Estudante

Tema: A prática do bullying nas escolas do Brasil.

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No clipe Wheels on the bus, a cantora Melanie Martinez, retrata como o motorista do ônibus escolar ri e se diverte ao ouvir os palavrões direcionados a uma aluna. Infelizmente, a distopia assemelha-se a realidade, não só pelo abandono ao aluno, mas também o descaso do Estado aumentando a prática do bullying nas escolas do Brasil. Diante disso, é importante analisar os fatores contribuintes para a persistência da problemática.

A princípio, a fraca mobilização entre escola e pais fragiliza o combate ao bullying. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, cerca de 100 mil alunos e alunas sofreram ofensas ou intimidações por conta da etnia, orientação sexual ou país de origem. Consequentemente, a baixa participação familiar em comunicados e reuniões desequilibra a vida escolar do estudante. Desse modo, a ocorrência da violência como destacado pela ONU ganha força quando o “elo” família e escola está quebrado.

Outrossim, o abandono estatal na fiscalização das escolas compromete a prevenção do problema. Sancionada em 2015, a Lei 13.185/2015, prevê que todas as escolas promovam medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e repúdio ao bullying. No entanto, a falta de investimentos fiscais pelo Estado dificulta a aplicação da Lei, pois a escassa capacitação de professores, o pouco debate e a quase inexistência de projetos de apoio velam a temática. Logo, a vulnerabilidade da vítima é banalizada pelo desinteresse do Estado.

Faz-se necessário, portanto, ações para remediar o impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação mobilizar a escola e a família no combate a temática, por meio da criação da Semana de Prevenção e Ajuda, estruturadas entre semestres com psicólogos explicando a função auxiliadora da escola e a família no suporte a vítima e a elaboração de treinamentos para o corpo docente na captação e punição de práticas agressivas e ofensivas, a fim de regularizar a fiscalização e a monetização do Estado e a junção família-escola na desconstrução do bullying. Assim, freando o panorama distópico retratado no clipe de Melanie Martinez.

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3 Correções

  1. No clipe Wheels on the bus, a cantora Melanie Martinez,(1) retrata como o motorista do ônibus escolar ri e se diverte ao ouvir os palavrões direcionados a uma aluna. Infelizmente, a distopia assemelha-se a realidade, não só pelo abandono ao aluno, mas também o descaso do Estado aumentando a prática do bullying nas escolas do Brasil(2). Diante disso, é importante analisar os fatores contribuintes para a persistência da problemática.
    1 – sem vírgula(separando sujeito do verbo).
    2 – tese por causas do problema: abandono ao aluno e descaso do Estado.
    A princípio(4), a fraca mobilização entre escola e pais(6) fragiliza o combate ao bullying(3). Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, cerca de 100 mil alunos e alunas sofreram ofensas ou intimidações por conta da etnia, orientação sexual ou país de origem. Consequentemente, a baixa participação familiar em comunicados e reuniões desequilibra a vida escolar do estudante(5). Desse modo, a ocorrência da violência como destacado pela ONU ganha força quando o “elo” família e escola está quebrado.
    3 – Aqui você fala de mobilização entre escola e pais, no entanto, você não havia mencionado isso na introdução, o que fragiliza o seu projeto de texto. Para melhorar, tenta colocar no D1 e D2 os argumentos que foram previstos na introdução.
    4 – Recomendo usar “Em primeiro lugar, em primeira análise…” ao invés de “Primeiramente, a princípio, primordialmente…”. O “a princípio”, segundo alguns corretores, não é um conectivo interparágrafo(que liga um parágrafo ao outro). Como o ENEM pede pelo menos 2 interparágrafos, é melhor já ir garantindo um deles no D1.
    5 – Por que existe pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos?
    6 – Por que a baixa participação dos pais prejudica a vida escolar dos filhos? Dê exemplos.

    Outrossim(7), o abandono estatal na fiscalização das escolas(10) compromete a prevenção do problema. Sancionada em 2015, a Lei 13.185/2015,(8) prevê que todas as escolas promovam medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e repúdio ao bullying. No entanto, a falta de investimentos fiscais pelo Estado dificulta a aplicação da Lei, pois a escassa capacitação de professores, o pouco debate e a quase inexistência de projetos de apoio velam a temática(9). Logo, a vulnerabilidade da vítima é banalizada pelo desinteresse do Estado.
    7 – Conectivo interparágrafo
    8 – Sem vírgula ao separar sujeito de verbo.
    9 – Bom uso da exemplificação para argumentar.
    10 – Por que existe esse desinteresse por parte do estado?
    Faz-se necessário, portanto, ações para remediar o impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação(agente) mobilizar a escola e a família no combate a (14)temática(ação), por meio da criação da Semana de Prevenção e Ajuda(meio), estruturadas(12) entre semestres com psicólogos explicando a função auxiliadora da escola e a(11) família no suporte a(13) vítima e (14)a elaboração de treinamentos (detalhamento)para o corpo docente na captação e punição de práticas agressivas e ofensivas, a fim (finalidade)de regularizar a fiscalização e a monetização do Estado e a junção família-escola na desconstrução do bullying. Assim, freando o panorama distópico retratado no clipe de Melanie Martinez.

    11 – da
    12 – estruturada
    13 – à
    14 – problema de paralelismo: “estruturada entre semestres COM psicólogos explicando a função auxiliadora da escola e da família no suporte à vítima e COM a elaboração de treinamentos[…]” (Recomendo refazer essa parte, ficou confuso entender).
    15- combate a temática ficou estranho. Recomendo trocar por: combate ao impasse, ao problema, etc.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200 920

    Repetição de palavras: escola, Estado, família,

    Parabéns pelo uso de repertórios diferentes em três parágrafos : )

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  2. olá, tudo bem?
    sua introdução está muito boa, parabéns.
    seu desenvolvimento também, só achei que vc poderia desenvolver um pouco mais a primeira frase do D1.
    sua conclusão esta muito boa, mas faltou o desenvolvimento.
    não vou corrigir sua gramática pois não sou muito boa nisso, mas recomendo o app CIRA, que faz correções desse tipo e é de graça.
    espero ter ajudado!
    continue escrevendo!!!

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  3. Olá! Não sou expert mas vou tentar te ajudar.
    Eu particularmente gostei bastante do seu texto, a introdução está ótima, a alusão faz jus ao tema e os dados também te ajudam nisso; Sua proposta de intervenção também está boa, apenas trocaria o final; Invés de finalizar sua redação citando o trecho da música da Melanie Martinez, seria mas cabível colocar diretamente o tema da redação, (mas isso é opinião minha); Além disso, quando o órgão já é conhecido, como a ONU, não precisa explicar (Organização das Nações Unidas), assim você poupa linhas e consegue escrever mais.

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