Iniciante

Tema: A negligência com os idosos no Brasil

  • 0

O filme “Up: Altas Aventuras” é uma animação que mostra a história do personagem Carl, um senhor idoso que vive uma vida triste e solitária porém que encontra alegria com o surgimento de uma amizade inesperada.  Todavia, na realidade, a sociedade e o Estado possuem uma visão pejorativa dos idosos, divergindo ficção da vida real. Isso ocorre devido a negligência de ações públicas a curto e longo prazo e por parte da sociedade, com indivíduos impacientes e ageístas. Dessa forma, é necessário discutir sobre os desafios dos idosos no Brasil e seus reflexos na sociedade.

Antes de tudo, sabe-se que, na antiguidade os idosos eram vistos como fonte de conhecimento, devendo serem respeitados. Na sociedade espartana, analogamente, eram vistos como pessoas que dispõem de experiências e sabedoria. Entretanto, na atualidade, com a falta de políticas públicas adequadas e de ações efetivas do Estado, os idosos têm sofrido maus tratos físicos e psicológicos não só de estranhos, mas também de familiares. Conforme dados do jornal Folha de São Paulo, esses maus tratos cresceram 16% no ano de 2018, e por ausência de proteção dos governantes, essa porcentagem tende a aumentar. Portanto é necessário o país cumprir com seu dever constitucional e proteger essa parte da população.

Além disso, na sociedade não temos pessoas preparadas para lidar com envelhecimento da população. A discriminação e a impaciência por parte dos jovens provoca a diminuição do bem estar dos idosos. Esses fatos podem serem evidenciados no filme “Amour”, em que a protagonista Anne sofre um ataque cardíaco e seu esposo, Georges, contrata uma cuidadora que acaba infantilizando-a, expondo como aquela ação prejudicava ainda mais sua saúde. Por isso é fundamental os mais novos e também profissionais possuírem maior cuidado e atenção, tratando-os com respeito, empatia e sem estigmatização.

Logo, para uma resolução acerca dessa premissa, é necessário o Estado garantir o direito e o bem estar dos idosos conforme o artigo 230 da Constituição que obriga pela lei sua ação concreta, com medidas protetivas e garantia de punição contra os agressores, a fim de maximizar a vida e a saúde dessas pessoas. Cabe também a realização de políticas públicas eficientes, incentivando financeiramente a criação de cursos, especializações e treinamentos na área profissional.  Dessa forma, a sociedade mantém o ageísmo apenas no vocabulário e proporciona bem estar na vida dos mais velhos assim como foi na vida de Carl.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução completa, bem organizada e você fez um ótimo uso do seu repertório.

    D1: Você fez uma ótima comparação entre a antiguidade e a atualidade, no entanto o uso da alusão histórica e de dados estatísticos deixou o texto um pouco expositivo.

    D2: Muito boa, mas você poderia ter falado também sobre como a impaciência que você citou leva muitos familiares de muitos idosos a abandonarem seus idosos em asilos.

    Conclusão: Ótima proposta de intervenção, mas se atente a pontuação.

    • 1
  2. Ótima redação!
    DICA:

    os idosos têm sofrido maus tratos físicos e psicológicos não só de estranhos(TIRE), mas também de familiares

    os idosos têm sofrido maus tratos físicos e psicológicos não só de FAMILIARES, MAS TAMBÉM DE INDIVÍDUOS QUE NÃO FAZER PARTE DO CÍCLO FAMILIAR.

    _____________________________________________________________________________

    • 1
  3. Introdução: ótima introdução, mas aconselho melhorar a organização da estrutura para melhorar o entendimento.

    D1: Muito boa, possui os elementos exigidos e trás uma argumentação bem embasada e completa.

    D2: Ficou mais expositiva do que argumentativa, se atente a isso.

    Conclusão: Excelente, mas assim como na introdução senti falta de organização da estrutura.

    Também teria mais cuidado no uso de palavras muito rebuscadas, algumas podem vir a dificultar a leitura.

    Nota: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.