A série norte-americana “You”, produzida pela Netflix em 2018, retrata a violência psicológica contra a mulher dentro de um relacionamento, onde o homem a trata como um objeto de sua posse. De maneira análoga à série, muitas mulheres sofrem violência não só psicológica, mas patrimonial, sexual, física e moral, no entanto, não conseguem sair, principalmente por medo.
Em primeira análise, é importante ressaltar a sociedade machista atual, em que os homens são considerados como “o chefe da família”, e muitos abusam de suas esposas, agredindo-as tanto fisicamente quanto psicologicamente. Segundo dados obtidos pela central de atendimento à mulher de Brasília em 2014, cerca de 51,68% dos casos denunciados, são casos de violência psicológica.
Dessa forma, é possível perceber como a sociedade brasileira cresceu nas bases paternalistas da sociedade europeia, visto que as mulheres eram excluídas de discussões políticas e sociais. Assim sendo, vemos como o preconceito está presente, opondo-se à igualdade entre os gêneros e favorecendo o gênero masculino.
Em virtude dos fatos mencionados, é fundamental que medidas sejam tomadas para diminuir os casos de violência contra a mulher em nossa sociedade. Para isso, o ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, junto ao ministério da educação e do poder legislativo, poderiam modificar algumas leis e executá-las rigorosamente, com prisões e multas. As instituições de ensino, no que lhe concerne, devem efetuar discussões sobre tal tema. Da mesma forma, as redes sociais poderiam efetuar campanhas publicitárias, de modo a quebrar paradigmas criados pela sociedade. Sendo assim, ficará ainda mais próximo de conseguirmos diminuir os casos de violência, seja ela qual for, como citado na série “You”, produzida pela Netflix.
Dhamarys Lorrayne
Boa tarde Mariana, tudo bem? Sua redação ficou muito boa! Primeiramente, gostaria de pontuar que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, sua introdução já começa bem com um ótimo repertório sociocultural, depois você evidencia a semelhança com o tema, senti falta de um maior esclarecimento das suas teses. Partindo para o seu parágrafo de desenvolvimento, você precisa se lembrar da estrutura tópico frasal, argumentação\explicação e consequência. Você precisa argumentar melhor os dados que você coloca, sempre pensa:” O que essa dado ou repertório que estou colocando tem de semelhança com a tese que estou argumentando.” Senti a falta de conectivos, você precisa utilizá-los mais, é quase que um a cada ponto final. Por fim, na sua proposta de intervenção, você precisa colocar os agentes com letra maiúscula. Além disso, lembre-se de responder aos 5 elementos imprescindíveis da PI (Quem vai fazer, O que vai fazer, Como vai fazer e Para quê vai fazer + detalhamento). Gostei da retomada do seu repertório da Intro no final, arrasou! Atenção! Você precisa trabalhar melhor a estruturação das suas ideias e organizá-las (os conectivos ajudam muito nisso). A seguir nota por competência:
I-160-120 (Onde se refere a lugar, lembre-se sempre disso. Use outras palavras nessa situação.)- (não use a primeira pessoa do plural, você colocou “vemos”), atente-se para o uso da vírgula;
II- Entre 120-80 Você precisa desenvolver melhor a sua argumentação, sempre explique o porquê daquele repertório ou dado.
III- 120-80 Você precisa encaixar melhor seus repertórios na sua argumentação!
IV- 120 Você precisa usar mais conectivos, busque ter um vasto repertório de conectivos.
V- 120-80 Sua PI não se encontra totalmente relacionada à discussão que você apresentou no decorrer do seu desenvolvimento. Você precisa fazer uma PI totalmente relacionada às suas ideias anteriores. Nunca se esqueça disso!!!
TOTAL= 640-480 (Acredito que sua nota possa estar entre essa variação- Posso estar equivocada, sempre busque correção de um especialista da área)
Você tem capacidade e tenho certeza que vai alcançar grandes resultados. Pratique sempre e lembre-se “A prática leva a perfeição”! Um grande abraço, conte comigo!!!
[email protected]
O vocábulo “onde” (linha 2) foi inserido de forma equivocada, pois ele deve ser usado para indicar lugar
Na última linha do primeiro parágrafo o vocábulo “sair” está ambíguo, sair do que? do relacionamento, de casa?
“em que os homens são considerados como ‘o chefe da família'”. Aqui há erro de concordância, se “os homens” está no plural“o chefe da família” também deve estar (minha sugestão: em que O homeM É consideradO como “o chefe da família”)
“cerca de 51,68% dos casos denunciados, são casos de violência psicológica.”. Sujeito, verbo e complemento NUNCA devem ser separados por vírgula. “Casos denunciados” é o núcleo da oração, portanto depois de “denunciados” não pode haver vírgula.