Doutor

Tema: a importância na educação financeira no Brasil 

  • 1

Tema: a importância na educação financeira no Brasil

 

Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à saúde e educação. No entanto, muitos jovens carecem de educação financeira e, assim, são marginalizados. Nesse âmbito, destacam-se a falha nos órgãos de ensino público e privado e uma sociedade consumista como causa e consequência dessa mazela. Portanto, urge que os órgãos governamentais amenizem esse problema.

 

Primeiramente, vale salientar que a falha escolar é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar Durkheim, pensador o qual afirma que a escola é uma instituição importantíssima para estabelecer uma sociedade plena. Nessa veia, observa-se que esse pilar falha quando não colocam uma grade curricular nesses locais voltada para a habilidade de gerência de recursos e investimento. Dessa forma, vê-se que grande parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido.

 

Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à prática de consumo exacerbado, que é algo que deve ser levado em conta. Nessa perspectiva, cumpre mencionar o filme “Até que a sorte nos separe”, o qual retrata uma família que ganhou na loteria, mas fica pobre rapidamente ao não gerir suas finanças e gastar tudo. Nesse prisma, de forma análoga à reprodução cinematográfica, diversas famílias brasileiras vêm-se no objetivo de gastar o que ganham devido às propagandas que levam à prática do consumo. Portanto, as redes sociais, ao estarem coibindo com essa prática, problematiza a economia do país onde a maioria da população não possui um ensino de boa qualidade nesse quesito.

 

 

Depreende-de, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Dessarte, cabe às escolas o estabelecimento de uma aprendizagem ampla e eficaz no sentido de gerência econômica por meio da implementação de matérias como “administração”, “direitos do consumidor”, medidas estas que serão votadas no senado e aprovadas por intermédio de votos. Além disso, terá a finalidade de fazer com que os futuros habitantes da nação saibam gerir seus negócios, não sendo influenciados pela mídia e à prática de juros abusivos. Logo, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma preservação no direito abordado pela Magna Carta.

Compartilhar

5 Correções

  1. introdução: começou com uma alusao a constituicao que eh um bom gancho + utilizou um conectivo adequado pra apresentar a tese, que alias esta solida e clara + roteirizou os dois paragrafos. ate ai tudo ok.

    Argumentos: tem uma estrutura, mas estao em algumas partes truncados, mas com bom uso de conectivos. EM GERAL acho que precisa de refinamento. ve se vc acha pertinente a forma que eu reescrevi/ fiz a mesma coisa com o segundo paragrafo

    Argumento 1:
    Primeiramente, é valido citar Durkheim, pensador que traz a ideia da escola como uma instituição importantíssima para estabelecimento de uma sociedade plena. Entretanto, no Brasil, observa-se que esse pilar educativo apresenta deficiencias, sobretudo no contexto da educação financeira, visto que não se desenvolvem temas como administração de recursos e investimento na grade curricular dos jovens. O que ocasiona marginalização de grande parte da população pelo individamento causado pela falta de informaçõs sobre o bom gerenciamento da renda.

    Argumento 2:
    Ademais, há de se analisar as práticas de consumo descontrolado, que são realidade no país. Nessa perspectiva, vale a menção ao filme “Até que a sorte nos separe”, o qual retrata uma família que ganhou na loteria, mas fica empobrecida rapidamente ao não saber gerir suas finanças e gastar tudo. De forma análoga, diversas famílias brasileiras acabam por despende toda sua renda, sem pensar em poupanças ou reservas, devido a propagandas que levam à prática do consumo desenfreado. Nesse sentido, a sociedade baseada em princípios capitalistas de consumo ating negativamente, sobretudo, as populações mais carentes de habilidades e conhecimentos de gerenciamento financeiro.

    Conclusao:nao achei que ficou legal como vc iniciou essa conclusao. mais uma vez, acho que tem melhores formas de vc exprimir seu pensamento e deixar mais versatil e menos truncada.

    Portanto, é nítida a necessidade do aprimoramento da educação financeira no Brasil.Para solucionar esse entrave cabe às escolas o estabelecimento de currículos com aprendizagem ampla e eficaz no sentido de gerência econômica por meio da implementação de matérias como “administração da renda” e “direitos do consumidor”. Seguramente, essa medida trará impactos positivos na forma que os futuros habitantes da nação irão gerir seus negócios e também na diminuição da influencia pela mídia empresarial no consumo desenfreado.Sendo essa proposta contemplada, certamente, poderá haver uma efetivação no direito abordado pela Magna Carta.

    um abaço, depois me diz se gostou da correção e se puder da uma olhada na redação que eu fiz tb :))

    • 2
  2. Nesse primeiro ponto da introdução achei muito interessante, mas acho que faltou uma implementação na questão de relacionar a falta da educação financeira com a questão da marginalização, até porque o nome leva uma ambiguidade social, e isso não é muito do português, mas leva muito para as questões sociais.

