Tema: A necessidade de organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro

  • 0

Vê-se claramente a ausência de um planejamento no Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS), uma vez que, há uma superlotação nos hospitais e ocorre a falta do devido investimento.
No Brasil, encontra-se um alto nível de desemprego por diversas causas, sendo inviável para as famílias brasileiras pagar um plano de saúde, desta forma recorrem ao SUS. Todavia, o mesmo não possui estrutura suficiente para receber essa grande demanda, ocasionando então uma superlotação no sistema e mais tardar, a mesma traz consigo grandes consequências como: falta de leitos, medicamentos, demora no atendimento e marcação de consultas.
Em 2016, o Conselho  Nacional de Saúde (CNS) relatou que a falta de recursos orçamentários para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde chegou a quase R$17 bilhões, tornando-se visível a falta de investimento que há no SUS, e este afeta não somente a população, mas aos trabalhadores da rede de saúde pública também, de forma que estes são, em geral, mal remunerados, assim tornando frequente as greves.
Em teoria, as instituições devem possuir equipamentos de alta qualidade, medicamentos modernos e instalações limpas e confortáveis. No entanto, na prática percebe-se que não funciona desta forma, pois é relatado nas grandes mídias as situações precárias na qual o SUS se encontra.
Portanto, para que as problemáticas sejam solucionadas, o Tribunal de Contas da União juntamente com o governo devem direcionar o capital para a rede de saúde pública. Desta forma, se essa medida for tomada, a qualidade da saúde brasileira será equivalente á de outros países desenvolvidos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia. Sua redação é muito boa, não sei ao certo para qual vestibular ou se é para o enem que ela foi idealizada mas ela tem pontos bem positivos. entretanto a única coisa que eu realmente me atentaria são os vícios linguísticos, não é que esteja errado mas você utiliza muito alguns termos como: o mesmo e a mesma, desta forma e este. é mais um ponto a se atentar é a generalização, você falou: ” sendo inviável para as famílias brasileiras pagar um plano de saúde”. Eu porém usaria muitas famílias senão da ideia de que é inviável para todas, sem exceção.
    Fora isso, sua redação é muito boa, parabéns.
    Abraços

    • 1
  2. Bom dia ! Olá , tudo bem ?
    Em acordo com as competências requeridas pelo Enem, segue aqui a minha avaliação :
    1-Competência : Você atingiu 80 % da pontuação prevista para a competência 1 , pois houveram pouquíssimos desvios gramaticais e sintáticos na redação .
    2 – Competência: Você atingiu 40 % da pontuação prevista para a competência 1 , pois apesar de objetiva, faltaram elementos alusivos que ilustrassem e contextualizasse com mais elegância a problemática abordada . Ademais , o tema da redação é desenvolvido adequadamente , porém com argumentação previsível , com pouco avanço em relação ao senso comum .
    3 – Competência : Você atingiu 70 % da pontuação prevista para essa competência. O texto apresenta informações e fatos importantes para o desenvolvimento do tema que , apesar de limitados , enriquece mais a argumentação .
    4 – Competência: Você atingiu 50 % da pontuação prevista para a competência 4 . As partes do texto sofrem algumas inadequações e carência no uso de recursos coesivos .
    5 – Competência: Você atingiu 30 % da pontuação prevista para a competência 5 . Você elaborou, de forma insuficiente , a proposta de intervenção, com clareza quanto ao objetivo, porém sem o detalhamento necessário.
    Pontuação final: 540

    • 1
  3. Boa redacao! Contudo, alguns pontos deixam a desejar!
    1° Na introdução você só apresenta o problema, mas não mostra o motivo pelo qual aquilo é um problema que merece atenção. Isso é uma falha grave para um concurseiro uma vez que ele perde pontos diretamente na competência que se refere à estrutura da redação. Dessa forma, eu comerçaria apresentando um dado ou fazem uma comparação entre o ideal e o real, por exemplo: ” A plena funcionalidade do sistema público de saude, de um país, garante que a população carente seja atendida com total eficácia e rapidez nos momentos de necessidade. Entretanto, essa realidade não se configura no Brasil uma vez que.. . .. ” Na minha opinião essa seria uma introdução mais completa, apresentando o tema de modo mais dinâmico.
    2° O desenvovimento ta legal. Porem faltou procurar uma área do conhecimento aplicar. Num momento ainda não tenho nenhuma em mente, mas acho que uma citação resolveria esse problema, desde que fosse bem encaixada.
    3° Uma conclusão deve conter ” O que? “, ” Quem vai realizar” , “por meio de que vai realizar” e pra que vai realizar, ou seja, a finalidade! Nessa redação faltou detalhar mais a possível solução do problema. Então é necessário trabalhar nisso tbm.
    Em nota em daria uns 600

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.