Tema: A persistência das queimadas no Brasil

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‘‘Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável’’. A afirmação atribuída ao filósofo e político romano Cícero representa claramente a persistência das queimadas no Brasil, uma vez que é justamente a naturalidade com que a população se habitua a essa adversidade que a fixa na sociedade brasileira. Assim, é válido afirmar que o uso de técnicas agrícolas arcaicas e a depredação por parte dos indivíduos contribuem para a conservação desse cenário negativo.

É relevante abordar, primeiramente, que a utilização de métodos arcaicos pelos agricultores colaboram para a constância das queimadas no país. Isto ocorre porque os praticantes, em sua maioria, não planejam sair do comodismo e a apostarem em outros modos agrários para então desligarem-se de costumes advindos de séculos passados. Exemplares disso são as limpezas de terrenos para plantações com o uso do fogo, que prejudicam a fertilidade, a matéria orgânica e os nutrientes do solo, e quando não controladas, ultrapassam demarcações e resultam em vastas queimadas. Logo, os índices dessas situações sobem descontroladamente.

Em decorrência disso, o vandalismo também é responsável efetivo para a insistência das queimadas no Brasil. Inegavelmente, essas situações procedem da postura individualista dos seres que omitem suas ações ilegais em virtude dos prejuízos decorrentes delas, como por exemplo uma simples ponta de cigarro ignorada na estrada gera um foco de fogo crescente. Como na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, onde mostra o raciocínio do eu-lírico que teve de migrar para outra região, pois a sua ‘‘estava ardendo em meio às chamas’’, porventura causadas intencionalmente por outros. Consequentemente, tais feitos continuam perpetuando um panorama nocivo as matas brasileiras.

Torna-se evidente, portanto, que são necessárias medidas para controlar as queimadas no Brasil. É preciso que o Governo Federal, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), promova formações para agricultores sobre diferentes maneiras de manejo do solo, a fim de adquirir produções sustentáveis em um futuro próximo. Ademais, deve criar um Plano Nacional de Combate às Queimadas, com o auxílio do IBAMA, com intuito de direcionar um maior orçamento aos órgãos responsáveis para que fiscalizem e reduzem as queimadas bem como reprimem e punem seus malfeitores. Desse modo, o pensamento de habitualidade de Cícero poderá ser menos constante.

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4 Correções

  1. Oii, Mafeh! Grata pelo seu pedido!

    INTRO
    -gostei da alusão que vc fez com a citação da frase à realidade das queimadas
    -sem erros de ortografia, o que demonstra um ótimo domínio da norma culta da língua
    -porém, houve alguns equívocos de pontuação, pela ausência da vírgula:
    –> “A afirmação atribuída ao filósofo e político romano, Cícero, representa claramente…” (aposto)
    –> “uma vez que é justamente a naturalidade com que a população se habitua a essa adversidade, que a fixa na sociedade brasileira.” (pausa)
    –> “Assim, é válido afirmar que o uso de técnicas agrícolas arcaicas e a depredação por parte dos indivíduos, contribuem para a conservação desse cenário negativo.” (pausa)
    -tese bem apresentada, além das 2 problemáticas facilmente identificadas

    D1 (o uso de técnicas agrícolas arcaicas)
    -evite o uso do “primeiramente”, pois passa uma ideia que ha um “segundamente”, “terceiramente”… e esses advérbios são considerados incomuns na língua (os corretores do enem não gostam muito)
    -coloque uma vírgula após disso: “Exemplares disso, são…”
    -tese bem trabalhada, argumentação fora so senso comum
    -sem erros ortográficos e bom uso de repertório
    -dica: sempre que houver uma oportunidade, use um conectivo, enriquece mais ainda seu texto

    D2 (a depredação por parte dos indivíduos)
    -Mafeh, sempre que você for citar algo, seja um filme/série/livro/música/frase, a citação sempre vem entre aspas: “Asa Branca”
    -eu não entendi muito bem o uso do “porventura”, pelo fato de ser utilizado em situações hipotéticas, sinônimo de “por acaso”. Se vc quis utilizar nesse sentido, deve vir entre vírgulas
    -equívocos de pontuação; ausência da vírgula:
    –> “como por exemplo uma simples ponta de cigarro, ignorada na estrada, gera um foco de fogo crescente.” (frase explicativa)
    –> “onde mostra o raciocínio do eu-lírico, que teve de migrar para outra região, …” (frase explicativa)
    -ausência de crase: “…às matas brasileiras.”

    CONCLUSÃO
    -ação: promova formações para agricultores sobre diferentes maneiras de manejo do solo | deve criar um Plano Nacional de Combate às Queimadas
    -meio/modo: ? | ?
    -agente: Governo Federal, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) | auxílio do IBAMA
    -finalidade: a fim de adquirir produções sustentáveis em um futuro próximo |para que fiscalizem e reduzem as queimadas bem como reprimem e punem seus malfeitores
    -detalhamento: ? | ?

    |FEEDBACK|
    Gostei, de verdade, do seu texto. Você trabalha muito bem a sua argumentação em cima dos seus repertórios. Todo o seu texto está muito bem estruturado, de acordo com as competências do enem, bem como coerente com as problemáticas.

    !DICAS!
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use bastante conectivos, enriquece seu texto
    -evite expressões como:
    *primeiramente
    *atualmente/hodiernamente/nos dias de hoje
    *especialistas revelam que…
    *com o passar dos anos
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 160 (escreve muito bem, porém, muitos erros de pontuação. Se atente, tbm, ao uso da crase)
    C2: 200 (argumentação fora do senso comum e ótimo uso de repertórios)
    C3: 200 (excelente argumentação e demonstra um bom conhecimento acerca do assunto)
    C4: 160 (organize melhor a sua tese, através de um conectivo, evite o uso de “primeiramente” e utilize mais conectivos no seu texto)
    C5: 160 (o enem não obriga vc a resoolver as 2 problemáticas, porém, vc trouxe 2 prospostas de intervenção e ambas incompletas)
    NOTA: 880

    Qualquer dúvidas, so chamar! Parabéns. =)

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  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 190
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180
    5. Proposta de Intervenção – 180

    Nota total: 930

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  3. Introdução- Introdução muito boa. Essa relação da frase do romano Cícero com o tema ficou bem estranha, se eu fosse você melhorava nessa parte. Esse encaminhamento argumentativo não achei mt bom, afinal tecnicas agricolas arcaicas também são um tipo de depredação., esse depredação ficou mt abrangente, mas n sei se vc perderia ponto por isso.

    D1- Muito bom.

    D2- Esse ” Em decorrência disso” disso o que?.

    Conclusão- Senti falta de um detalhamento das propostas de intervenção. Propostas fracas. Consigo enxergar o Agente mas o Por meio de, ficou meio escondido ou não existe.

    Em geral texto mt bom com boa estrutura. Senti a falta de marcas de autoria como ”Nesse sentido” ”Nessa lógica” Considero um texto com nota maior que 900

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  4. Thamirysbds, Lucass1 e christhian12rv muito obrigadaaa por seus feddbacks, de verdade, gratidão por compartilharem um pouco dos seus saberes comigo!!!

    Tentarei ao máximo usar todas essa dicas que vcs me deram! Quem sabe eu não vire uma raque em redação, não é mesmo rsrs

    O
    B
    R
    I
    G
    A
    D
    A

    Abraços!!! Muito sucesso pra vcs!!!!!!!!!!

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