Apesar do surgimento, nas últimas décadas, de mecanismos para controle e prevenção de incêndios, como a Polícia Militar Ambiental, ainda há muito para se avançar nessa temática. De acordo com dados de pesquisa da “Folha de Londrina”, houve um aumento considerável no número de queimadas no Brasil, o que demonstra a persistência dos brasileiros com essa prática que pode ocasionar prejuízos irreversíveis à nossa biodiversidade.
Primeiramente, segundo a pesquisa supracitada, o estado com o maior número de focos de incêndio foi o Mato Grosso e o que apresentou maior aumento de queimadas foi o Amazonas, regiões simbolizadas pelo pantanal e floresta amazônica, respectivamente. Sendo assim, é de se imaginar o enorme prejuízo causado ao nosso patrimônio ambiental, com o desmatamento de plantas nativas e morte de animais endêmicos.
Além disso, em uma perspectiva futurista, é preocupante observar que a cultura das queimadas se alastra por todo território brasileiro. Essa abrangência nacional demonstra que o prejuízo ambiental pode se tornar irreversível, afinal, existem poucas reservas ecológicas e a tendência do número de incêndios é crescer.
Portanto, torna-se imprescindível uma ação do Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com órgãos fiscalizadores e ONG’s voltadas à preservação. Para tanto, deve haver um maior investimento em tecnologias que auxiliem no monitoramento das áreas de maior foco, como drones e satélites que apresentem imagens em tempo real, facilitando a fiscalização e possibilitando maior rapidez na identificação de incêndios. Paralelo a isso, cabe ao Poder Legislativo criar leis mais severas para punir os responsáveis e inibir tal ato. Dessa forma, o que se espera é uma reversão do quadro atual, objetivando um futuro mais verde e limpo.
Gustavogsf
Olá, gostei muito da sua redação, porém pode-se melhorar o desenvolvimento do tema, e melhorar a conclusão, na minha opinião você deveria abordar mais as queimadas não só nas áreas como o Amazonas e Mato Grosso mais também em propriedades rurais e na mata Atlântica onde está muito comum esse ato.
Em um todo sua redação está muito boa parabéns!, e boa sorte.
Melany Maioli
Ao examinar sua redação pude observar, que você priorizou a situação das queimadas somente no Brasil o que te ajudou de certa forma, na estrutura e na coerência do seu texto .Mas,sendo que ela é global ou seja, uma questão que atinge o mundo inteiro diretamente e diariamente claro de diferentes formas e proporções. Sugiro que sempre quando for escrever a partir de agora pense no tema no Brasil mais também o aspecto global do dilema ao fazer isso deixará suas produções mais interessantes ,favorecendo o uso maior de conectivos
PâmLopes
Ótima redação! Bem estruturada e bastante coerente! Sua proposta de intervenção seguiu o padrão, mostrando assim, o que deve ser feito, como, por quem e sua finalidade. Entretanto, no D2, é preciso deixa-lo mais consistente, voce poderia ter citado por exemplo o porquê de tal persistência em queimadas no Brasil. Achei brilhante sua introdução e D1.
Gabriel Côrtes
Olá, corrigirei sua redação com muito esmero e humildade.
Obs ¹: Corrigirei com base nas competências do Enem (0,40,80,120,160,200)
Competência 1: 200
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 2: 120
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: 100
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
salinha_
Boa Noite. analisando sua redação pude perceber que você começou muito bem, já que iniciou com uma afirmação e é uma tecnica muito boa, só que em seguida você esqueceu de apresentar sua tese – o que é essencial, e já comecou com dados, o que poderia ser visto somente no D1 ou D2, e também esqueceu de apresentar quais seriam os pontos de argumentação para seu desenvolvimento o que é essencial para envolver o leitor no que voce quer apresentar.
No desenvolvimento 1, você apresentou um dado, ou seguiu o mesmo da introdução, em seguida apresentou um pequeno argumento seguido de exemplo, mas nada impressionante pois voce não deixou sua marca de argumentção, a qual é de suma importância. Siga esse padrão, mas lembre-se de sempre argumentar sobre o dado apresentado, dando exemplos e usando suas palavras para debater sua tese.
D2: Sem marcas de argumentos, poderia dizzer que basicamente sua redação é dividida por causa e consequência, mas nem uma das duas me mostrou o porque ou o que causam essas queimadas e elas persistem tanto no Brasil. É por que temos um vasto território de florestas e pantanais? Com certeza não.
Conclusão: Sua conclusão foi bem indicada no texto, porém, tente usar mais conectivos a fim de facilitar o corretor enxergar os agentes necessários no ultimo paragrafo – “o que, quem, como e para que”, lembre-se sempre desses agentes, mesmo que não sejam na ordem.
Estuda mais sobre conectivos, tenta sempre focar na sua argumentação. O resto você já tira de letra. Beijinhos!
MatheusFerreira777
Olá tudo bem?
Ao analisar a tua redação pude perceber alguns aspectos a serem melhorados, por exemplo, é recomendado que o desenvolvimento seja maior do que a proposta de intervenção ou de um tamanho equivalente contudo engrandece a redação mostrar um maior domínio sobre o assunto. Tua introdução e conclusão acabam amassando o desenvolvimento e fazendo ele sumir. Porém, nestas partes você soube conduzir muito bem.
São pequenos detalhes que devem ser observados, boa sorte!
Kauane
Olá tudo bem?
Ao analisar a tua redação pude perceber alguns aspectos a serem melhorados, por exemplo, é recomendado que o desenvolvimento seja maior do que a proposta de intervenção ou de um tamanho equivalente contudo engrandece a redação mostrar um maior domínio sobre o assunto. Tua introdução e conclusão acabam amassando o desenvolvimento e fazendo ele sumir. Porém, nestas partes você soube conduzir muito bem.
São pequenos detalhes que devem ser observados, boa sorte!