TEMA: A justiça com as próprias mãos no Brasil do século XXI | MODELO ENEM

  • 1

Na idade antiga, o Código de Hamurábi, conjunto de leis presentes na civilização mesopotâmica, deu origem à expressão “olho por olho, dente por dente”, uma vez que visava a proporção justa entre o crime cometido e a punição imposta ao criminoso. Hodiernamente, embora tal conduta não faça parte da legislação brasileira, o conceito de “justiça com as próprias mãos” faz-se presente no cotidiano, contribuindo para a perpetuação da violência e ferindo o direito de defesa dos cidadãos brasileiros.

Em primeiro plano, é pertinente citar a fala do filósofo indígena Ailton Krenak, no documentário “Guerras do Brasil.doc”, que diz que “nós estamos em guerra”. Nesse sentido, sua fala, de extrema importância para a reflexão acerca da violência contra os indígenas, que remonta desde o período colonial, comprova-se com as constantes invasões de grileiros nos territórios ocupados por essa população. Dessa forma, a cobiça e o ilusório direito a uma terra que não é sua, por parte dos invasores, provocam conflitos violentos que acabam em feridos e mortos. Assim, pode-se perceber que, mesmo após cinco séculos desde a chegada dos europeus na colônia, o desvirtuamento do conceito de justiça faz com que a violência se perpetue, mesmo em um Brasil já independente do século XXI.

Ademais, vale destacar que segundo a Constituição Brasileira de 1988, todos os cidadãos têm o direito de defesa. Por isso, ações violentas como o linchamento público, além de serem equivocadas, ferem um direito previamente estabelecido. O julgamento de qualquer indivíduo por seus atos cabe exclusivamente ao Poder Judiciário que deve, de maneira imparcial, definir uma sentença ao réu.

Fica evidente, portanto, a urgência de medidas que combatam esse tipo de conduta no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Justiça classificar o linchamento público como crime, com a finalidade de acabar com episódios violentos e reafirmar o papel do Poder Judiciário como único apto a julgar os cidadãos. Por meio da criação de um projeto de lei que acrescente o linchamento público ao Código Penal, haverá a compreensão de que sujar as mãos em nome da justiça não significa defendê-la, mas sim ir contra ao que ela de fato representa.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii colega, vamos lá
    Introdução
    …civilização mesopotâmica, deu origem à (sem vírgula)
    Muito boa, parabéns!!! Encontrei sua tese
    D1:
    …que diz que “nós estamos em guerra”. (Dois QUE seguidos, substitua outra forma não repetitiva, exemplo: … afirmativa que “nós estamos em guerra”.
    …sua fala, de extrema importância para (sem vírgula)
    Ficou grande em comparação ao D2, tente padronizar a quantidade de linha de ambos
    Você tem melhorado o uso de conectivos
    D2:
    . O julgamento de qualquer (aqui faltou iniciar com um conector de adição)
    Conclusão:
    Boa !!! Contém os 5 elementos e fechamento cíclico, continue escrevendo e aprimorando sempre.

    • 1
  2. HELLO (^_~)/

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese.
    * Usou conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. TODAVIA, CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES ISSO DEIXA O SEU TEXTO NÃO POLUÍDO COM MUITOS DADOS, MAS EU DIRIA QUE FICA CANSATIVO DO LEITOR ENTENDER TODO O SEU PONTO DE VISTA.

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;

    # Competência I :180
    # Competência II :180
    # Competência III: 160
    #Competência IV: 180
    # Competência V: 200

    ABRAÇOS :^)

    • 1
  3. A estrutura está boa, assim como a organização de idéias. Os argumentos e a alusão histórica deixou o texto rico e interessante, porém, tome cuidado com a poluição de informações, tente discorrer com detalhes, mas não abundantemente. A intervenção está boa, mas tente colocar a solução nas mãos de mais de um órgão, isso ajudará na pontuação do domínio.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.