Na série “The Walking Dead”, o caos do apocalipse zumbi faz com que os personagens adquiram habilidades capazes de os manterem vivos. Porém, Hershel, que detém idade avançada, é morto, por não ter sido ativo em suas ações. De maneira análoga à ficção, no Brasil hodierno, as pessoas idosas são frequentemente desafiadas, principalmente no que se refere aos direitos negligenciados e às ações discriminatórias.
Em primeira análise, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é assegurado a todos os indivíduos o amplo acesso aos seus direitos. No entanto, os idosos são tratados, muitas vezes, como exceções na funcionalidade efetiva desse sistema. Nesse sentido, é perceptível a negligência que permeia na vida dessas pessoas, ao passo em que são submetidas a condições desumanas, a exemplo do abandono, da falta de liberdade, dos descuidos com a estabilidade na saúde mental, emocional e física, entre outras. Logo, faz-se imprescindível a análise desta conjuntura, com o fito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.
Outrossim, é relevante abordar que, segundo o filósofo Sartre, “o ser humano é livre e responsável, cabe a ele escolher seu modo de agir”. Contudo, as escolhas pertinentes às atitudes de discriminação – como os empecilhos no acesso aos meios de transporte, a exclusão no convívio familiar e afins – sofridas pelas pessoas de idade avançada coíbem o conceito de liberdade, visto que o desrespeito não é um fator que expressa responsabilidade nas ações humanas. Por isso, a penalização pelo exercício das práticas discriminatórias às pessoas idosas é obrigatória, prevista no Estatuto do Idoso.
Portanto, infere-se que o Governo Federal – instância máxima do Poder Executivo – deve criar projetos que garantam os direitos às pessoas idosas, por meio de assistencialismo e diálogo em grupos nos CREAS (Centros de Referência Especializado em Assistência Social), que sejam abertos para outras pessoas debaterem e colocarem em prática métodos para a extinção de ações discriminatórias, com o intuito de abolir as problemáticas da posição do idoso na sociedade brasileira. Enfim, a partir dessas ações, as pessoas idosas poderão obter uma vida próspera, ao contrário do que foi visto em “The Walking Dead”.
Nicoli
OLÁ, VIM CORRIJIR PQ A OUTRA CORREÇÃO É SUPERFICIAL, NOTA NÃO AJUDA SEM QUE HAJA JUSTIFICATIVAS DOS ERROS
introdução
“The Walking Dead”, o caos (sem vírgula pq precisa de um complemento)
morto, por não (sem vírgula)
bom uso de conectores e vejo sua tese, parabéns!!!
D1
1988, é assegurado (sem vírgula)
a condições ( à condições)
entre outras (retire essa parte para não ficar subjetivo)
D2
ótimo uso de conectivos
sem erros nesse parágrafo
conclusão
arrasou na conclusão
encontrei os 5 elementos
fechamento cíclico
continue praticando colega! sua nota será alta!
se quiser uma nova correção, avalie esse comentário como o melhor.
Thamires Oliveira
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
PONTUAÇÃO:160
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:200
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA: 160
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO : 200
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL :200
DICA: Diversifique seu repertório sociocultural