilizar mais vírgulas.
Na conclusão está faltando as respostas necessárias para uma conclusão completa
Quem?
O que?
Para quem?
Quem garantirá seu funcionamento?
Como?
E por fim recomento que realize a conclusão de todos os parágrafos com os conectivos pois isso da uma ideia de termino de argumento, é muito importante ter isso.