A violência contra as mulheres persiste no Brasil devido à ineficiência do Estado e à cultura machista. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, no período entre 1980 e 2010, houve um aumento de mais de 200% nos casos em que a mulher não sobreviveu. Portanto, para minimizar tais acontecimentos, são necessárias intervenções mais eficientes.
A respeito da ineficiência do Estado, embora as mulheres denunciem a violência que sofreram, o agressor não é devidamente punido, fato que deixa um ponto vulnerável para outros indivíduos cometerem o mesmo crime. Com isso, milhares de mulheres resolvem não denunciar a situação que viveram ou vivem – caso o agressor conviva com a vítima – e assim, continuam sofrendo nas mãos daquele que as machucaram física ou psicologicamente.
Desde tempos remotos, a mulher é vista perante a sociedade de maneira inferior ao homem, sendo, portanto, muitas vezes objetificada para satisfazer os prazeres do homem ou é designada aos afazeres domésticos. Esse pensamento é chamado de machismo, e acarreta em fatores não só psicológicos, mas profissionais também. Nesses casos, é perceptível a diferença salarial entre homens e mulheres, até mesmo quando ambos pertencem ao mesmo ofício.
A fim de minimizar a violência contra as mulheres no Brasil, é dever do Ministério da Educação fornecer para jovens estudantes, de escolas públicas e particulares, conhecimento, através de palestras que evidenciam o problema e as dificuldades que as vítimas enfrentam. Além disso, o Congresso Nacional, juntamente com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, têm a responsabilidade de criar leis mais eficientes que realmente punam os agressores. Dessa forma, o ponto que antes era vulnerável torna-se protegido.
gabrielaa_.
Sou iniciante ainda mas aqui está minha análise
Sua redação está legal, o tema e os fatos colocados foram muito bem utilizados
Como no comentário acima não vi ligações na sua redação, recomendo palavras chaves e sinônimos das palavvras para que ela não fique repetitiva.
Não sou a melhor pessoa para lhe corrigir hahaha mas coloquei pontos que me chamaram atenção com meu conhecimento na redação
Tífany_França
Olá!
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa : 140/200
Competência 2: Compreensão da proposta de redação: 80/200
Competência 3: Seleção e organização das informações: 160/200
Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 180/200
Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direito humanos: 180/200
VitoriaMolina
Sou iniciante então talvez meu comentário não esteja 100% correto.
Sua redação está muito boa, a forma como você aborda o tema e indica dados verídicos.
Em alguns momentos eu senti falta de uma concordância em algumas palavras, o que pode acarretar no desentendimento do texto, em alguns momentos.
Você usou uma grande repetição de palavras também, busque sinônimos que representem melhor o que você quer dizer sem que haja a repetição.
Isso foram coisas que eu percebi, caso discorde, não têm problema nenhum, é apenas meu ponto de vista. Se quiser corrigir minhas redações estarei super aberta a isso.