Mestre

Tema: A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas brasileiras.

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         Prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2020, a educação financeira é direito de todos os alunos do ensino infantil e fundamental. Contudo, o Brasil tem encontrado dificuldades para oferta de tais ensinamentos nas escolas. Em virtude, tanto da falta de formação específica ao tema dos professores normalistas, quanto da ausência de uma política educacional financeira do Estado para toda sociedade.

        Primeiramente, cabe ressaltar que os professores brasileiros agregaram inúmeras funções e, não só ensinam o conteúdo didático, corrigem exercícios, elaboram provas, mais escutam e aconselham seus alunos com problemas pessoais. Além disso, os professores têm a nova atribuição de ensinar práticas financeiras aos alunos. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, em 2008, 82% dos consumidores brasileiros não estavam cientes da taxa de juros ao fazer empréstimos e atrasam o pagamento de suas parcelas por falta de planejamento. Embora a necessidade de aprendizagem seja real, falta quem ensine.

        Ademais, Paulo Freire, filósofo brasileiro, foi o percursor da metodologia participava, incentivava que a escola é local para pais e professores educarem seus filhos. Dessa maneira, a educação financeira dos jovens será obrigação social não apenas do docente. Entretanto, nota-se uma carência formativa dos pais com relação às práticas monetárias, fruto da abstenção de conhecimento econômico. Haja vista, que o Governo não promove ensinamentos no que tange ao assunto. Logo, tal didática participativa fica ausente, aumentando à problemática.

        Portanto, garantir que o Brasil oferte uma boa educação financeira compete ao Governo, com a elaboração de cursos formativos para professores normalistas e a criação de vídeos educacionais, acessíveis a toda sociedade. Essas ações devem ser realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), que por meio de seu site oferecerá um curso específico aos professores, ainda usará as redes sociais para divulgar vídeos instrutivos.  Espera-se, com, isso que o currículo escolar seja cumprido, e ainda uma mudança comportamental financeira dos adultos.

*Peço que pontuem segundo as competências do ENEM.

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5 Correções

  1. Olá, gostei bastante de sua redação, você compreendeu o tema e soube o expor imparcialidade, objetividade e repertório. Entretanto, em alguns momentos ocorreu um excesso de vírgulas, senti falta de maior variedade de conectivos. Ademais, os erros citados são de fáceis correções e creio que está bem próximo da tão almejada nota mil.
    Competências e suas respectivas pontuações:
    *Competência I: 180
    *Competência II: 200
    *Competência III: 180
    *Competência IV: 200
    *Competência V: 190
    -TOTAL: 950.
    Beijos e queijos, boa sorte S2

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  2. Olá, boa tarde. Tudo bem?
    A sua redação está ótima! Apresenta, apenas, pouquíssimos desvios gramaticais. Porém, senti falta de algumas palavras que unissem algumas orações, conectivos e preposições, por exemplo. Apesar disso, percebe-se que você compreendeu bem o tema, argumentou, problematizou bem, além de apresentar uma proposta de intervenção aplicável, e que respeita os Direitos Humanos. Apresentou seu ponto de vista sendo imparcial. Sua introdução está incrível. A conclusão também, mas acho que ela poderia ser mais detalhada. Parabéns!
    NOTA:
    Competência I: 160
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 160
    Competência V: 180
    Nota total: 900
    Tá bem próximo do 1000 hein? Boa sorte!

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  3. Eai tudo bem? Vamo lá!
    Primeiramente sua redação está muito boa, atentendo todos os padrões exigidos.
    Agora vou falar algumas coisas que vão ajudar vc bastante: Sua primeira tese ficou boa, porém faltou desenvolver um pouco sobre o assunto abordado (apesar de ter debatido, vc só falou que o quadro deveria mudar, isso caí no senso comum)
    Outro ponto: existem algumas vírgulas desnecessárias (nada que tire pontos)
    Último ponto: Na conclusão foi excelente, eu sugiro que use mais palavras como(“deve promover” e “por intermédio”)
    1° Tema: 200
    2° Norma culta: 200
    3: argumentação: 160(em virtude do primeiro parágrafo)
    4° coesão e coerência: 180
    5° conclusão: 200
    Nota: 940
    _ parabéns e vamos em busca do mil em kkk

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  4. Olá, sua redação está excelente, todos os parágrafos bem conectados, contendo informações que sustentem e dão propriedade aos argumentos.
    A introdução cumpre seu papel, contextualizando e apresentando a tese.
    A conclusão está coerente e a proposta de intervenção bem encaixada e praticamente não há erros de escrita.
    Parabéns!
    C1- 180
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 -180
    Total 960

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  5. Olá!
    Tudo bem?
    Sua introdução ficou impecável, soube fazer uma tese que surgissem assuntos importantíssimo para argumentação de seus desenvolvimentos…
    Nos parágrafos do desenvolvimento, foram explicados como deveriam ser. Gostei não achei erro…
    Já em sua conclusão você arrazou nao errou nada fez conforme pede o Enem…
    Parabéns!
    Sucesso para você.
    Nao sou especialista nem corretor profissional de redação mais voce merece:
    I– 180
    II – 200
    III – 200
    IV – 200
    V – 200
    Nota: 980

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