    Significado de marginalizado (dic.)

    Novamente no segundo parágrafo vejo a justificativa de dívidas a partir da falta d educação financeira, mas devemos alinhar essas questões a falta de estrutura do estado, e a consequência da má distribuição de renda no Brasil. Acredito que a principal causa de grandes dividas seriam enormes fatores, então devemos rever.

    • 2
  3. Olá, Samir! Irei me atrever a “corrigir” um texto seu. Acredito que acompanhando seus textos aprenderei muito com você.
    Bora lá!

    “Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à saúde e educação. No entanto, muitos jovens carecem de educação financeira e, assim, são marginalizados. Nesse âmbito, destacam-se a falha nos órgãos de ensino público e privado e uma sociedade consumista como causa e consequência dessa mazela. Portanto, urge que os órgãos governamentais amenizem esse problema”.

    1) poderia ter “esticado” um pouco mais o repertório, pois para quem lê fica a pergunta: educação financeira? (com relação ao exposto na CF)
    2) sabemos que a conjunção aditiva “e” pode ser repetida ao invés da vírgula, mas na argumentação não julgo correto

    “Primeiramente, vale salientar que a falha escolar é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar Durkheim, pensador o qual afirma que a escola é uma instituição importantíssima para estabelecer uma sociedade plena. Nessa veia, observa-se que esse pilar falha quando não colocam uma grade curricular nesses locais voltada para a habilidade de gerência de recursos e investimento. Dessa forma, vê-se que grande parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido”.

    1) “…para analisar-se…” poderia ser trocado por “para ser analisada”, visto que o -se está escrito no sentido da falha se auto analisar.
    2) “…parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido…” aqui caberia um aposto na parte que diz “…uma vez que os juros das compras, mais o valor inicial delas, ultrapassa…” perceba que dá pra ter sentido sem essa informação.

    Nota: 960 <<<

    *Tua habilidade de escrita é incrível. Parabéns!
    Tua nota mil chega já… é só aguardar.😉

    • 1
  4. “Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à saúde e educação. No entanto, muitos jovens carecem de educação financeira e, assim, são marginalizados. Nesse âmbito, destacam-se a falha nos órgãos de ensino público e privado e uma sociedade consumista como causa e consequência dessa mazela. Portanto, urge que os órgãos governamentais amenizem esse problema”.

    1) poderia ter “esticado” um pouco mais o repertório, pois para quem lê fica a pergunta: educação financeira? (com relação ao exposto na CF)
    2) sabemos que a conjunção aditiva “e” pode ser repetida ao invés da vírgula, mas na argumentação não julgo correto

    “Primeiramente, vale salientar que a falha escolar é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar Durkheim, pensador o qual afirma que a escola é uma instituição importantíssima para estabelecer uma sociedade plena. Nessa veia, observa-se que esse pilar falha quando não colocam uma grade curricular nesses locais voltada para a habilidade de gerência de recursos e investimento. Dessa forma, vê-se que grande parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido”.

    1) “…para analisar-se…” poderia ser trocado por “para ser analisada”, visto que o -se está escrito no sentido da falha se auto analisar.
    2) “…parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido…” aqui caberia um aposto na parte que diz “…uma vez que os juros das compras, mais o valor inicial delas, ultrapassa…” perceba que dá pra ter sentido sem essa informação.

    Nota: 960 <<<

    • 0
  5. “Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à saúde e educação. No entanto, muitos jovens carecem de educação financeira e, assim, são marginalizados. Nesse âmbito, destacam-se a falha nos órgãos de ensino público e privado e uma sociedade consumista como causa e consequência dessa mazela. Portanto, urge que os órgãos governamentais amenizem esse problema”.

    1) poderia ter “esticado” um pouco mais o repertório, pois para quem lê fica a pergunta: educação financeira? (com relação ao exposto na CF)
    2) sabemos que a conjunção aditiva “e” pode ser repetida ao invés da vírgula, mas na argumentação não julgo correto

    “Primeiramente, vale salientar que a falha escolar é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar Durkheim, pensador o qual afirma que a escola é uma instituição importantíssima para estabelecer uma sociedade plena. Nessa veia, observa-se que esse pilar falha quando não colocam uma grade curricular nesses locais voltada para a habilidade de gerência de recursos e investimento. Dessa forma, vê-se que grande parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido”.

    1) “…para analisar-se…” poderia ser trocado por “para ser analisada”, visto que o -se está escrito no sentido da falha se auto analisar.
    2) “…parte da população fica marginalizada e com altas dívidas, uma vez que os juros das compras mais o valor inicial delas ultrapassa o seu salário líquido…” aqui caberia um aposto na parte que diz “…uma vez que os juros das compras, mais o valor inicial delas, ultrapassa…” perceba que dá pra ter sentido sem essa informação.

    Nota: 960 <<<

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.