Iniciante

TEMA: A Objetificação da Mulher

  • 0

A gradual ruptura com o modelo patriarcal começou com a ascensão feminina culminada no século XVIII. A partir desse momento, a mulher veio, gradativamente, ocupando seu espaço em inúmeras áreas da sociedade, sobretudo trabalhistas. Entretanto, como consequência de uma realidade ainda composta por amarras patriarcais e, por conseguinte, machista, muitas mulheres são expostas à cultura da objetivação de seu corpo e imposição de padrões estéticos.

Em primeiro plano, convém ressaltar o papel das mídias digitais como agravantes do cenário. É comum empresas e canais televisores utilizarem o corpo feminino, sobretudo aquele dentro dos padrões estipulados, como um mecanismo publicitário, resumindo a mulher em uma mercadoria. Tal cenário alimenta a cultura machista existente que, por consequência, gera um ciclo de depravação feminina, encarando-as de acordo com sua beleza e não seu papel, algo que afeta diretamente o cotidiano de inúmeras mulheres.

Ademais, vale destacar a ideologia do filósofo Karl Marx, que consiste na exposição midiática apenas o que é de interesse da classe dominadora, visando o lucro. Em analogia com a ótica de Marx e comparação com uma realidade machista, as empresas tendem à expor apenas o lado sexual feminino ditado por imagens estéticas irreais. A exemplo, cita-se a indústria pornográfica, onde a mulher idealizada como “perfeita” é, muitas vezes, violada em prol do prazer masculino, se tornando um mero objeto de exploração sexual.

Expostos os fatos, urge a providências de medidas. Portanto, o Estado deve, atrelado à ONGs com os mesmos interesses, promover uma cartilha de políticas éticas acerca da figura feminina que devem ser seguidas pelas indústrias e indivíduos no geral. Tal medida seria efetivada a partir de campanhas e palestras em instituições influenciadoras, com a escola e promoção de filmes sobre a temática, mediados pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Feito isso, a barreira contra o verdadeiro papel da mulher será quebrada, configurando uma nova realidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oie, Boa noite!
    Sua redação está muito boa! Perceber que vc sabe do assunto, e sua escrita está muito boa, suas citações foram bem colocadas e sua tese. Poderia ter citado algum exemplo de série ou filme no segundo parágrafo, só para aumentar sua argumentação. De resto gostei bastante, parabéns, continue praticando e terá sucesso!

    • 0
  2. Sua introdução está perfeita!
    No se segundo parágrafo poderia ter um repertório socio-cultural explicando o papel da mídia e a cultura machista,podendo citar as letras de funks ou alguns filmes.
    O terceiro parágrafo está perfeito!
    O quarto,precisa apenas do detalhamento de suas ações,podendo citar alguns filmes que irão se tornar também mais um repertório socio-cultural.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.