A atitude cívica e patriótica, admirada por bastante tempo, acabou prejudicada, sobretudo a partir da Modernidade, em razão do fanatismo e da polarização ideológica em torno do tema. No entanto, o patriotismo está intrinsecamente relacionado a valores que se deixados de lado ou adulterados podem prejudicar o desenvolvimento material e social de uma nação.
Em primeira análise, é necessário ressaltar o real sentido do patriotismo, que consiste no desejo racional de contribuir, da melhor forma possível, com o seu país. Isso, porém, não condiz com o que é propagado por ideologias, que distorcem a concepção a fim de terem seus interesses atendidos. Por exemplo, hoje em dia, tornou-se comum associar o patriota ao fanatismo, tal como se percebe na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.
Por conseguinte, cabe destacar a importância da solidariedade para uma nação, tendo em vista que, diferentemente do que propunham alguns filósofos contratualistas, nem sempre a força da lei é suficiente para a garantia do bom convívio social. Por isso, o verdadeiro amor à pátria é justo, pois incorre necessariamente em empatia com seus conterrâneos, de tal modo que se efetive a cooperação moral e também material.
Além do mais, o desenvolvimento econômico de um país depende, em grande medida, da honestidade e do interesse coletivo dos cidadãos. Portanto, o patriotismo, se incentivado corretamente, proporciona aos indivíduos uma adequada reflexão sobre os deveres cívicos e, consequentemente, possibilita uma ação mais consciente.
Desse modo, urge ao Estado, sobretudo junto às autoridades educacionais do país, desenvolver, por meio de campanhas publicitárias nas escolas e nas mídias sociais, a conscientização apartidária sobre a importância do patriotismo, a fim de esclarecer o sentido e as implicações do mesmo na vida social.
Thamirysbds
Parabéns!!! Seu texto está muito bom, não teve erros graves de gramática, só tome cuidado com o excesso de vírgulas. Muito boa a escolha de palavras e conectivos, o texto está esteticamente bonito. Na introdução, você detalhou muito bem a tese e esqueceu de dar clareza a problemática. Poderia também dar mais detalhes sobre o livro, assim você estaria reforçando a sua ideia através da obra do Barreto. Procure detalhar e enriquecer mais a sua conclusão, pode fazer isso utilizando mais de um agente ou até mesmo retomando à introdução! Mas, em geral, o texto está ótimo, você escreve muito bem! Nota: 840. Bjs!
anaflaviam620
Olá, gostei da sua redação, mas acho que você deveria colocar na introdução as duas teses de uma forma mais clara, para que o texto seja mais compreensível.
No segundo parágrafo foi bom sua abordagem da obra, porém acho que deveria ter explicado mais sobre o que é falado no livro (algum episódio que acontece e te leva a pensar que o patriotismo é associado com o patriotismo).
Gostei da sua conclusão, parabéns pela redação!